Tensão Comercial e Deflação Afetam Ações na China e Hong Kong

As ações na China e em Hong Kong registraram quedas nesta segunda-feira, impulsionadas pelas crescentes pressões deflacionárias que geraram incertezas quanto à recuperação econômica do país. O aumento das tensões comerciais globais também contribuiu para a desvalorização dos índices.
No fechamento, o índice Xangai recuou 0,19%, enquanto o CSI300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, teve uma queda de 0,39%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, sofreu um declínio de 1,85%.
Em fevereiro, o índice de preços ao consumidor da China apresentou a maior queda em 13 meses, e a deflação no preço ao produtor persistiu, reflexo da diminuição da demanda sazonal e da cautela das famílias, que mantiveram uma postura mais conservadora em relação aos gastos, temerosas sobre a situação do emprego e da renda.
Ting Lu, economista-chefe do Nomura para a China, expressou sua preocupação com a perda de impulso no crescimento econômico do país. Segundo ele, fatores como a antecipação das exportações, a intensificação das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, e o enfraquecimento da recuperação do mercado imobiliário podem impactar negativamente a economia chinesa.
Além disso, no fim de semana, a China anunciou a imposição de tarifas sobre produtos agrícolas e alimentícios canadenses, no valor superior a US$ 2,6 bilhões, em resposta às taxas adotadas por Ottawa em outubro de 2024. Este movimento abre uma nova frente em uma guerra comercial, que já é intensificada pelas ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.
Nos demais mercados asiáticos, o índice Nikkei de Tóquio avançou 0,38%, a 37.028 pontos. O índice Kospi de Seul subiu 0,27%, alcançando 2.570 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex teve queda de 0,52%, a 22.459 pontos, e em Cingapura, o índice Straits Times desvalorizou-se 0,39%, a 3.899 pontos. Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 teve um leve avanço de 0,18%, a 7.962 pontos.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio


Agronegócio
Brado registra crescimento de 7% no volume de contêineres e eficiência nas entregas em 2024

Em 2024, a Brado obteve um crescimento de 7% no volume de contêineres movimentados, superando a marca de 117 mil unidades, em comparação com o ano anterior. Além do aumento no volume, a empresa destacou-se pelos avanços nos índices de pontualidade na entrega das cargas, alcançando 99% nas exportações e 97,8% no mercado interno. “O indicador de exportação já se aproximava dos 98,1% em 2023, mas a pontualidade no mercado doméstico teve um aumento expressivo, saindo de 85,4%. Esses resultados são ainda mais significativos do que o crescimento de volume, pois refletem o foco contínuo em atender às necessidades dos nossos clientes”, afirmou Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado.
Entre os setores que mais contribuíram para o crescimento, destacaram-se os produtos de higiene e limpeza, com uma expansão de 82%, seguidos pela carne suína (42%), papel (37%), bebidas (35%), algodão (31%), defensivos e madeira (27%) e minério (22%). A operação de exportação foi a que obteve o maior avanço, com um crescimento de 11%.
O mês de outubro registrou o maior fluxo de contêineres, com um recorde histórico de mais de 10,7 mil unidades movimentadas. “Foi o primeiro ano em que conseguimos superar a marca de 10 mil contêineres em três meses consecutivos. Além disso, tivemos o melhor dezembro da história da Brado, com mais de 9,6 mil unidades movimentadas, o que representou um aumento de 12% em relação ao segundo melhor resultado”, completou Salcedo.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
- NOTA DE FALECIMENTO6 dias atrás
Falece o professor José do Carmo
- 2 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Em Goiás, cliente é esfaqueada por manicure após reclamar de unha estragada
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Mulher desaparece após sair de casa
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
PM realiza prisão de suspeito por tentativa de homicídio e lesão corporal, em Rialma
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
PRF usa tradutor online para multar motorista chinês em rodovia, em Goiás; Assista
- CIDADES4 dias atrás
Em Goiás, jovem morre após espingarda disparar enquanto ele passava por cerca de arame
- JUDICIÁRIO4 dias atrás
Após ação do MP, Vigilância Sanitária autua empresa responsável por alimentar presos em unidades prisionais