Advogados goianos vão a Brasília apoiar projeto que permite o porte de armas para categoria
A Comissão Especial de Estudos pelo Porte de Armas para Advogados do Estado de Goiás (CEEPA), da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) convocou seus pares a irem à Brasília para garantir o andamento do Projeto de Lei (PL) nº 704/2015, que insere, entre as prerrogativas da categoria, o porte de armas. A visita deve acontecer entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro.
O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados e aguarda a aprovação na Casa para que a tramitação siga para o Senado. A comitiva de advogados tem o objetivo de conversar com o presidente da Comissão, o deputado goiano Daniel Vilela (MDB), para que o PL seja colocado na pauta.
Giuliano Miotto, presidente da CEEPA, afirma que o projeto é importante porque a categoria está exposta ao perigo no exercício da profissão. “Por ser operador de justiça, o advogado está em constante contato com criminosos e a riscos diversos. O que nós estamos solicitando é que tenhamos o direito ao porte de armas para defesa pessoal, da mesma forma que promotores e juízes. É uma questão de isonomia”, acentuou.
Giuliano complementa ainda que existem entraves para que a advocacia tenha o porte de armas nas leis atuais. “O estatuto do desarmamento prevê uma avaliação totalmente subjetiva do delegado da Polícia Federal para a liberação do porte. O que queremos é que essa avaliação seja revista, mantendo-se os demais requisitos, como treinamento adequado, a verificação de antecedentes criminais, entre outros”, concluiu.
Mais Goiás
CIDADES
Corpo de Bombeiros controlam incêndio que atingiu HEAPA; Assista
Na ocasião do incêndio, a unidade hospitalar abrigava 76 pacientes, distribuídos entre enfermarias, UTI e sala de observação. Todos foram removidos preventivamente para áreas seguras, sem registro de feridos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado na madrugada desta segunda-feira (3), para combater um incêndio no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA). Um bombeiro militar, que estava de plantão como médico no hospital, iniciou os primeiros combates utilizando o sistema preventivo fixo da edificação e coordenou a evacuação dos pacientes. As guarnições do CBMGO assumiram a ocorrência, extinguiram as chamas e realizaram o rescaldo, utilizando ventilação natural para dispersar a fumaça. O incêndio ocorreu em um setor de armazenamento de materiais hospitalares, comprometendo kits cirúrgicos e estruturas metálicas.
Na ocasião do incêndio, a unidade hospitalar abrigava 76 pacientes, distribuídos entre enfermarias, UTI e sala de observação. Todos foram removidos preventivamente para áreas seguras, sem registro de feridos. As chamas causaram degradação parcial dos materiais e intenso acúmulo de fuligem nas paredes e teto, exigindo limpeza e reorganização do ambiente. A atuação rápida das equipes impediu a propagação do fogo para outras áreas, minimizando impactos no atendimento hospitalar. Após o controle da situação, os bombeiros prestaram apoio ao hospital na remoção dos materiais incendiados e na realocação segura dos pacientes.
Ver essa foto no Instagram
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ESTADO6 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- CIDADES3 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Técnico contábil é morto a tiros em frente à advogada que estava com bebê, em Goiás; Assista
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
PMGO prende homem com drogas e munições após fuga e colisão na BR-153
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- ARTIGO4 dias atrás
Disputa de herança
- CIDADES5 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista