Projeto Biopequi

Estudante cria pesticida natural usando casca do pequi; Vaquinha é feita para arcar com o projeto

Publicados

O caminho da agroecologia revela que muitas soluções podem ser encontradas na própria natureza e foi com olhar atento ao seu entorno, que o estudante João Matheus Balduíno, de apenas 19 anos, desenvolveu um biopesticida usando o pequi como matéria-prima.

O produto é fruto de seu último trabalho como concluinte do ensino médio no Colégio Objetivo de Juazeiro do Norte, cidade localizada na Região Metropolitana do Cariri, no Ceará. Balduíno, pretende agora incentivar outros alunos a darem continuidade à pesquisa.

Fruto do pequizeiro, o pequi é muito comum em sua região e nos estados de Goiás e Minas Gerais, durante a safra, há muito desperdício. A ideia é aproveitar o montante desse fruto que iria para o lixo e encaminhá-lo para a criação de um pesticida natural, biodegradável e não prejudicial ao solo.

O produto foi pensado para pequenos agricultores, que sofrem com os ataques de formigas-cortadeiras nas plantações. O objetivo final é que a solução ecológica possa chegar até eles gratuitamente.

Leia Também:  Servidores federais e governo não têm acordo para reajuste de 2024

“Quero ajudar os pequenos agricultores. A agricultura é a fonte de renda dessas famílias e as formigas-cortadeiras podem fazer grandes estragos nas hortas. O produto é fabricado com a casca do pequi, uma matéria-prima de baixo custo e fácil produção”, disse o estudante responsável pelo Projeto Biopequi.

Apesar de seu empenho e paixão pela ciência, a experiência só foi possível com a orientação da professora Lilian Duarte. “Os pesticidas causam diversos prejuízos e, através do uso do nosso produto, a gente consegue não prejudicar o solo, não prejudicar as plantas e não prejudicar as pessoas que vão consumir as hortaliças. Então, é uma cadeia de benefícios com baixo custo”, explica.

Para seguir com o projeto, João abriu financiamento coletivo no site Vakinha – clique aqui e ajude. Até a publicação de nossa matéria já foram arrecadados pouco mais de R$ 12.000,00.

Fruto típico do Cerrado, o pequi é base de vários projetos científicos, além de apresentar vantagens à saúde. O extrato do óleo do pequi possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e anticâncer.

Leia Também:  Como os cuidadores são importantes na rotina de pessoas com transtornos mentais

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Aberto período para confirmação de matrícula para ano letivo de 2025

Efetivação da vaga na rede estadual de ensino deve ser feita diretamente na escola selecionada até 13 de dezembro.

Publicados

em

Prazo de confirmação de matrículas para as escolas públicas estaduais vai até dia 13 de dezembro. Foto: Seduc

O prazo para confirmar a solicitação de matrícula na rede estadual de educação começa nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 13 de dezembro. Este é o segundo passo para garantir vaga nas escolas do Estado para o ano letivo de 2025.

Para efetivar a matrícula, é preciso primeiro acessar o site www.matricula.go.gov.br e consultar em qual unidade escolar a vaga foi disponibilizada. Depois disso, o responsável ou o aluno – se maior de idade – deve procurar a escola na qual foi alocado para concluir o processo.

Neste ato, todos os alunos deverão apresentar seus documentos pessoais: RG, CPF (obrigatório), certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de endereço atualizado, certificado de vacinação (se menor de 18 anos), documentos escolares (histórico escolar e/ou declaração de transferência). Os responsáveis pelos alunos menores de idade também deverão apresentar seus documentos pessoais. O aluno que não comparecer à unidade escolar onde foi alocado até o fim do prazo não terá a matrícula efetivada.

Leia Também:  Pesquisa mede impacto da burocracia para comprovar identidade

A rede estadual de educação tem vagas em todas as cidades do estado e recebeu mais de 60 mil novos alunos inscritos para o ano de 2025. Ao todo mais de 450 mil estudantes se matricularam nos colégios estaduais para as modalidades de ensino parcial, integral, GoiasTec, militar e profissionalizante.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA