educação

Aulas presenciais retornam em agosto em Goiás

Mesmo sem todos os professores tomarem a segunda dose da vacina, o governo do estado decidiu retomar as aulas a partir do dia 2 de agosto

Publicados

As escolas públicas da rede estadual de Goiás irão retomar as atividades presenciais antes da maioria dos servidores receberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Três semanas após a campanha de vacinação alcançar a categoria, o governo estadual definiu que a retomada parcial será feita a partir do dia 2 de agosto. Levando em consideração o início da imunização do grupo, a segunda dose começaria a ser aplicada duas semanas após o primeiro dia de aula e atingiria a maioria apenas em setembro.

A gestão estadual já trabalhava com a possibilidade de retorno há algumas semanas. Em entrevista nesta terça-feira (08), o governador Ronaldo Caiado (DEM) confirmou a decisão. A superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Patrícia Moraes Coutinho, diz que a volta está marcada para a primeira segunda-feira de agosto. De acordo com Caiado, com a reserva de parte das vacinas para os professores, o Estado deve conseguir imunizar a maior parte da categoria antes dessa data, prevendo de 80% a 90% com a segunda dose no final de julho.

Apesar disso, pelo calendário das vacinas utilizadas no País, que prevê intervalos que vão de 21 a 84 dias, a maioria dos profissionais deve voltar para a sala de aula antes de receber a segunda dose. Isso porque desde que os municípios começaram a vacinar os servidores da educação, a maioria das doses disponíveis para primeira dose foi da Astrazeneca e Pfizer, ambas com previsão de intervalo de 12 semanas para aplicação da segunda dose. Segundo Patrícia Coutinho, a previsão é de que, de fato, parte dos trabalhadores não terá recebido o reforço do imunizante na data do retorno às escolas.

Leia Também:  PC recupera barco furtado no lago de Serra da Mesa

No Plano Estadual de Vacinação, o governo estadual estima que 106 mil profissionais da educação devam ser vacinados, atingindo todos os departamentos das escolas. Do total, 81.265 são profissionais da Educação Básica e outros 24.843, do Ensino Superior. No balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES) atualizado segunda (08), 64.475 pessoas do grupo receberam a primeira dose da vacina, 61% do total. Já a segunda dose chegou a 112 pessoas, o que representa 0,1% do grupo.

Segundo a superintendente da Seduc, nem todos os professores voltariam às salas de aula de imediato, já que o retorno irá obedecer ao limite de 30% da capacidade das escolas. Assim, não haveria demanda para todos os professores na modalidade presencial, segundo ela. “Vão retomando de acordo com o planejamento de aulas”, diz Patrícia Coutinho. Segundo a Seduc, parte dos municípios já teria atingido 100% de profissionais da Educação vacinados, o que traz expectativas para que a segunda dose seja aplicada antes do início das aulas.

Leia Também:  Motorista embriagado atropela e mata criança em Goiânia; Assista

A gestora destaca que ações do Estado dão garantia para a volta híbrida, tendo as escolas sido equipadas com internet de alta velocidade. Acreditando ter condições estruturais para o retorno, Coutinho diz que há espaço para ampliação da capacidade de cada escola. “A volta será atendendo integralmente as orientações do COE. Se tiver mudanças, nós ajustamos. Se chegar em agosto e falar que podemos ampliar para 50%, nós estamos preparados”, diz a superintendente.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima, o momento propicia a preparação para a retomada parcial. A representante diz que pretende dialogar com o governo para definir a volta das aulas no dia 18 de agosto, duas semanas após a previsão do Governo estadual.

A sindicalista também propõe que a volta leve em consideração os professores que tomaram as duas doses, indicando a possibilidade de revezamento da classe docente. Por parte do Conselho Estadual de Educação (CEE), entidade que Bia de Lima participa, a entidade ainda discute como será a volta.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Aberto período para confirmação de matrícula para ano letivo de 2025

Efetivação da vaga na rede estadual de ensino deve ser feita diretamente na escola selecionada até 13 de dezembro.

Publicados

em

Prazo de confirmação de matrículas para as escolas públicas estaduais vai até dia 13 de dezembro. Foto: Seduc

O prazo para confirmar a solicitação de matrícula na rede estadual de educação começa nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 13 de dezembro. Este é o segundo passo para garantir vaga nas escolas do Estado para o ano letivo de 2025.

Para efetivar a matrícula, é preciso primeiro acessar o site www.matricula.go.gov.br e consultar em qual unidade escolar a vaga foi disponibilizada. Depois disso, o responsável ou o aluno – se maior de idade – deve procurar a escola na qual foi alocado para concluir o processo.

Neste ato, todos os alunos deverão apresentar seus documentos pessoais: RG, CPF (obrigatório), certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de endereço atualizado, certificado de vacinação (se menor de 18 anos), documentos escolares (histórico escolar e/ou declaração de transferência). Os responsáveis pelos alunos menores de idade também deverão apresentar seus documentos pessoais. O aluno que não comparecer à unidade escolar onde foi alocado até o fim do prazo não terá a matrícula efetivada.

Leia Também:  Em Goiás, PM intercepta carreta com carregamento de drogas avaliado em R$ 4 milhões

A rede estadual de educação tem vagas em todas as cidades do estado e recebeu mais de 60 mil novos alunos inscritos para o ano de 2025. Ao todo mais de 450 mil estudantes se matricularam nos colégios estaduais para as modalidades de ensino parcial, integral, GoiasTec, militar e profissionalizante.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA