Curso de autocuidado em saúde e prevenção de doenças crônicas chega à terceira edição

Publicados

Nesta quarta-feira (5), a plataforma Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS) lança a 3ª edição do curso “Autocuidado em saúde e a Literacia para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde”. Voltado para profissionais da saúde, graduandos em cursos da área, cuidadores e demais interessados, o conteúdo será disponibilizado no formato de ensino à distância (EaD) e autoinstrucional. 

Para se inscrever, acesse a página do curso

De acordo com a diretora do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (Deppros) do Ministério da Saúde, Gilmara Santos, o estímulo e o suporte ao autocuidado devem fazer parte do cotidiano. “Tendo em vista o desafio que é abordar de forma efetiva a temática junto aos usuários, o curso visa estimular o desenvolvimento de estratégias e intervenções focadas na promoção do autocuidado apoiado”, afirma. 

O lançamento da nova turma acontece após o sucesso da segunda edição, que teve mais de 10 mil concluintes. Com o avanço do envelhecimento populacional e o aumento da demanda por cuidados prolongados nos serviços de saúde, o curso também tem o objetivo de qualificar o atendimento às pessoas que possuem condições crônicas não transmissíveis (CCNT). 

Leia Também:  Casos de covid-19 chegam a quase 9,6 milhões

Ao instrumentalizar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), a abordagem da formação leva em consideração os princípios do letramento em saúde, favorecendo que as pessoas busquem, compreendam e apliquem informações em seu dia a dia. 

Ana Freire
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Agenda em institutos nacionais no Rio de Janeiro reforça integração para expansão do atendimento

Publicados

em

O secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde, Nilton Pereira Júnior, visitou, nesta terça-feira (04) os três Institutos Nacionais vinculados ao Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Com a presença da diretora do Departamento de Gestão Hospitalar, Teresa Navarro Vannucci, a agenda reforçou o compromisso da Pasta para a reestruturação das redes de atendimento à população, por meio de iniciativas como o Programa Mais Acesso a Especialistas, a Política Nacional de Controle do Câncer e a Política Nacional de Cuidados Paliativos. 

A atividade começou pelo Hospital do Câncer II do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Santo Cristo, onde o secretário se reuniu com o diretor Roberto Gil e participou de ato pelo Dia Mundial do Câncer. Em seguida, a comitiva seguiu para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, e para o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, sendo recebida pelas diretoras Germana Lyra Bahr e Aurora Issa, respectivamente. 

“Nesse Dia Mundial do Câncer, gostaria de agradecer e parabenizar os trabalhadores do Inca, que junto ao Into e ao INC, são referência teórica, técnica e prática na assistência, ensino, pesquisa e extensão para todo o Brasil. É um momento muito especial. Tornou-se prioridade o acesso adequado à atenção especializada, para que se resolva efetivamente um gargalo do SUS, que é a restrição de acesso à atenção especializada, em múltiplas especialidades. É fundamental mobilizar esforços nacionais para reduzir o tempo de espera nas filas cirúrgicas, com mais acesso a especialistas em oncologia, cardiologia, neurologia, oftalmologia e otorrinolaringologia”, ressaltou Nilton Pereira Júnior, durante o evento no Inca. 

Leia Também:  Brasil confirma 35.978 casos de covid-19 em 24 horas

A diretora do Departamento de Gestão Hospitalar, Teresa Navarro Vannucci lembrou que o Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, conduzido pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, também fortalece os institutos. “A reestruturação dos hospitais federais, com a descentralização da gestão para o Grupo Hospitalar Conceição, para a Prefeitura do Rio de Janeiro e para a EBSERH [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares], garante aos servidores o direito de movimentação e permite a ampliação da força de trabalho dos institutos”, explicou.

Vinícius Monteiro
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA