Pesquisar
Close this search box.

Goiás reduz em 44% o abandono escolar no ensino médio da rede estadual

Alunos de escola estadual em sala de

publicidade

Goiás registrou avanços expressivos nos principais indicadores do ensino médio da rede pública estadual. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar caiu de 1,8% para 1%, uma redução de 44%.

Com esse resultado, o estado passou a registrar um índice inferior à metade da média nacional, que foi de 2,2% em 2025.

No mesmo período, a taxa de reprovação recuou de 3% para 1,2%, o equivalente a uma redução de 60%. Já o percentual de estudantes em situação de distorção idade-série diminuiu de 17,6% para 11,7%, queda de 33%, indicando que um número cada vez maior de jovens está concluindo o ensino médio na idade adequada.

Os dados são da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgado nesta sexta-feira (26/06).

“Esses avanços mostram que a educação é uma ferramenta capaz de transformar realidades. Em Goiás, nós trabalhamos para garantir que crianças, adolescentes e jovens permaneçam na escola, aprendam mais e tenham oportunidades de construir um futuro melhor”, afirmou o governador Daniel Vilela.

Principais indicadores do ensino médio em Goiás (2022–2025)

  • Abandono escolar: caiu de 1,8% para 1%, redução de 44%.
  • Reprovação: recuou de 3% para 1,2%, queda de 60%.
  • Distorção idade-série: diminuiu de 17,6% para 11,7%, redução de 33%.
  • Impacto: número maior de estudantes está concluindo o ensino médio na idade adequada.
Leia Também:  Passe Livre Estudantil 2026: Cadastramento e recadastramento começam nesta terça-feira

Fortalecimento da educação

Os resultados refletem uma política de fortalecimento da educação pública, com investimentos em infraestrutura, modernização das escolas, ampliação do acesso à tecnologia e programas de permanência dos estudantes. Desde 2019, o Governo de Goiás já investiu mais de R$ 11 bilhões na rede estadual de ensino, entre infraestrutura, tecnologia, programas de aprendizagem e valorização dos profissionais da educação.

“Investir em educação é investir no futuro do Estado. É por meio dela que reduzimos desigualdades e garantimos desenvolvimento sustentável”, disse o governador.

Além da melhoria da infraestrutura física das escolas, o Estado ampliou o acesso à tecnologia educacional. As unidades da rede estadual receberam laboratórios móveis, conectividade, equipamentos do Programa Conectar, Chromebooks, notebooks e dispositivos inteligentes de leitura, fortalecendo o uso de recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem.

A rede estadual também passou a contar com iniciativas voltadas à permanência e ao desempenho dos estudantes, como o Goiás Bem no Enem, GoiásTec, Centro de Mídias da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA) a Distância e programas de incentivo à continuidade dos estudos.

Leia Também:  “Segurança está pronta para possível rebelião no Complexo Prisional”, diz secretário

Em outra frente, o Bolsa Estudo é uma política pública de caráter educacional e assistencial, que incentiva a aprendizagem e o combate à evasão escolar. Alunos do Ensino Médio, e também do 9º ano do Ensino Fundamental, recebem um auxílio financeiro mensal do Estado.

Os resultados divulgados pelo Inep acompanham o desempenho da educação goiana nos últimos anos. Hoje, Goiás ocupa o 1º lugar no país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com média 4,8 no Ensino Médio e 5,5 nos anos finais do Ensino Fundamental, reflexo de uma estratégia que combina melhoria da infraestrutura, valorização da gestão escolar, uso de tecnologia e políticas voltadas à permanência dos estudantes na escola.

Saiba mais

Goiás conquista 1º lugar do país na Redação do Enem 2025 entre redes estaduais

Fonte: Agência Goáis de noticia

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade