Em Itaberaí, médicos infectados culpam prefeitura por casos de Covid-19 em hospital

Publicados


Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Gilberto da Silva Caldas em Itaberaí, afirmam que a secretaria de saúde da cidade trata com negligência o dever de proteger a equipe da unidade contra o risco de contaminação por Covid-19. Conforme eles, casos de coronavírus entre funcionários do hospital atingiram patamar alarmante. Um dos médicos disse que ele e mais sete colegas enfrentam a doença no momento. Administração da cidade e trabalhadores, porém, apresentam números divergentes de infectados.

Maria Costa, assessora da secretaria de Saúde, contesta a quantidade de contaminados apontada pelo médico e afirma que, até sexta-feira (7), havia somente dois casos suspeitos no staff do hospital – além de um médico que contraiu o vírus, mas já se recuperou. Maria nega haver displicência da administração municipal com a equipe. “Todos os protocolos de segurança são seguidos. Não falta equipamento de proteção individual para ninguém. O que faltam são alguns sedativos usados no tratamento de pacientes infectados, mas estes produtos estão escassos no Brasil inteiro. Se algum protocolo é descumprido, é porque o médico não quer seguir”, retruca. 

Leia Também:  Goianésia: Prefeito anuncia decreto com permissão para funcionamento de todos os estabelecimentos

O Hospital Municipal está parcialmente fechado para reforma. Funcionam, no momento, o bloco de urgência e emergência e uma ala para tratamento de pacientes com síndrome gripal. Esta ala tem 27 leitos, segundo a assessora da secretaria de saúde. Ela diz que a ocupação não chegou a 100% em nenhum momento da pandemia. O médico, cujo nome será preservado, reclama de desorganização na triagem e diz que pacientes com suspeita da doença estão se misturando com pacientes com diagnóstico confirmado. Maria Costa nega. 

A administração municipal e os médicos também apresentam informações divergentes no que diz respeito a respiradores. Os funcionários afirmam que há dois, doados pelo maior abatedouro de aves da cidade. A prefeitura diz que há oito – cinco na ala de internação, dois instalados em ambulância e um na urgência e emergência. Os médicos reclamam que não há EPI para todo mundo. Maria Costa diz que é mentira. “Há sim, até para quem faz a limpeza. Fica tudo sob controle da farmácia e o equipamento é liberado mediante assinatura”. 

Maria esclarece que não há, de fato, máscaras reinalantes (chamada no mercado de máscara N-95) para todos os servidores do hospital. “Eu mesmo não tenho acesso a uma. Isto fica restrito a quem tem contato com os pacientes, no bloco 2”. 

Leia Também:  Prefeitura de Ceres convida a população para a inauguração da revitalização do Centro Cultural

Outra polêmica que opõe a equipe médica e a secretaria de saúde é a reivindicação dos servidores para que a prefeitura pague adicional de insalubridade, o que a assessora diz ser impossível em função de impeditivos legais. “Se quer receber adicional, tem que passar no concurso público. Quando é pessoa jurídica, você sabe que ele não tem esse direito. O Tribunal de Contas não aceita isso. Estão falando isso de má-fé”. 

Médicos e enfermeiros disseram que a prefeitura solicitou deles que assinem um documento em que reconhecem total responsabilidade no caso de uma eventual contaminação por Covid-19. A assessora que falou que não sabia deste documento e que pedirá explicações à secretária de saúde. Essa matéria poderá ser atualizada. Veja o documento:

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Caravana de Natal da Coca-Cola traz magia e encanto para 11 cidades de Goiás

A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia.

Publicados

em

Caravana de Natal da Coca-Cola traz magia e encanto para 11 cidades de Goiás. Foto: Divulgação

A Caravana Iluminada da Coca-Cola BANDEIRANTES, com o tema deste ano ‘Desperte o Papai Noel que há em você’, percorrerá diversas cidades de Goiás entre os dias 29 de novembro e 15 de dezembro, espalhando a magia do Natal, promovendo atos de bondade e celebrando o espírito natalino.

A Coca-Cola tem uma longa história com a imagem do Papai Noel, desde seu primeiro uso em anúncios natalinos na década de 1920. Em 1931, a marca contratou Haddon Sundblom, um ilustrador de Michigan, para criar imagens do Papai Noel que seriam usadas em novos anúncios de Natal. Essas imagens icônicas se tornaram sinônimo dessa celebração mundial junto com uma Coca-Cola, e as artes originais podem ser encontradas em galerias de arte ao redor do mundo.

“A Caravana de Natal da Coca-Cola já se tornou uma tradição querida aqui em Goiás. É um momento especial onde famílias e comunidades se reúnem para vivenciar a magia do Natal. Nosso desejo é inspirar todos a despertar o Papai Noel que existe dentro de cada um, espalhando bondade e alegria. Esperamos que essa caravana traga muita esperança e felicidade para todos,” afirmou Ana Rafaela Soares, Gerente de Marketing da Coca-Cola BANDEIRANTES.

As Caravanas de Natal têm como objetivo incentivar todos os participantes a despertarem seus ‘Papais Noéis interiores’, um tema central da aguardada campanha de Natal. Por quase três décadas, desde que iluminaram suas luzes pela primeira vez em um anúncio de televisão nos anos 90, os caminhões das Caravanas de Natal têm sido símbolos poderosos e tangíveis das Festas de Fim de Ano em todo o mundo.

Leia Também:  Bretas promove a cultura da reciclagem

As cidades que receberão a Caravana de Natal Coca-Cola 2024 são:

– Anápolis

– Aparecida de Goiânia

– Goiânia

– Goianira/Inhumas

– Morrinhos

– Palmeiras de Goiás

– Rio Verde

– São Luís de Montes Belos

– Senador Canedo

– Trindade

Todas as informações sobre a Caravana serão compartilhadas no Instagram da Coca-Cola BANDEIRANTES (@refrescosbandeirantes) e no site da marca, bastando acessar https://natal.coca-cola.com.br/

Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES

A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 32 mil pontos de vendas.

Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.

Leia Também:  Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é fechada por falta de profissionais

Em 2023 iniciou as parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que tem em seu portfólio aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o Whisky Old Eight, a Vodka Skyy e com a Perfetti Van Melle empresa líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella. Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA