Educação

Em Goiás, nota técnica orienta retomada de aulas presenciais e eventos sociais

A SES-GO informou que flexibilização é possível por conta da redução de mortes por coronavírus em Goiás e pela manutenção das taxas de ocupação de leitos em UTI menores que 75% por quatro semanas epidemiológicas consecutivas

Publicados

Em Goiás, todas as escolas estão liberadas para retomar as aulas, desde que sejam seguidas as regras e protocolos de biossegurança. Entre as limitações, está a de atender presencialmente apenas 30% da capacidade. As aulas não podem ser obrigatórias e as unidades terão de manter aulas virtuais para os alunos cujos pais ou eles mesmos não se sentirem confortáveis para retomada. As regras para o retorno estão dispostas na nota técnica publicada pela Secretaria Estadual de Goiás (SES-GO) na tarde desta quarta-feira (4).

A decisão do Centro de Operações Emergenciais em Saúde para o Coronavírus (COE) estadual para a volta foi decidida no último dia 28. Dentre as medidas de segurança sanitária, existem regras para as salas de aula e, também, para a convivência entre os alunos. Bebedouros deverão ser desinstalados, há a proibição de jogos e brincadeiras de contato físico e aulas de educação física devem, sempre que possível, ser realizadas em ambientes abertos e ventilados.

Os banheiros com sanitário devem estar abastecidos com papel higiênico, ter sabonete líquido no lavatório, papel toalha, dispensers ou frasco com preparação alcoólica a 70%. As lixeiras devem ter tampa e acionamento a pedal.

Leia Também:  Justiça impede Enem de zerar redações por violação aos direitos humanos

Pessoas que apresentarem sintomas devem ser isoladas e receber máscaras.

Bibliotecas, parquinhos, pátios e espaços sociais que ensejem aglomerações e que sejam propícios à disseminação da Covid-19 não estão autorizados a funcionar. Pátios e espaços sociais podem ser utilizados alternativamente para as atividades escolares seguindo as regras específicas.

Os números

A SES-GO informou que Goiás atingiu as metas para volta às aulas: redução sustentada no número de mortes superior a 15% e taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) menores que 75% por quatro semanas epidemiológicas consecutivas.

Conforme a nota técnica, publicada na tarde desta quarta-feira (4), a taxa atual de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 era de 52,76%. A de leitos de enfermaria era de 21,01%, mesmo com o fechamento do Hospital de Campanha de Campanha de Águas Lindas de Goiás há duas semanas. Além disso, a pasta reforça que a flexibilização deverá obedecer as regras do protocolo de retomada.

As aulas presenciais são facultativas, de acordo com a deliberação de cada instituição, e desde que sejam observados inteiramente os Protocolos de Biossegurança. Todas as escolas têm de continuar oferecendo aulas on-line, para aqueles alunos que decidirem não retornar às salas de aula.

Leia Também:  Natal do Bem do Governo de Goiás bate recorde e recebe mais de meio milhão de pessoas

As escolas deverão assinar Termo de Autodeclaração, constante do Protocolo de Biossegurança, deliberado e validado pelo COE em Saúde Pública de Goiás. O termo deverá ser entregue preenchido e assinado à Vigilância Sanitária dos municípios.

Os eventos

Já sobre a retomada das atividades relacionadas à organização e realização de eventos (como organização, serviços de buffet, casas de festas e eventos, solenidades, cerimônias e eventos corporativos ou políticos), a nota fixa a capacidade de 50% do limite do local, e, no máximo, 150 pessoas.

A nota técnica determina que estes eventos poderão ser realizados, mas os organizadores precisarão manter a lista de presentes por 60 dias. Essa lista deve conter nome completo e dois contatos telefônicos, objetivando a rastreabilidade de contatos no caso de confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus (Sars-CoV-2). A nota ainda ressalta que os indicadores continuarão a ser avaliados semanalmente, mas que os resultados e impactos dos eventos terão análise mensal.

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com 

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Aberto período para confirmação de matrícula para ano letivo de 2025

Efetivação da vaga na rede estadual de ensino deve ser feita diretamente na escola selecionada até 13 de dezembro.

Publicados

em

Prazo de confirmação de matrículas para as escolas públicas estaduais vai até dia 13 de dezembro. Foto: Seduc

O prazo para confirmar a solicitação de matrícula na rede estadual de educação começa nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 13 de dezembro. Este é o segundo passo para garantir vaga nas escolas do Estado para o ano letivo de 2025.

Para efetivar a matrícula, é preciso primeiro acessar o site www.matricula.go.gov.br e consultar em qual unidade escolar a vaga foi disponibilizada. Depois disso, o responsável ou o aluno – se maior de idade – deve procurar a escola na qual foi alocado para concluir o processo.

Neste ato, todos os alunos deverão apresentar seus documentos pessoais: RG, CPF (obrigatório), certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de endereço atualizado, certificado de vacinação (se menor de 18 anos), documentos escolares (histórico escolar e/ou declaração de transferência). Os responsáveis pelos alunos menores de idade também deverão apresentar seus documentos pessoais. O aluno que não comparecer à unidade escolar onde foi alocado até o fim do prazo não terá a matrícula efetivada.

Leia Também:  Covid-19: mortes somam mais de 232 mil e casos, 9,5 milhões

A rede estadual de educação tem vagas em todas as cidades do estado e recebeu mais de 60 mil novos alunos inscritos para o ano de 2025. Ao todo mais de 450 mil estudantes se matricularam nos colégios estaduais para as modalidades de ensino parcial, integral, GoiasTec, militar e profissionalizante.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA