Projeto voltado à redução da distorção idade/ano escolar forma professores para 2025

Publicados

Cerca de 250 professores, coordenadores, supervisores e gestores da rede estadual de Goiás participaram, em janeiro, de formações on-line sobre o Projeto Aprender para Avançar (APA), iniciativa que visa reduzir a distorção idade/ano escolar.

Durante o encontro, foram apresentados os conteúdos dos materiais de reforço escolar, a plataforma digital Eureka Digital, além de discutidas estratégias pedagógicas voltadas para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Distorção idade/ano escolar

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a etapa educacional mais sensível é a dos anos finais do ensino fundamental, em que 17% dos estudantes estavam com atraso escolar de dois ou mais anos, em 2023.

Em Goiás, o índice é mais baixo, 12,9%, e o objetivo do APA é reduzir ainda mais esse número.

“Corrigir o fluxo escolar é essencial para garantir que os estudantes permaneçam na escola e tenham seu direito de aprender assegurado”, destaca a Gerente de Ensino Fundamental anos finais, Carolina Gonçalves.

Coleção Aprender

Como parte do projeto, o Governo de Goiás distribuiu 4.800 livros de reforço escolar aos estudantes. Desenvolvidos pelo Grupo Eureka, esses materiais foram criados com uma abordagem educacional focada no desenvolvimento de habilidades e competências, enfatizando a integração entre competências socioemocionais e cognitivas que abrangem todas as áreas do conhecimento.

Leia Também:  Goiás bate recorde com mais de 4 mil novas empresas abertas em janeiro

Além disso, os estudantes e professores já têm acesso a uma plataforma digital, que complementa os livros e oferece uma experiência de ensino mais rica. A plataforma Eureka Digital disponibiliza diversas possibilidades de aprofundamento e acesso a conteúdos multimídia.

A coleção Aprender, adotada nesse projeto, busca preencher as lacunas de aprendizagem dos estudantes, deixadas pelos diferentes contextos dos estudantes, como por exemplo, a pandemia.

“O objetivo é manter os alunos engajados e incentivá-los a continuar sua trajetória escolar. O material mescla estratégias como sugestões de filmes, vídeos, músicas, atividades práticas e desafios que estimulam o desenvolvimento de habilidades e a resolução de problemas. É um convite para que o estudante se torne protagonista da sua jornada de conhecimento”, explica Mario Matsukura Junior, editor-executivo do Grupo Eureka.

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Agehab capacita novos municípios para o Aluguel Social

Publicados

em

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) realizou, nesta quarta-feira (05/02), capacitação com cinco municípios para passar orientações sobre procedimentos de inscrições ao programa Aluguel Social.

Participaram representantes de prefeituras de Carmo do Rio Verde, Firminópolis, Lago Santa, Palestina de Goiás e Piracanjuba. Segundo o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o programa está em constante expansão.

“Trabalhamos para alcançar o maior número de municípios, atendendo a todos que precisam dessa ajuda com aluguel”, ressalta Baldy.

Aplicativo do Aluguel Social

Segundo o gerente do Aluguel Social, Fernando Veloso, uma das novidades do programa é que agora o beneficiário deve baixar um aplicativo do celular para fazer a inscrição.

“Por meio do aplicativo Aluguel Social – Agehab, a Agência se comunica com o interessado, informando quais documentos estão faltando, quando ele deve enviar o contrato de aluguel  e o momento de fazer a prestação de contas, por exemplo”, cita Fernando.

Segundo ele, esses encontros com os representantes das prefeituras são fundamentais para chegar às pessoas mais vulneráveis dos municípios.

Leia Também:  CRV Industrial e Usina Uruaçu celebram o início da safra 2021

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA