Política

Câmara de Vereadores de Iporá substitui prefeito pela vice e encaminha impeachment após decreto de prisão

A vice-prefeita disse que está pronta para assumir, mas vai esperar o Poder Judiciário confirmar decisão da Câmara tomada nesta segunda (20).

Publicados

Vice-prefeita Maysa Cunha (Progressistas). Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Iporá deu o primeiro passo para o impeachment do prefeito Naçoitan Leite. Ele é considerado foragido da Justiça.

De forma unanimidade, os vereadores aprovaram que a vice-prefeita Maysa Cunha (Progressistas) já substitua Naçoitan até a definição se ele será destituído ou não.

Maysa explicou que isso não significa que ela vá, automaticamente, assumir de imediato com todos os poderes. “A Câmara decidiu, corretamente, consultar o Poder Judiciário a respeito, tendo em vista haver permissão para que o prefeito se ausente por até 15 dias”, disse.

Ela disse que está tranquila para ficar no cargo sem assinar, “para encaminhar qualquer urgência que a cidade tiver”. Caso a ausência injustificada do prefeito perdure por 15 dias, sem que a Justiça se manifeste, ela tem condições legais de assumir com total poder a partir do 16º dia.

Maysa Cunha é formada em Direito e Serviço Social, não é mais da base do prefeito. “Eu não era sequer convidada para os eventos da prefeitura. Fui cem por cento alijada logo após a eleição, especialmente por ser mulher, e hoje vivo esse momento curioso”, comenta.

Leia Também:  Mulher é arrastada por enxurrada em rua; Assista

Sobre o crime do prefeito

Em relação ao episódio pessoal envolvendo o prefeito, suspeito de descarregar duas pistolas e destruir a casa da ex-mulher, ela disse que não quer fazer um “julgamento precipitado e antiético”, mas também não se omitiu de comentar.

“Este episódio é o retrato da violência contra a mulher no Brasil e da força que a mulher tem quando ela não se cala. É hora de conscientizar todos sobre isso”, avaliou.

Comissão processante da Casa de Leis

Com a presença de várias pessoas no auditório, nesta segunda-feira (20) pela manhã, a Câmara de Vereadores instaurou uma comissão processante para analisar a situação do prefeito Naçoitan. O processo foi desencadeado por um requerimento da vereadora Viviane Specian que pedia a posse da vice Maysa e, como consequência, o impeachment de Naçoitan.

Agora a comissão tem até 90 dias para decidir sobre o processo, mas a expectativa é de que a decisão venha antes. Embora criado nesta segunda, o processo já está avançado porque se trata de flagrante de tentativa de feminicídio e de homicídio com grande quantidade de provas, inclusive vídeos e depoimentos também nas mãos da Polícia Civil (PC).

Leia Também:  Em Goiás, pai faz filho devolver camiseta de futebol furtada

Até o momento não há notícias se o prefeito pretende se entregar para à PC. A defesa do mesmo entrou com novos recursos, mesmo a liminar indeferida no Habeas Corpus no Plantão Judiciário do último final de semana.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Vídeo de sexo de candidata de vereadora PT são vazados

A candidata Alissandra destacou que o incidente é um ataque direto à sua honra e imagem, especialmente doloroso durante o Agosto Lilás.

Publicados

em

Alissandra Matos (PT), candidata a vereadora em Serrinha na Bahia. Foto: Instagram

Alissandra Matos (PT), candidata a vereadora em Serrinha na Bahia, está enfrentando o vazamento de fotos e vídeos íntimos. Ela descreve esse ato como uma forma de violência de gênero.

Através de uma publicação em suas redes sociais na quinta-feira (29), a bacharel em Direito expressou sua indignação e seu compromisso em buscar justiça contra os responsáveis.

A candidata destacou que o incidente é um ataque direto à sua honra e imagem, especialmente doloroso durante o Agosto Lilás. “Infelizmente, não serei a última mulher a enfrentar tais consequências,” afirmou.

Alissandra revelou que já está tomando medidas legais contra os responsáveis pelo vazamento de suas imagens. Ela também criticou a sensação de impunidade na internet e garantiu que não permitirá que o crime contra sua privacidade passe sem resposta. “A intimidade, honra e imagem – tanto a minha quanto a de qualquer outra pessoa – não devem ser expostas a mentiras ou a qualquer tipo de exposição indevida,” concluiu.

Leia Também:  Padre Robson é afastado das atividades religiosas pela Igreja Católica

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA