Política
Caiado tranquiliza população sobre escolas cívico-militares: “Goiás sai na frente”
As escolas cívico-militares eram mantidas com verbas dos ministérios da Educação e da Defesa. Já os colégios militares da Polícia Militar do Estado são geridos pelo Governo de Goiás e possuem autonomia para montar o currículo e a estrutura pedagógica.

Secretaria de Estado da Educação migrou, no início de 2023, seis escolas de modelo cívico-militar para Colégios da Polícia Militar. Com isso, estado chega a 76 colégios militares e não será afetado por decisão do governo federal
Em comunicado emitido na quinta-feira (13), o governador Ronaldo Caiado tranquilizou a população a respeito da decisão do governo federal de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O chefe do Executivo estadual explicou que Goiás não será afetado pela medida.
“Nós já tivemos o cuidado de transformar esses colégios cívico-militares em colégios militares do nosso estado. Esse processo já foi decidido por nós, porque sabemos a eficiência dos colégios. Então, não muda nada, está tudo resolvido. Goiás sai na frente”, esclareceu Caiado. A decisão de encerrar o programa não tem impacto no funcionamento dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG).
As escolas cívico-militares eram mantidas com verbas dos ministérios da Educação e da Defesa. Já os colégios militares da Polícia Militar do Estado são geridos pelo Governo de Goiás e possuem autonomia para montar o currículo e a estrutura pedagógica.
O governador explicou que decidiu gravar a mensagem após notar preocupação da população com a notícia. “Nós sabemos o quanto o colégio militar tem trazido resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na boa formação, na procura das famílias. Nós cuidamos cada vez mais da educação e da nossa juventude”, afirmou.
Mudança
Em janeiro de 2023, a Secretaria de Estado da Educação rescindiu os Acordos de Cooperação Técnica das Escolas Cívico-Militares, firmados com Ministério da Educação (MEC), e todas migraram para o modelo de CEPMG. A mudança foi realizada por meio de projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Com a medida do Governo de Goiás, o Estado chega a 76 colégios militares.
Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares atendia 202 escolas no país, somando aproximadamente 120 mil alunos. De acordo com o MEC, essas unidades não serão fechadas, mas reintegradas à rede regular de ensino.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


EDUCAÇÃO
Período para solicitação de matrícula na rede estadual termina neste domingo
Os interessados em ingressar em uma unidade devem realizar a solicitação on-line, no site www.matricula.go.gov.br. O prazo para renovação de matrícula também encerra no dia 03.

O prazo para solicitar a matrícula na rede pública estadual de Educação termina neste domingo (03). Crianças, jovens e adultos oriundos de outras redes de ensino (municipal ou privada) ou transferidos de outros estados podem requerer uma vaga para o ano letivo de 2024.
Assim como nos anos anteriores, as solicitações são on-line, feitas exclusivamente no site www.matricula.go.gov.br. No requerimento, o interessado deve informar dados pessoais, endereço, telefone para contato, etapa e série que irá cursar e até três opções de escolas. A lista completa das escolas públicas estaduais está disponível no site da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc/GO).
Renovação de matrícula
Os estudantes que já estudam na rede estadual também têm até o dia 03 de dezembro para renovarem suas matrículas para 2024. A renovação é feita diretamente na unidade escolar, mediante assinatura do termo. Caso tenha interesse em solicitar a transferência, o estudante e/ou responsável deve comparecer na secretaria da escola em que está matriculado e requerer a mudança.
Confirmação e efetivação
No dia 11 de dezembro começa o período de confirmação e efetivação de matrícula. A partir desta data, o estudante ou responsável deve acessar o site www.matricula.go.gov.br e verificar o nome da escola na qual a vaga foi disponibilizada. Após a conferência, será necessário comparecer na escola indicada com os documentos pessoais, comprovante de endereço, histórico escolar e certificado de vacinação. O prazo para efetivação da matrícula termina no dia 15 de dezembro.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
ESTADO6 dias atrás
Veja quais cidades estão apontadas para previsão de chuvas fortes, raios e ventanias
-
6 dias atrás
Rialma: Bolão acerta cinco números na Mega Sena
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Caravana de Natal da Coca-Cola leva magia e encantamento para 12 cidades em Goiás; Ceres e Rialma no dia 10
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO6 dias atrás
Morador de Rialma vai participar da 4ª Conferência Nacional da Juventude em Brasília
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Adolescente de 14 anos desaparece enquanto ia buscar irmã na escola; Assista
-
PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Imagens mostram veículo de policial penal que desapareceu antes do veículo ser encontrado queimado; Assista
-
PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Dupla é presa com cartões bancários, máquina de cartões, dinheiro e carro roubado na BR-153, em Uruaçu; Assista
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Corpo encontrado pode ser de menina desaparecida; Confirmado que é Amélia Vitória