Cultura

Cerrado e tropicalismo abrem temporada 2025 de murais temporários da Vila Cultural Cora Coralina

Publicados

A artista visual Larovski (Lara Costa) abre a temporada 2025 de murais temporários da Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). O mural, de 8×4 metros, foi concluído na noite da última sexta-feira (31/01) e começou a ser pintado na noite de segunda-feira (27/01). O painel ficará em exposição até meados de maio.

A arte explora a temática cerratense, multicolorida, com diversos elementos e padrões que remetem à flora local, regionalidade e emoções. Neste trabalho, a muralista explorou uma técnica mais trabalhada em escala menor, com objetivo de entregar ao público um material ainda mais ousado, colorido e psicodélico.

Para Larovski, sua pesquisa artística consiste na quebra da expectativa e sua arte desafia convenções visuais, onde todo e qualquer processo é “experimental, intuitivo, cru”.

“Me sinto feliz em participar de um circuito artístico em um espaço público que inclui artistas emergentes, que nos dá a oportunidade de ocupar e movimentar a cena local ao lado de artistas renomados e obras históricas”, afirma a muralista.

Cerrado e tropicalismo abrem temporada 2025 de murais temporários da Vila Cultural Cora Coralina
Obra da artista visual Larovski explora temática cerratense, multicolorida, com elementos e padrões que remetem à flora local, regionalidade e emoções (Foto: Léo Iran/Secult-GO)

Sobre a artista

Lara Costa, mais conhecida como Larovski é uma artista visual, muralista e grafiteira de 23 anos, com uma trajetória de quatro anos no cenário artístico, também residente do Müquifü Cultural, espaço colaborativo focado no desenvolvimento de atividades relacionadas à arte e cultura.

Leia Também:  Em Goiânia, médico residente é encontrado morto em banheiro de hospital

A artista passeia entre fortes texturas, repetitivos e intrínsecos traços e degradês, criando uma narrativa intuitiva onde se faz um universo alegórico junto à experiências e sentimentos, como lugar de descarrego e desabafo.

Larovski tem como referência os movimentos artísticos neo-expressionismo e expressionismo, surrealismo, abstrato e impressionismo.

Em fevereiro, a Vila Cultural Cora Coralina funcionará de segunda-feira a sábado, das 09 às 17 horas, com entrada gratuita. O espaço permite a entrada de animais de estimação, desde que devidamente encoleirados.

Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição “A Margem é o Caminho do Expurgo”

Vila Cultural Cora Coralina soma mais de 45 mil visitas em 2024

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Basileu França abre mais de mil vagas para cursos gratuitos de arte

Publicados

em

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade do Governo de Goiás, abriu inscrições para preencher 1.027 vagas dos cursos gratuitos de artes visuais, circo, dança e música.

Os cursos são para Formação Inicial e Continuada (FIC) e também para quem já detém conhecimentos nas respectivas áreas. O período de inscrição varia conforme a categoria, com prazos de fechamento dos editais variando de 5 a 19 de fevereiro.

Os editais e as inscrições estão disponíveis exclusivamente no site.

Edital para cursos gratuitos de arte

Após as inscrições, os candidatos devem se submeter a testes de aptidão. As datas dos testes são informadas após as inscrições homologadas, diante do nome de cada candidato classificado. Por isso, é necessária a leitura atenta do edital e atenção aos prazos estabelecidos.

As aulas estão previstas para serem iniciadas no final de fevereiro e no início de março, segundo o prazo para cumprimento de todas as etapas de cada área.

Leia Também:  Vídeo que mostra abordagem de policiais de Goiás a jovem negro repercute nas redes; Assista

A Escola

Basileu França abre mais de mil vagas para cursos gratuitos de arte
Instituição é referência mundial em formação artística (Foto: Secti)

Ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é referência mundial na formação artística. A instituição prepara talentos reconhecidos em diversas áreas e leva o nome do estado para festivais e competições nacionais e internacionais.

A iniciativa do artista visual Luiz Curado, que criou a Escola de Artes Veiga Valle para o ensino das artes plásticas para crianças no começo da década de 1960, atingiu outro patamar desde 2019, com uma série de investimentos do Governo de Goiás.

Hoje se transformou em um centro de conhecimentos especializados que atende, anualmente, cerca de 4 mil alunos.

Goiás abre 1.500 vagas para cursos gratuitos de robótica

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA