Grupo Vida Seca apresenta álbum ‘ProvocaSom’ para celebrar 20 anos de carreira

Publicados

O grupo Vida Seca lança o álbum musical ProvocaSom, nesta sexta-feira (07/02), às 20 horas, no Teatro Sesc Centro, em Goiânia, com entrada gratuita. A produção integra o projeto ProvocaSom 2024, realizado com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, mecanismo de fomento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O show marca o aniversário de duas décadas de carreira do grupo, um dos pioneiros em Goiás na pesquisa e criação de instrumentos musicais a partir de materiais descartados e alternativos, integrado pelos músicos Ricardo Roqueto, Danilo Rosolem, Igor Zargov e Thiago Verano.

ProvocaSom

O ProvocaSom, quarto álbum do Vida Seca, traz as raízes da musicalidade brasileira de maneira diversificada. Estão presentes, por exemplo, a influência da música afro-latina e o experimentalismo, que envolve eletroacústica, eletrônica e sons do ambiente urbano e natural. Ricardo Roqueto enfatiza também a importância do mestre Márcio Vieira na produção.

“Não por acaso, este trabalho é um desdobramento do primeiro ProvocaSom, um projeto de manutenção e desenvolvimento da pesquisa do grupo Vida Seca que envolvia uma residência com o Márcio Vieira, em Pirenópolis”, comparou Roqueto.

A oficina resultou na produção dos instrumentos musicais microtonais Comarimba e Microxilo. Também foi usado na gravação do novo disco o Us Latão, um instrumento de Vieira dado como presente ao grupo.

Leia Também:  Goiás Por Elas entrega cartões em Aruanã e Mozarlândia

Este álbum é o primeiro dos músicos a contar com a participação de convidados. Os nomes incluem Mestre Alemão, do projeto Coró de Pau; Ronan Gil; Sarah Brabo-Durand; e Anelis Assumpção. A cantora gravou com o grupo uma versão da canção Movido a água, de autoria de seu pai, Itamar Assumpção, e Luiz Galvão, lançada originalmente em 1983.

“O processo de composição como sempre foi coletivo, com todos trazendo suas ideias e as desenvolvendo em conjunto e também com total abertura para as ideias trazidas pelos convidados”, comenta Roqueto.

Grupo Vida Seca

O grupo Vida Seca desenvolve, desde 2004, um trabalho que pesquisa e cria instrumentos com materiais descartados e alternativos. Latas de tinta, de óleo lubrificante e pedaços de calha para fiação elétrica se tornam uma bateria, ou melhor, uma sucateria. Teclas de porcelanato se tornam uma marimba, ou um porcelanotofone. Mangueiras e funis se transformam em um instrumento de sopro.

Trata-se de uma longa trajetória de pesquisa em luthieria contemporânea em que o grupo construiu e criou diversos instrumentos, partindo de ideias originais ou de pesquisas de trabalhos já existentes, montando um acervo instrumental único no estado.

Leia Também:  Governo de Goiás custeia viagens de mais de 40 mil atletas em 2022

Este trabalho resultou num acervo instrumental diferenciado e de sonoridade particular, com o qual criou um repertório de música autoral influenciada por musicalidades experimentais e populares.

Serviço

Lançamento do álbum ProvocaSom, com Vida Seca
Data: Sexta-feira (7/2/2025)
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Centro
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/grupovidaseca/

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governo lança Programa Goiás Feito à Mão 2025

Publicados

em

O Programa Goiás Feito à Mão 2025, uma iniciativa do Goiás Social, foi lançado nesta terça-feira (04/02), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O trabalho, conduzido pela Secretaria de Estado da Retomada, busca ampliar as oportunidades de mercado para os artesãos locais, promovendo a cultura e a economia criativa do estado.

Durante o evento, também foram premiados os vencedores do concurso Natal do Bem 2024, que destacou a criatividade e a tradição dos artistas goianos.

O secretário-executivo de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, falou do Goiás Feito à Mão, lembrando quando surgiu a ideia de mapear os artesãos goianos.

“Ainda no começo do governo, a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, definiu que iria sair de Goiânia para conhecer as cidades e as potencialidades dos municípios goianos. Em Mineiros, quando visitamos a casa de um artesão, ela ficou encantada e disse sobre a necessidade de mapear e garantir que os artesãos goianos tivessem seus trabalhos vistos e valorizados”, relatou.

O evento reuniu autoridades, artesãos e representantes de diversas instituições envolvidas na valorização do setor artesanal no estado. O secretário da Retomada, César Moura, destacou a importância do programa para a preservação das tradições goianas.

“Nós não medimos esforços para apoiar e incentivar o artesanato goiano. Por isso o Programa Goiás Feito à Mão vem para incrementar nossas ações, como uma estratégia fundamental para fortalecer a identidade cultural do estado, garantindo visibilidade, apoio e novas oportunidades para os artesãos goianos em 2025″, afirmou.

O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada.

“Todo o trabalho de apoio, fomento e desenvolvimento que tem sido realizado pelo Governo de Goiás em prol do artesão goiano, especialmente por meio do grande programa Goiás Feito à Mão, que celebra a grande união de esforços, nós realmente identificamos uma grande oportunidade para o Sebrae de apoio, de articulação institucional e, acima de tudo, de fomento ao empreendedorismo e ao negócio”, destacou.

Premiação do Natal do Bem 2024

O evento também marcou a entrega da premiação do concurso Natal do Bem 2024, que homenageia artistas cujos trabalhos foram escolhidos por votação popular. Os vencedores, de diferentes municípios, como Goiânia, Anápolis, Itapuranga, Trindade e Novo Gama, receberam prêmios em dinheiro, como forma de reconhecimento ao talento e dedicação ao artesanato goiano.

Leia Também:  PM empurra advogada dentro de DP em Rio Verde; Assista

Goiás Feito à Mão para 2025

Durante a cerimônia, o secretário César Moura apresentou o calendário oficial de eventos do Goiás Feito à Mão para 2025, que inclui participações em feiras estaduais, nacionais e internacionais.

Eventos estaduais:

  • Goiás Feito à Mão Oscar Niemeyer — Goiânia: 29 e 30 de março / 16 e 17 de agosto
  • Goiás Feito à Mão Cidade de Goiás (Fica): 10 a 15 de junho
  • Encontro dos Artesãos Olhos d’Água — Alexânia: data a definir
  • Goiás Feito à Mão — Chapadão do Céu: data a definir
  • Goiás Feito à Mão — Rio Verde: data a definir
  • Goiás Feito à Mão Pirenópolis (Canto da Primavera): 9 a 14 de setembro
  • Feira Regional — Centro de Convenções de Anápolis: 18 a 21 de outubro
  • Feira do Entorno — Novo Gama: data a definir
  • Expo Joias — Pirenópolis: data a definir

Eventos nacionais:

  • FENABA — Salvador (BA): 24 a 27 de abril
  • FENEARTE — Recife (PE): 9 a 20 de julho
  • Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — São Paulo (SP): 21 a 25 de maio
  • FENACCE — Fortaleza (CE): 9 a 14 de setembro
  • Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — Brasília (DF): 15 a 19 de novembro
  • Feira Nacional do Artesanato — Belo Horizonte (MG): 3 a 7 de dezembro
Leia Também:  Goiás tem alta recorde no valor da produção agrícola em 2021

Eventos internacionais:

  • Feira Internacional do Artesanato (FIA) — Lisboa, Portugal: 28 de junho a 6 de julho
  • ExpoArtesanías — Bogotá, Colômbia: 2 a 15 de dezembro

Goiânia recebe mais uma edição da Goiás Feito à Mão

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA