Segurança Pública
Estado de Goiás registra queda em todos os índices de criminalidade

Goiás registrou queda em todos os índices de criminalidade no último trimestre deste ano, no acumulado de 2020, e no apanhado da gestão de Ronaldo Caiado. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (6/10), durante a primeira Senasp Itinerante, programa nacional lançado em evento com a participação do governador Caiado e do secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Paim. Os números foram detalhados pelo secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Rodney Miranda.
Rodney iniciou a exposição com dados do acumulado de 2020, sempre comparando o índice com o registrado no mesmo período de 2019. Entre janeiro e setembro últimos, o número de homicídios reduziu em 14,16%. Latrocínios, que é roubo seguido de morte, caíram 27,08% e os registros de lesão corporal seguida de morte tiveram queda de 11,11%. “Esses dados refletem a excelência do trabalho feito pelas forças policiais”, destacou o secretário, que citou outro fato relevante: “Em setembro, tivemos o menor número de homicídios mensal nos últimos 10 anos no Estado de Goiás”.
Os dados, apurados pelo Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), também apontam queda nos índices do crime roubo, de todos os tipos: de veículos reduziu em 41,41%; de cargas, 41,84%; a transeuntes, 33,66%; em residências, 28,54%; e em comércios, 26,09%. Na zona rural, o número de roubos em propriedades caiu em 42,40%.
Em relação aos roubos a instituições financeiras, o Estado de Goiás está há 17 meses sem registros, que significa uma queda de 100%. “Você vê hoje o seguro mais barato de carro aqui em Goiás. Isso dá tranquilidade para o cidadão. Isso se chama cidadania, é dar autonomia para as pessoas fazerem o que desejam sem ter o empecilho da bandidagem”, destacou o governador.
Da mesma forma, a redução trimestral, considerando os meses de julho, agosto e setembro de 2020, é significativa em comparação ao mesmo período de 2019. A redução de homicídios foi de 7,08%; estupro, 42,79%; tentativa de homicídio, 12,66%; lesão corporal seguida de morte, 50%; roubo de veículos, 49,56%; roubo de carga, 55,26%; roubo a transeunte, 44,81%; roubo em residência, 37,08%; roubo em comércio, 44,07%; roubo em propriedade rural, 44,12%.
Quando comparados os dados de 2020 com os de 2018, antes da gestão de Ronaldo Caiado, os números são ainda mais expressivos. Os crimes de homicídio reduziram em 31,40%; latrocínio, em 56,25%; lesão corporal seguida de morte, 61,90%; roubo de veículos, em 75,70%; roubo de carga, 75,98%; roubo a transeunte, em 60,83%; roubo em residência, 36,52%; roubo em comércio, 59,33%; roubo em propriedade rural, 48,38%; e roubo a instituições financeiras, 100%.
Produtividade
O secretário ainda fez um balanço da produtividade das forças de segurança de Goiás. Desde o início da gestão de Ronaldo Caiado até hoje foram realizadas 8.521 prisões e lavrados 46.437 autos de prisão em flagrante. Além disso, ocorreram também 1.672.468 abordagens.
Durante as mais de 32,8 mil operações em todo o Estado de Goiás, os policiais civis e militares apreenderam uma quantidade superior a 100 toneladas de drogas e mais de 10 mil armas de fogo. Só na zona rural, o número de operações deflagradas em 21 meses passa de 60. O quantitativo resultou em pelo menos 120 prisões, recuperação de mais de 450 cabeças de gado e apreensão de cerca de 75 armas de fogo.
Outro ponto de destaque foi a implantação de uma rede de combate à corrupção, composta pela Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e pela Delegacia Especial de Combate à Corrupção da Polícia Civil. Esse trabalho conta ainda com a atuação de grupos de perícia especializados. Além disso, o Governo de Goiás fortaleceu as delegacias especializadas já existentes e criou o Disque Combate à Corrupção 181.
Até o momento, foram realizadas mais de 150 operações de combate à corrupção nos 21 meses de governo, o que gerou uma expectativa de economia de mais de R$ 1 bilhão, até 2022, já que foram desmanteladas quadrilhas que agiriam por anos desviando recursos públicos.
JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres


ESTADO
Veja quantas doses cada cidade de Goiás recebe em primeira etapa de vacinação contra a Covid-19
SES-GO usou como critério número estimado de habitantes em cada local. As 18 regionais receberam as vacinas na segunda-feira (18) e continuam distribuição nesta terça-feira

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) dividiu as doses da CoronaVac que chegaram a Goiânia entre os 246 municípios do Estado.
Conforme a pasta, o critério usado para saber quantas doses iriam para cada cidade foi o número estimado de habitantes de cada uma.
No total, foram distribuídas 90.280 doses. O restante, de acordo com a SES-GO, deve ficar armazenado como “reserva técnica”.
O governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM), informou que 2,1 milhões de pessoas em Goiás fazem parte do primeiro grupo a ser imunizado, seguindo as diretrizes de prioridade determinadas pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui e veja quantas doses cada município recebeu individualmente e por regionais de saúde
Quem compara lê o JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
-
ESTADO3 meses atrás
Candidato a vereador de é flagrado cometendo zoofilia
-
GAROTA DO MÊS3 meses atrás
Veja a Garota do Mês do JORNAL DO VALE
-
PLANTÃO POLICIAL2 meses atrás
Pesquisas fraudadas: Veja os municípios de Goiás e quantas rodadas foram realizadas em cada um
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO3 meses atrás
Candidato a prefeito de Goianésia é beneficiário dos R$ 600 de auxílio emergencial
-
POLÍTICA4 meses atrás
Veja aqui todos os candidatos a vereador por Ceres
-
GERAL4 meses atrás
Motorista descarrega 5,5 mil tijolos com ajudante e deixa caminhão “preso”; Veja vídeo
-
ENTRETENIMENTO3 meses atrás
Andressa Suita sobre fim com Gusttavo Lima e diz: “O que me restou foi aceitar”
-
GAROTA DO MÊS2 meses atrás
Veja a Garota do Mês do JORNAL DO VALE