A semana na Alego
Regimentalmente em período de recesso, mas com sessões extraordinárias para votar matérias do Executivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) teve uma semana movimentada, com intensos debates e votações no plenário, além do início do calendário cultural e a implantação de um novo serviço voltado à regularização fundiária. Entre as principais pautas discutidas, destacam-se a tramitação de projetos nas comissões da Casa, a autorização para viagem internacional do governador Ronaldo Caiado (UB) e a aprovação de mudanças no Projeto de Integração do Legislativo.
As atividades na Casa de Leis, tanto no âmbito estritamente legislativo quanto nas demais realizações, foram transmitidas em tempo real pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. Dessa forma, a população pôde acompanhar tudo o que aconteceu no Parlamento goiano.
Projetos estratégicos
Sob a presidência do deputado Amilton Filho (MDB), as Comissões Mista e de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) discutiram no início da semana diversas matérias de interesse do Executivo e do Legislativo. A Comissão Mista analisou três proposições, sendo duas de autoria do governador Ronaldo Caiado (UB) e uma do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB). Entre os projetos do Executivo, destacam-se as alterações na legislação referente à concessão de adiantamento de numerário a servidores públicos estaduais e as mudanças no plano de carreira dos agentes de fiscalização e examinadores de trânsito do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
Já a CCJ deliberou sobre a autorização da viagem internacional do governador Ronaldo Caiado à Índia e aprovou mudanças na Resolução nº 1689/19, que institui o Projeto Alego Ativa. Além disso, um decreto legislativo que declara estado de calamidade pública na Secretaria Municipal da Fazenda de Goiânia foi encaminhado para análise do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), visando um parecer técnico sobre o impacto financeiro e administrativo da medida.
Apoiadas no trabalho das comissões foram realizadas na semana, ainda, cinco sessões extraordinárias no plenário. Durante estas reuniões, os deputados confirmaram a aprovação definitiva de matérias que passaram pelas comissões, garantindo avanços em propostas estratégicas para a administração pública goiana. A próxima sessão deliberativa está marcada para o dia 17 de fevereiro, em caráter ordinário, após o fim do recesso legislativo.
Calendário Cultural
A Assembleia Legislativa deu início nesta semana ao calendário cultural de 2025 com a exposição “Transições do Real”, que reúne obras dos artistas Gustavo Gonçalves e Neusa Balbino. A mostra, aberta ao público no saguão do Palácio Maguito Vilela até 14 de fevereiro, convida os visitantes a refletirem sobre as transformações da sociedade por meio da arte. O deputado Mauro Rubem (PT), presente no evento, destacou a importância do incentivo à cultura dentro do Parlamento goiano.
Segundo Emiliana Pereira, chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, o calendário cultural deste ano promete uma diversidade ainda maior de atividades, com exposições e apresentações abertas à participação de artistas locais.
Regularização fundiária
Em mais uma iniciativa inédita no País, a Alego implantou a Secretaria de Regularização Fundiária, que visa atender famílias em todos os municípios goianos que enfrentam dificuldades para obter escrituras de seus imóveis. O presidente da Casa, Bruno Peixoto, destacou que a nova secretaria terá uma equipe técnica especializada, composta por advogados, arquitetos, topógrafos e assistentes sociais, para prestar suporte tanto aos parlamentares quanto às prefeituras. O serviço estará disponível por meio do aplicativo “Deputados Aqui” e tem o objetivo de facilitar a emissão de Certificados de Regularização Fundiária (CRFs) em parceria com os poderes Executivo e Judiciário.
“Vida Ativa”
Encerrando a semana de atividades, o Parlamento goiano recebeu, nesta sexta-feira, 7, o projeto “Vida Ativa”, promovido pela Associação dos Idosos do Bairro Feliz, de Goiânia. A iniciativa busca proporcionar atividades físicas e interação social para a terceira idade, destacando a importância do bem-estar e da qualidade de vida. A professora Mariana Leão, especialista em capoterapia (prática que combina atividade física com música e canto), conduziu uma apresentação no saguão do Palácio Maguito Vilela, promovendo a conscientização sobre os benefícios dessa prática para o público idoso.
A semana foi uma demonstração do compromisso do Parlamento goiano com a valorização da cultura, o desenvolvimento social e a modernização da gestão pública, consolidando-se como um espaço de diálogo e transformação para os goianos.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
POLÍTICA
Deputado Cairo Salim elege saúde e infraestrutura como temas prioritários para ações a serem executadas em 2025
O deputado Cairo Salim (PSD) anunciou que a área da saúde será uma de suas prioridades para o ano de 2025, que marca o início da segunda metade de seu mandato. Em suas declarações, o deputado enfatizou o trabalho que vem realizando em prol dos municípios goianos e expressou o desejo de imprimir maior agilidade ao processo legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
“Estamos trabalhando com muita intensidade pelos municípios goianos. Agora, quero dar um salto na agilidade do nosso processo legislativo, aprovar leis importantes para beneficiar nossos cidadãos, levar emendas parlamentares aos 246 municípios e realizar audiências públicas sobre os problemas que a população enfrenta”, declarou o deputado.
Cairo Salim também destacou a importância da independência do Poder Legislativo para criticar e elogiar o governo, bem como para apoiar o governador Ronaldo Caiado (UB) nas matérias consideradas importantes para o desenvolvimento do Estado. “Temos independência para criticar o Governo naquilo que precisa ser criticado e para elogiar o que merece ser elogiado. Apoiamos o governador Ronaldo Caiado nas matérias importantes para o desenvolvimento do nosso Estado. Vivemos um momento positivo em Goiás, mas não podemos relaxar”, ponderou.
Ao abordar os problemas que demandam sua atenção, o deputado citou a questão das vagas de hemodiálise, a luta contra o câncer, a necessidade de agilizar o término do Hospital Cora e a importância da regionalização da saúde. “A saúde tem melhorado muito, mas ainda enfrentamos problemas como a falta de vagas de UTI em Goiânia. Essa é uma questão que envolve todo o Estado, pois a regulação envia pacientes para cá”, explicou.
Além da saúde, o parlamentar mencionou a necessidade de dar celeridade às obras do Fundeinfra, para a recuperação de estradas, em benefício dos produtores rurais. “O dinheiro já foi arrecadado em grande parte, mas precisamos fazer com que chegue às estradas. Os produtores estão esperando por isso”. Salim reforça que a dedicação a pautas como saúde e infraestrutura, impactará no desenvolvimento de Goiás e na melhoria da qualidade de vida da população.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
- CIDADES5 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- VALE DO SÃO PATRÍCIO3 dias atrás
Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- ARTIGO7 dias atrás
Disputa de herança
- Acidente4 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- NOTA DE FALECIMENTO2 dias atrás
Falece Lucilene Souza Rodrigues, esposa do ex-vereador e radialista Edson Rodrigues
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
PRF apreende 400 kg de cocaína em carga de milho de pipoca na BR-153, em Uruaçu; Assista
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
NOTA DE FALECIMENTO – 2º Tenente Gutemberg Bezerra Moraes