Segurança

Contratação de transporte escolar requer cuidados

É indispensável saber as condições do veículo e como o transportador se comporta no trânsito e no cuidado com as crianças.

Publicados

Contratação de transporte escolar requer cuidados.

Com a preparação dos pais para a renovação de contratos escolares, a preocupação com a segurança dos filhos aumenta, especialmente ao optar pelo transporte escolar. Garantir que essa escolha seja segura e confiável é primordial. Algumas ações podem ajudar nesse momento, principalmente, com relação àquelas que são garantia de cumprimento da legislação.

Luiz Gustavo Campos, especialista em trânsito e diretor da Perkons, recomenta que antes de tomar uma decisão, pais, mães ou responsáveis pesquisem sobre os prestadores de serviços de transporte escolar na região. “Peça referências a outros pais, verifique avaliações online e busque informações sobre a reputação da empresa ou do condutor autônomo. Além disso, é importante se certificar de que o transporte escolar escolhido está devidamente cadastrado e licenciado pelos órgãos competentes. Isso inclui a verificação da validade da CNH do motorista, vistoria do veículo e a existência de um seguro específico para transporte de estudantes”, comenta.

É recomendado, também, agendar uma entrevista com o condutor responsável pelo transporte, para saber mais sobre sua experiência, histórico de acidentes, horários de trabalho e procedimentos em casos de emergência, e assim garantir que o condutor tenha conhecimento das normas de trânsito específicas para transporte escolar. Certifique-se de que o condutor está treinado para lidar com emergências, como evacuação rápida do veículo e primeiros socorros básicos.

Leia Também:  PF cumpre cinco mandados de prisão por tráfico de drogas

O que fazer antes de contratar

Detran ES orienta que antes de contratar recomendável ideal é visitar e inspecionar o veículo que transportará o estudante, se certificando de que está em boas condições mecânicas, com cintos de segurança em todas as poltronas e demais itens de segurança obrigatórios. Todo condutor de veículo escolar deve ter a habilitação na categoria “D” e estar devidamente cadastrado no órgão de trânsito. Além disso, a cada seis meses todos os motoristas relacionados têm o histórico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) inspecionado, e aqueles que forem reincidentes em uma infração de trânsito média, ou cometerem uma infração grave ou gravíssima dentro deste período, ficarão impedidos de exercer a atividade por um ano.

Atualmente algumas empresas de transporte escolar possuem um sistema de rastreamento para que os pais possam acompanhar o trajeto em tempo real, para que fiquem a par de qualquer imprevisto ou alteração na rotina. Verifique se todos esses detalhes estão no contrato formal, que especifica as condições do serviço, incluindo horários, trajeto, valores e políticas de cancelamento. Isso proporciona uma base legal em caso de eventualidade.

Leia Também:  Rio: famílias afetadas por chuvas na Baixada recebem ajuda humanitária

Mantenha contato com outros usuários

Outra “dica de ouro” é criar uma rede de pais que utilizam o mesmo serviço. Estabeleça uma comunidade; isso possibilita a troca de informações, experiências e a criação de uma rede de apoio. “Ao seguir essas dicas, os pais contribuem significativamente para a segurança e bem-estar de seus filhos durante o trajeto escolar. A prevenção e a diligência são fundamentais para garantir uma volta às aulas tranquila e segura”, enfatiza Campos.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

PRF alerta sobre golpes envolvendo falsas multas de trânsito

Órgão informa que não envia notificações de multas por e-mail.

Publicados

em

PRF alerta sobre golpes envolvendo falsas multas de trânsito.

A Polícia Rodoviária Federal alerta para um golpe que circula na internet: criminosos enviam e-mails com supostas multas de trânsito e direcionam motoristas para boletos falsos.

A PRF reforça que não envia notificações de multas por e-mail.

As autuações verdadeiras são comunicadas pelos Correios, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou publicadas no Diário Oficial da União.

Caso receba esse tipo de e-mail, a orientação é não clicar em links nem escanear QR Codes.

A consulta oficial de infrações deve ser feita no site da PRF, no campo ‘Nada Consta’, ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mostra cultural mais ampla do mundo chega ao Brasil pela primeira vez
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA