objetivo de contribuir para a reprodução de mudas de pequi com e sem espinhos

Emater comercializa hastes de pequi com e sem espinhos para viveiristas

Objetivo é reproduzir as plantas selecionadas e disponibilizar para o mercado mudas com qualidade genética.

Publicados

Viveiristas interessados em hastes de pequi devem preencher formulário até 08 de março. Fotos: Emater

Com o objetivo de contribuir para a reprodução de mudas de pequi com e sem espinhos para atender a demanda do mercado, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) vai comercializar hastes com gemas para enxertia de cinco cultivares para viveiristas. Os interessados devem manifestar interesse no período de 28 de fevereiro a 8 de março por meio do formulário disponível no site da Agência.

Para adquirir as hastes, os viveiristas devem estar cadastrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) do Ministério da Agricultura e Pecuária, possuir mudas aptas para enxertia e estarem interessados em formar um jardim clonal para comercialização. As cultivares de pequizeiro disponíveis foram desenvolvidas pela Emater em parceria com a Embrapa Cerrados.

As hastes para enxertia serão comercializadas com base no número de gemas pelo preço de R$ 2,00 cada, sendo as embalagens por conta dos solicitantes. Cada viveirista poderá adquirir até 100 gemas de cada cultivar, sendo a oferta limitada ao estoque disponível e condicionada à manifestação de interesse.

Leia Também:  Caiado abre as portas do Palácio das Esmeraldas para encontro com estudantes do Nordeste goiano

Após envio dos documentos, os viveiristas aptos à aquisição das hastes serão comunicados para os trâmites de pagamento. A retirada será realizada depois da confirmação do pagamento e ocorrerá no período de 11 a 29 de março (11 a 29/03), mediante agendamento prévio de no mínimo três dias. É possível agendar pelo e-mail pequi.emater@goias.gov.br ou pelo telefone (62) 3201-3207 e a retirada será na sede da Emater, em Goiânia.

A Emater e a Embrapa Cerrados poderão revogar a presente oferta por interesse público, antes da entrega das hastes e declará-lo nula por motivo de força maior, caso seja constatada qualquer ilegalidade ou não conformidade. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail pequi.emater@goias.gov.br ou telefone (62) 3201-3207.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governo lança Programa Goiás Feito à Mão 2025

Publicados

em

O Programa Goiás Feito à Mão 2025, uma iniciativa do Goiás Social, foi lançado nesta terça-feira (04/02), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O trabalho, conduzido pela Secretaria de Estado da Retomada, busca ampliar as oportunidades de mercado para os artesãos locais, promovendo a cultura e a economia criativa do estado.

Durante o evento, também foram premiados os vencedores do concurso Natal do Bem 2024, que destacou a criatividade e a tradição dos artistas goianos.

O secretário-executivo de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, falou do Goiás Feito à Mão, lembrando quando surgiu a ideia de mapear os artesãos goianos.

“Ainda no começo do governo, a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, definiu que iria sair de Goiânia para conhecer as cidades e as potencialidades dos municípios goianos. Em Mineiros, quando visitamos a casa de um artesão, ela ficou encantada e disse sobre a necessidade de mapear e garantir que os artesãos goianos tivessem seus trabalhos vistos e valorizados”, relatou.

O evento reuniu autoridades, artesãos e representantes de diversas instituições envolvidas na valorização do setor artesanal no estado. O secretário da Retomada, César Moura, destacou a importância do programa para a preservação das tradições goianas.

“Nós não medimos esforços para apoiar e incentivar o artesanato goiano. Por isso o Programa Goiás Feito à Mão vem para incrementar nossas ações, como uma estratégia fundamental para fortalecer a identidade cultural do estado, garantindo visibilidade, apoio e novas oportunidades para os artesãos goianos em 2025″, afirmou.

O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada.

“Todo o trabalho de apoio, fomento e desenvolvimento que tem sido realizado pelo Governo de Goiás em prol do artesão goiano, especialmente por meio do grande programa Goiás Feito à Mão, que celebra a grande união de esforços, nós realmente identificamos uma grande oportunidade para o Sebrae de apoio, de articulação institucional e, acima de tudo, de fomento ao empreendedorismo e ao negócio”, destacou.

Premiação do Natal do Bem 2024

O evento também marcou a entrega da premiação do concurso Natal do Bem 2024, que homenageia artistas cujos trabalhos foram escolhidos por votação popular. Os vencedores, de diferentes municípios, como Goiânia, Anápolis, Itapuranga, Trindade e Novo Gama, receberam prêmios em dinheiro, como forma de reconhecimento ao talento e dedicação ao artesanato goiano.

Leia Também:  Estado defende parceria com municípios para avanço na saúde pública

Goiás Feito à Mão para 2025

Durante a cerimônia, o secretário César Moura apresentou o calendário oficial de eventos do Goiás Feito à Mão para 2025, que inclui participações em feiras estaduais, nacionais e internacionais.

Eventos estaduais:

  • Goiás Feito à Mão Oscar Niemeyer — Goiânia: 29 e 30 de março / 16 e 17 de agosto
  • Goiás Feito à Mão Cidade de Goiás (Fica): 10 a 15 de junho
  • Encontro dos Artesãos Olhos d’Água — Alexânia: data a definir
  • Goiás Feito à Mão — Chapadão do Céu: data a definir
  • Goiás Feito à Mão — Rio Verde: data a definir
  • Goiás Feito à Mão Pirenópolis (Canto da Primavera): 9 a 14 de setembro
  • Feira Regional — Centro de Convenções de Anápolis: 18 a 21 de outubro
  • Feira do Entorno — Novo Gama: data a definir
  • Expo Joias — Pirenópolis: data a definir

Eventos nacionais:

  • FENABA — Salvador (BA): 24 a 27 de abril
  • FENEARTE — Recife (PE): 9 a 20 de julho
  • Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — São Paulo (SP): 21 a 25 de maio
  • FENACCE — Fortaleza (CE): 9 a 14 de setembro
  • Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — Brasília (DF): 15 a 19 de novembro
  • Feira Nacional do Artesanato — Belo Horizonte (MG): 3 a 7 de dezembro
Leia Também:  Saúde alerta população sobre importância dos cuidados contra Covid-19

Eventos internacionais:

  • Feira Internacional do Artesanato (FIA) — Lisboa, Portugal: 28 de junho a 6 de julho
  • ExpoArtesanías — Bogotá, Colômbia: 2 a 15 de dezembro

Goiânia recebe mais uma edição da Goiás Feito à Mão

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA