Opinião
Como contratar um home equity sem riscos
A principal vantagem de quem contrata esse tipo de empréstimo é poder pagar as taxas em prazos mais longos. Por si só, é uma forma de levantar capital rapidamente, através de um imóvel. Contudo, esse modelo gera um custo da parcela que é paga para a instituição que dispõe do crédito, tornando-se muito arriscado ao longo do tempo.

Quando falamos em levantar capital, existem diversas alternativas disponíveis no mercado. Uma delas é o Home Equity, que nada mais é do que uma modalidade de empréstimo com o imóvel em garantia, muito comum na Europa e nos Estados Unidos. Mas, uma dúvida muito frequente, que sempre escuto é: por que o Brasil não acompanha essa movimentação?
O Home Equity é uma modalidade para gerar capital dando um imóvel como garantia. Isso permite à instituição financeira, que é quem libera o crédito, cobrar juros mais baixos em comparação com as demais modalidades, além de disponibilizar o pagamento em um prazo maior, já que, por ter a garantia do imóvel, os riscos de inadimplência se minimizam. A prática ainda é mais comum fora do Brasil. Segundo a Exame Invest e a Statista, em 2020, nos Estados Unidos, o mercado imobiliário movimentou mais de 21 trilhões de dólares seguindo o modelo home equity, enquanto no Brasil esse número ficou em torno de 10 bilhões de reais no mesmo período.
A principal vantagem de quem contrata esse tipo de empréstimo é poder pagar as taxas em prazos mais longos. Por si só, é uma forma de levantar capital rapidamente, através de um imóvel. Contudo, esse modelo gera um custo da parcela que é paga para a instituição que dispõe do crédito, tornando-se muito arriscado ao longo do tempo.
Para o mercado brasileiro, o modelo Home Equity Rentável (HER) é o ideal. Diferente do método tradicional de Home Equity, a operação ocorre sem risco para o cliente final e sem a chance de perda do imóvel. Com essa modalidade, nova por aqui, a parcela fica por conta da empresa intermediária, que já possui um contrato direto com as instituições financeiras para levantar o crédito, e depois aluga o ativo digital do imóvel pagando diretamente ao proprietário. Sendo assim, o proprietário do imóvel não precisa se preocupar em pagar essa parcela para a instituição que ele tomou o crédito. Além disso, o proprietário do ativo digital ainda recebe um valor a título de aluguel virtual pelo período acordado, que pode chegar a mais de 20 anos.
Com anos de experiência no mercado financeiro, aprendi a usar o dinheiro da melhor forma possível. Por isso, sempre aconselho sobre a utilização de modelos de negócios que valorizem os recursos parados, que seja recorrente, com o menor ou nenhum risco e sem a necessidade de mobilização, deixando o recurso líquido.
A principal vantagem do Home Equity Rentável é que o cliente não coloca a mão no bolso e ainda consegue receber um aluguel mensal de até 0,5%, sem risco algum de perder o seu imóvel. Nos Estados Unidos, o modelo de Home Equity é bastante utilizado, uma vez que é da cultura americana nunca deixar um ativo parado. Contudo, o modelo que tornaria o Home Equity americano rentável não funcionaria por lá, pois não há tanta especulação sobre a carteira de ativos. O novo modelo trabalha a oscilação dos mercados aliado com o modelo de Home Equity americano, tornando a melhor alternativa e risco zero para o cliente.
Por Rafael Pimenta
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


ARTIGO
Carisma e oratória: o caminho para o sucesso
No entanto, pelo fato de entender que carisma e oratória andam juntos, é difícil uma pessoa carismática ter uma oratória ruim, justamente porque conseguir se comunicar e conquistar quem está ao seu redor por meio da fala é uma das qualidades dos carismáticos. Por outro lado, existem casos de oratória prejudicada e a solução é simples: adicionando técnicas de comunicação e treino, conseguimos lapidar e fazer com que essa pessoa seja uma oradora.

Apesar de muitas pessoas acharem que são características distintas, costumo enquadrar o carisma dentro da oratória. Carisma é a capacidade de ser agradável, uma pessoa que tem entusiasmo, sorri com os olhos de forma sincera, possui escuta ativa e consegue se conectar falando o que o outro quer ouvir. A oratória consegue reunir algumas técnicas para ajudar uma pessoa que não é tão carismática a se tornar uma ou melhorar nesse aspecto.
Uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, chegou à conclusão, após estudar 1.000 participantes por um determinado período de tempo, que o carisma é uma mistura de afabilidade e influência. Eu acredito que aliado a isso, uma pessoa carismática de verdade é aquela que nunca tem medo de rir de si mesma, afinal, não são todos que apresentam tal habilidade de forma espontânea.
Nas minhas escolas, costumamos explorar o caráter interior e emocional, que é fundamental para que alguém se conheça por completo e possa trabalhar a sua oratória da melhor forma, o que vai ajudar a ter ainda mais carisma ou começar a desenvolvê-lo. É claro que existem pessoas mais e outras menos carismáticas, porém, é possível produzir carisma sem parecer falso, com naturalidade e respeitando a personalidade de cada um.
No entanto, pelo fato de entender que carisma e oratória andam juntos, é difícil uma pessoa carismática ter uma oratória ruim, justamente porque conseguir se comunicar e conquistar quem está ao seu redor por meio da fala é uma das qualidades dos carismáticos. Por outro lado, existem casos de oratória prejudicada e a solução é simples: adicionando técnicas de comunicação e treino, conseguimos lapidar e fazer com que essa pessoa seja uma oradora.
Além de trazer benefícios bem significativos para a vida pessoal, um indivíduo que apresenta carisma e oratória provavelmente também vai se destacar na vida profissional, conseguindo trilhar um caminho de sucesso na profissão que exerce e sendo assim reconhecido por seus superiores. Afinal, quem é carismático e conta com o domínio da comunicação, vai longe e assume papéis de liderança.
Em contrapartida, é preciso lembrar que tudo é um processo e que mesmo que o carisma ou a oratória não sejam habilidades inerentes em você, é sempre possível desenvolvê-las. Em nossos cursos, combinamos um processo constante de auto reflexão e boas práticas aliados à técnicas de performance. Dessa forma, trazemos à luz a melhor versão de cada um. É importante lembrar que a chave para a evolução individual é respeitar a essência de cada ser humano sem querer transformá-lo em outra pessoa.
Fran Rorato é atriz, jornalista, especialista em comunicação e oratória
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
Acidente7 dias atrás
Bombeiros de São Miguel do Araguaia atuam em acidente entre ônibus e carreta na GO-164
-
Acidente5 dias atrás
Corpo de Bombeiros atende acidente na BR-452 com vítima fatal; Assista
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Jaraguá, homem é morto a tiros em bar
-
Acidente5 dias atrás
Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente na BR-452 envolvendo três veículos
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO5 dias atrás
CRV Industrial recebe recertificação da norma FSSC 22000
-
Acidente6 dias atrás
Acidente em estrada vicinal deixa uma vítima fatal em Ipiranga de Goiás
-
PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Em Ceres, PM realiza prisão de motociclista após perseguição e colisão durante “racha”
-
JUDICIÁRIO6 dias atrás
Em Goiânia, júri condena dois dos três réus acusados de matar advogados