Pesquisar
Close this search box.
Vale São Patrício

CRV Industrial reforça compromisso com a sustentabilidade

Ações de monitoramento ambiental garantem controle de poluição e preservação da fauna e dos recursos hídricos
A qualidade da água também é monitorada semestralmente em pontos estratégicos próximos à usina. Divulgação

publicidade

Com foco na preservação ambiental e no cumprimento das normas legais, a CRV Industrial, usina de açúcar, energia e etanol localizada em Carmo do Rio Verde, no Vale do São Patrício, tem desenvolvido programas de monitoramento e controle dos impactos ambientais. As iniciativas integram o Plano de Gestão Ambiental (PGA) e reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a qualidade de vida da comunidade.

Entre as ações, está o acompanhamento da emissão de fumaça preta, oriunda de todos os veículos da frota. A análise avalia a cor da fuligem liberada durante a combustão, identificando quando há queima incompleta do combustível — fator que gera poluentes nocivos, como monóxido de carbono.

 

Impacto ambiental reduzido

O controle da qualidade do ar também é desenvolvido por meio de medições de partículas em suspensão (MP10 e MP2,5), material particulado total e dióxido de nitrogênio, conforme determina a Resolução Conama nº 491/2018. A medida garante a avaliação contínua da atmosfera local e contribui para a prevenção de riscos à saúde da população.

Outro ponto de atenção é a fauna silvestre da região. Anualmente, a empresa promove levantamentos em áreas de influência do empreendimento, com registros de aves, répteis, anfíbios, mamíferos, insetos e espécies aquáticas. Os dados coletados formam um banco de informações que orienta medidas de conservação e mitigação de impactos.

Leia Também:  Em Jaraguá, Corpo de Bombeiros controla incêndio em veículo

A qualidade da água também é monitorada semestralmente em pontos de acordo com a área de influência. As análises avaliam parâmetros físicos, químicos e biológicos, assegurando a preservação dos recursos hídricos.

Além disso, a manutenção das Caixas Separadoras de Água e Óleo (CSAO) impede que resíduos contaminantes sejam descartados de forma irregular.

O programa ambiental inclui ainda medições de ruído e vibração, fundamentais para o bem-estar da população e a proteção da fauna. Esses levantamentos são realizados duas vezes ao ano, garantindo o cumprimento da licença ambiental e das certificações de sustentabilidade.

Segundo a supervisora ambiental da CRV Industrial, Renata Batistela Lopes, os monitoramentos são essenciais para alinhar a operação industrial às boas práticas de preservação. “O objetivo principal é a proteção ao meio ambiente e à saúde humana frente aos impactos gerados”, destaca.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade