Governo destina R$ 299,7 mil para produtores do Crédito Social em Planaltina

Publicados

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) realizaram, nesta segunda-feira (17/03), a entrega de R$ 299,7 mil em Crédito Social a produtores rurais de Planaltina de Goiás.

A subsecretária de Agricultura Familiar, Produção Rural e Inclusão Produtiva, Glaucilene Carvalho, destaca a importância da capacitação aliada ao incentivo financeiro.

“Essa iniciativa permite que os produtores transformem conhecimento em oportunidade, gerando renda e fortalecendo a economia local. O Governo de Goiás segue comprometido em apoiar aqueles que fazem a diferença no campo.”

Crédito Social 2025

A primeira entrega de 2025, que beneficiará 60 concluintes dos cursos de Avicultura, Irrigação e Produção de Quitandas, será às 10h30, na Praça Central de Planaltina de Goiás. Além dos cartões com o benefício, os participantes também receberão seus certificados de conclusão.

Para o gerente de Desenvolvimento Regional e Inovação Agropecuária da Seapa, Pedro Vilela, o programa vai além da entrega do recurso.

“Cada cartão representa um novo começo. Com esse incentivo, os beneficiários poderão investir na estruturação de sua produção, o que trará ganho imediato em segurança alimentar e nutricional, além de possibilidade de início ou expansão do seu negócio.”

Fonte: Governo de Goiás

Leia Também:  Caiado anuncia chegada de mais 132,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Produção industrial avança em Goiás, enquanto Brasil tem estagnação

Publicados

em

Enquanto a indústria brasileira viveu cenário de estagnação em janeiro, Goiás registrou um crescimento de 0,4% em comparação a dezembro de 2024, após ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a produção industrial goiana avançou 0,2%, e, com isso, o acumulado nos últimos 12 meses manteve-se positivo, com variação de 1,8%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta terça-feira (18/03).

No contexto nacional, Goiás se destacou entre os oito estados que apresentaram os maiores crescimentos na produção industrial em janeiro. Ao contrário da variação nacional nula (0,0%), houve geração de empregos e renda localmente.

“A indústria continua sendo uma fonte vital de geração de renda e empregos para os goianos. Esse crescimento acima da média nacional demonstra o potencial de Goiás”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Produção industrial em Goiás

O crescimento foi impulsionado por oito das treze atividades industriais analisadas. As principais contribuições vieram da fabricação de máquinas e equipamentos (77,2%) e da fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (58%).

Leia Também:  Caiado anuncia chegada de mais 132,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19

De acordo com a pasta, esse desempenho está associado à atividade das montadoras Mitsubishi Motors, Suzuki Motors e John Deere, em Catalão; Hyundai Caoa; e Caoa Chery, em Anápolis. Além disso, o governo oferece incentivos por meio do programa Pró-Goiás.

Também houve alta na produção industrial de itens farmoquímicos e farmacêuticos (17,7%) e de produtos químicos (7,5%). Durante o mês de janeiro, os produtos que mais influenciaram o aumento da produção foram:

  • automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível;
  • veículos para transporte de mercadorias com motor diesel;
  • chassis com motor para automóveis;
  • fertilizantes minerais ou químicos da fórmula NPK;
  • preparações capilares;
  • superfosfatos.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real da indústria, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade industrial.

Comércio goiano cresce 5,7% e supera média nacional em janeiro

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA