Cepea aponta avanço na colheita de café, mas rendimento é baixo

Publicados

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), mostram que a colheita de café da safra 2024/25 está progredindo rapidamente, superando o ritmo da temporada anterior. Mas, apesar do avanço, o rendimento das lavouras está aquém do esperado para uma safra de bienalidade positiva.

Agentes consultados pelo Cepea relatam que os grãos apresentados para classificação e prova têm mostrado um baixo percentual de peneiras (17/18). Este fator pode dificultar o cumprimento dos contratos já estabelecidos, pois limita a formação de lotes adequados.

Por outro lado, os pesquisadores do Cepea observam que o clima seco tem beneficiado a colheita. A baixa umidade acelera a secagem dos grãos, reduzindo a necessidade de uso de secadores e, potencialmente, resultando em uma melhor qualidade da bebida.

Apesar dos desafios na qualidade dos grãos, o andamento da colheita é considerado satisfatório. A condição climática favorável permite que os trabalhos nos talhões e terreiros continuem sem interrupções, contribuindo para a eficiência do processo.

Leia Também:  Produtores com lavouras irrigadas podem acionar seguro agrícola diante da estiagem

,

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Cooperativa Vinícola Garibaldi Conclui Safra 2025 com Mais de 28 Milhões de Quilos de Uva

Publicados

em

A Cooperativa Vinícola Garibaldi concluiu o recebimento da safra de uvas de 2025, totalizando 28,2 milhões de quilos entregues por seus 470 cooperados. Este resultado marca a normalização da produção, especialmente após a quebra de 35% observada na safra de 2024. Além do volume expressivo, a qualidade das uvas também se destacou, consolidando ainda mais a posição da cooperativa como uma das principais no setor vitivinícola nacional.

A safra deste ano foi beneficiada por condições climáticas favoráveis, o que resultou em uvas com um excelente padrão de maturidade e sanidade. O enólogo Ricardo Morari afirma: “Foi uma safra de excelente qualidade, desde as variedades precoces até as últimas”. As condições climáticas, caracterizadas por pouca chuva e noites de temperatura baixa, proporcionaram uma boa amplitude térmica, o que favoreceu a maturação lenta das uvas, especialmente das variedades brancas, utilizadas na produção de espumantes. Este processo preservou a acidez e o frescor da fruta. Já as variedades tintas se beneficiaram do tempo seco e das temperaturas mais altas, que promoveram a maturação tanto dos açúcares quanto a maturação fenólica, fundamentais para a elaboração de vinhos e espumantes de alta qualidade.

Leia Também:  Preço do Etanol em Alta no Mercado Paulista Impulsionado pela Demanda e Expectativa de Mudança no ICMS

Outro ponto relevante da safra de 2025 foi a antecipação da colheita, que ocorreu cerca de 10 a 15 dias antes do período habitual. As condições climáticas favoreceram a concentração da maturação das uvas em um intervalo mais curto, o que exigiu uma colheita acelerada. “Foi uma vindima bastante desafiadora, exigindo que se colhessem grandes volumes de uva em pouco tempo”, comenta Morari.

Safra em Números

Na safra de 2025, 38% das uvas entregues pelos cooperados foram destinadas à produção de espumantes, 5% para vinhos e 57% para sucos e vinhos de mesa. Do total recebido, 48% foram uvas brancas e 52% tintas. Nos 1,2 mil hectares cultivados pelos cooperados da cooperativa, predominam as variedades Isabel, Moscato e Prosecco, que, somadas, representaram 46% do total de uvas recebidas. Outras variedades, como Trebbiano e Chardonnay, também tiveram uma presença significativa. Ao todo, a cooperativa recebeu uvas de 64 castas diferentes.

Além das variedades tradicionais, a Cooperativa Vinícola Garibaldi vem se destacando por seu pioneirismo no trabalho com uvas menos convencionais e até exóticas, com foco em microvinificações. Na safra de 2025, as variedades Irsai Oliver e Ribuele, que foram testadas nos vinhedos experimentais da cooperativa, estrearam em escala industrial, ampliando ainda mais o portfólio da cooperativa.

Leia Também:  Produtores com lavouras irrigadas podem acionar seguro agrícola diante da estiagem

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA