MEsp e governo do Maranhão firmam parceria para retomada de obras no Complexo do Canhoteiro
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/171ca050ae9390a292013bc2ed56671f.jpeg)
Ministério do Esporte e Governo do Maranhão firmam parceria para retomada de obras no Complexo do Canhoteiro
A retomada dos trabalhos de infraestrutura no local é aguardada há 10 anos
O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve nesta quinta-feira (6/2) no Centro Aquático do Complexo Esportivo do Canhoteiro, em São Luís, para fazer uma visita técnica e assinar termo de retomada de obras no local. A reforma e a ampliação do espaço integram parceria entre a pasta e o governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer estadual. Há 10 anos a população espera pela retomada dos trabalhos de infraestrutura.
O equipamento é a única piscina olímpica pública do Maranhão. “Graças a essa parceria entre o Governo Federal e o governo do estado, e a uma exigência do governo Lula, para que todas as obras paradas sejam entregues à população, viemos aqui fazer essa parceria, de R$ 17 milhões, para entregar um parque aquático de qualidade, para que possamos trazer grandes competições nacionais e internacionais para o estado”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
“São duas piscinas no complexo aquático. Vamos revitalizá-lo, para permitir que o jovem possa praticar esporte, fazer olimpíada, tanto estadual, como nacional e internacional. É uma piscina olímpica, de padrão internacional. É mais um esporte que estamos resgatando, e dando oportunidade aos jovens e à descoberta de novos talentos, para que a gente possa fortalecer o esporte aquático”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Também participou da cerimônia de assinatura o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, que enfatizou a importância das obras de infraestrutura esportiva para a promoção do setor no país. “A construção e a ampliação de equipamentos são a base de todo o processo de desenvolvimento do esporte no Brasil, alcançando desde a base até os atletas de excelência.”
“Felizmente, depois de tantos anos, a gente vai ter de volta esse equipamento esportivo que dá um suporte magnífico para nossos esportes aquáticos. A natação, que é um esporte muito vencedor, agradece, e todo mundo agradece”, comemorou o presidente da Federação Maranhão de Desportos Aquáticos, Alexandre Nina.
Complexo Esportivo do Canhoteiro
O Centro Aquático do Complexo Esportivo do Canhoteiro será completamente revitalizado, devolvendo aos atletas maranhenses da natação a única piscina olímpica pública do estado.
O prazo de execução da obra é de 12 meses, e os serviços a serem realizados incluem: terraplanagem, fundações, superestrutura, escoramento, obras civis, gesso, vidros e espelhos, ar-condicionado, impermeabilização, cadeiras e serviços complementares.
Também está prevista a execução de piscina de salto e piscina olímpica para competição; sistema de filtração e drenagem das piscinas de salto e olímpica; arquibancada, com degraus uniformes; estrutura metálica para a cobertura das arquibancadas; e a implantação de rede de instalação elétrica e refletores no parque; instalação hidrossanitária dos vestiários, banheiros e esquadrias; entre outras.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
![JORNAL DO VALE](https://jornaldovale.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2021/06/neguinho_750.jpg)
ESPORTES
Palmeiras e Corinthians empatam em Derby movimentado pelo Paulistão
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/f5734ee2bbbaebf1db184acf61d270b6.jpeg)
Palmeiras e Corinthians protagonizaram um Derby emocionante na noite desta quinta-feira, no Allianz Parque, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. O placar de 1 a 1 refletiu o equilíbrio em campo, com ambos os times criando boas chances de gol. O Verdão abriu o placar com Mauricio, mas Yuri Alberto, que depois seria expulso, igualou para o Timão ainda no primeiro tempo.
Primeiro tempo: Gols e emoção
O Palmeiras começou pressionando, buscando o gol desde os primeiros minutos. A insistência deu resultado aos nove minutos, quando Piquerez lançou Mauricio, que finalizou com precisão, superando Hugo Souza. O Corinthians respondeu e, aos 25, Yuri Alberto teve a chance de empatar, mas parou em grande defesa de Weverton. O Timão, porém, não desistiu e chegou ao empate aos 43 minutos. Ríos perdeu a bola na defesa, Memphis recuperou e passou para Yuri Alberto, que bateu cruzado, sem chances para Weverton.
Segundo tempo: Expulsão e pênalti perdido
A segunda etapa começou com o Palmeiras buscando o ataque. Raphael Veiga finalizou por cima do gol logo no primeiro minuto. O jogo seguiu equilibrado, com chances para os dois lados. Aos dez minutos, Memphis cobrou falta direta para o gol, mas Weverton defendeu com segurança. O Corinthians teve um jogador expulso aos 16 minutos: Yuri Alberto recebeu o segundo cartão amarelo por simulação e deixou o Timão com um a menos.
Com um jogador a mais, o Palmeiras pressionou em busca da vitória. Aos 31, Mayke cabeceou na trave após cruzamento de Facundo Torres. Aos 44 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Palmeiras após Charles derrubar Estêvão na área. Na cobrança, porém, Hugo Souza defendeu o chute de Estêvão, garantindo o empate para o Corinthians.
Classificação e próximos jogos
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 12 pontos e voltou à segunda colocação do grupo D, empatado com a Ponte Preta. O Corinthians, com 19 pontos, segue na liderança do grupo A. No domingo, o Palmeiras enfrenta o Água Santa, em Brasília, às 18h30. O Corinthians joga em casa, contra o São Bernardo, às 20h30.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 1 CORINTHIANS
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 06/02/2025
Horário: às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
VAR: Daiane Muniz
Cartões amarelos: Alex Santana e Yuri Alberto (Corinthians)
Cartões vermelhos: Yuri Alberto (Corinthians)
Gols: Maurício, aos 9′ do 1ºT (Palmeiras); Yuri Alberto, aos 43′ do 1ºT (Corinthians)
PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Murilo e Naves (Thalys); Mayke (Marcos Rocha), Richard Ríos, Raphael Veiga (Figueiredo), Mauricio (Luighi) e Piquerez (Benedetti) ; Facundo Torres e Estêvão. Técnico: Abel Ferreira
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Hugo (Matheus Bidu); Raniele (Charles), Alex Santana (João Pedro Tchoca), Carrillo (Ryan) e Igor Coronado (Talles Magno); Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz
Fonte: Esportes
- CIDADES5 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- VALE DO SÃO PATRÍCIO3 dias atrás
Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- ARTIGO6 dias atrás
Disputa de herança
- Acidente4 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte
- CIDADES7 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- NOTA DE FALECIMENTO2 dias atrás
Falece Lucilene Souza Rodrigues, esposa do ex-vereador e radialista Edson Rodrigues