Carros
Confira cinco dicas para reduzir o consumo de combustível
Embora tecnologias como os motores turbo de baixa cilindrada e os pneus de baixa resistência à rodagem tenham contribuído para reduzir o consumo de combustível nos carros atuais, boa parte do trabalho de tornar o veículo mais ou menos eficiente ainda depende da maneira como o proprietário cuida e guia o veículo.
Por este motivo, a reportagem do iG Carros foi atrás de algumas dicas do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que se seguidas à risca certamente vão resultar em economia de combustível . A lista inclui desde orientações de manutenção até a forma mais eficiente para se guiar.
1 – Elimine o peso extra
No desenvolvimento de um novo modelo de carro, as montadoras dedicam parte dos seus esforços para reduzir o peso do conjunto. O objetivo disso é simples: quanto menos peso o motor precisa “carregar”, menos esforço vai fazer e menos combustível vai gastar.
Por essa razão, nunca carregue objetos desnecessários no interior do veículo ou no porta-malas. Muitas vezes, você pode estar carregando um passageiro extra em peso morto sem que tenha se dado conta disso.
2 – Nada de banguela
Diferente do que se imagina, guiar um carro com injeção eletrônica na banguela não ajuda a economizar combustível, além de comprometer a segurança pela perda do efeito freio-motor.
A maneira mais eficiente de guiar em declives é tirar o pé do acelerador e manter o carro engrenado. Nessa condição, o sistema de injeção reconhece a descida e interrompe automaticamente a injeção de combustível.
3 – Direção tranquila
Para reduzir o consumo de combustível, um ponto fundamental é não forçar o veículo de maneira desnecessária. Evite acelerações bruscas ou rodar por muito tempo com o motor em rotação muito alta.
Em caso de dúvida, o manual do proprietário pode ajudar a esclarecer qual é a marcha recomendada para cada velocidade desenvolvida.
4 – Termostática
Componente responsável por controlar a circulação de líquido no sistema de arrefecimento, a válvula termostática pode travar na posição “aberta”, permitindo que o motor trabalhe muito frio e fazendo com que a injeção envie mais combustível para o sistema.
Nos carros equipados com o medidor, uma maneira fácil de identificar uma termostática defeituosa é observar se a temperatura oscila demais ou fica muito baixa ao se rodar em uma estrada. O ideal é que o líquido de arrefecimento esteja sempre por volta de 90° C com o motor quente.
5 – Manutenção
A manutenção geral do veículo é importantíssima para garantir o seu melhor rendimento. Componentes como velas , cabos e catalizador com problemas podem comprometer bastante funcionamento correto do motor.
O mesmo vale para pneus descalibrados, suspensão desgastada e a direção desalinhada. Situações que acarretam em um consumo maior de combustível .
CARROS E MOTOS
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
Por Rui Denardin – Grupo Mônaco: À medida que nos aproximamos do final do ano é natural começarmos a refletir sobre as projeções para 2025. No mercado automotivo não seria diferente. Grandes expectativas já surgem, especialmente diante dos resultados positivos de 2024, marcados pelo aumento das vendas e pela recuperação total do setor no cenário pós-pandemia.
Analisando os fatores que impactam esse mercado, 2025 promete ser um ano dinâmico, repleto de avanços tecnológicos e alinhado às novas demandas do consumidor. Conforme nos preparamos para esse futuro promissor, algumas tendências-chave já estão moldando o setor, e, como um player estratégico, precisamos estar atentos para liderar e inovar.
E uma dessas principais tendências que seguirá em alta é a busca por veículos sustentáveis. A eletrificação continuará sendo o principal motor de mudança, com uma previsão de aumento significativo na participação dos veículos elétricos, não apenas no Brasil, mas em mercados globais.
Isso ocorre devido à redução nos custos de produção de baterias e ao avanço da infraestrutura de carregamento. No Brasil, o crescimento do segmento tem sido impulsionado por incentivos fiscais e subsídios que tornam as soluções híbridas e elétricas mais acessíveis ao consumidor.
Além disso, a busca por sustentabilidade permeia todos os aspectos da vida moderna, inclusive a mobilidade urbana. A produção de veículos elétricos tornou-se mais limpa, com o uso de materiais recicláveis, consolidando a responsabilidade ambiental como um diferencial competitivo.
Apesar das transformações tecnológicas, uma coisa não mudará em 2025: o foco na experiência do cliente. As empresas que conseguem oferecer atendimento excepcional, simplificar processos e garantir um suporte eficiente sairão na frente, conquistando a fidelidade de seus consumidores.
No Grupo Mônaco, valorizamos essa conexão desde a nossa fundação, na década de 1970. Meu pai, Armindo Denardin, ao inaugurar nossa primeira concessionária em Altamira, no Pará, chamava seu empreendimento de “Casa de Amigos”. Esse espírito de proximidade e atenção personalizada, seja para fechar um negócio ou apenas para receber bem quem nos procura, é um legado que mantemos até hoje.
O futuro do mercado automotivo não é apenas sobre tecnologia; é sobre como utilizamos essa tecnologia para melhorar vidas e gerar um impacto positivo no planeta. No Grupo Mônaco, estamos comprometidos em liderar essa transformação, com inovação, excelência e uma visão estratégica que priorize nossos clientes, colaboradores e parceiros.
2025 será um ano para acelerar. Estou confiante de que estamos prontos para essa jornada, que promete grandes conquistas e novas possibilidades para montadoras, concessionárias e, principalmente, para nossos clientes. Que venha o novo!
Rui Denardin é CEO do Grupo Mônaco
Fonte: Auto
- ESTADO6 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- CIDADES3 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Técnico contábil é morto a tiros em frente à advogada que estava com bebê, em Goiás; Assista
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
PMGO prende homem com drogas e munições após fuga e colisão na BR-153
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- ARTIGO4 dias atrás
Disputa de herança
- CIDADES5 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista