Dia Nacional da Visibilidade Trans

Governo de Goiás planeja ampliar assistência à saúde das pessoas trans

Serviços especializados no processo de afirmação de gênero são realizados no HGG e nos Ambulatórios Regionais de Itumbiara e de Senador Canedo, cofinanciados pelo Estado. Rede deve ser levar serviços para o Sudoeste Goiano e Entorno Norte do Distrito Federal.

Publicados

Evento no HGG celebra serviço de saúde especializado para a população trans em Goiás. Fotos: SES.

Como em todo dia 29 de janeiro, neste domingo celebra-se o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Neste ano, o Governo de Goiás planeja ampliar o atendimento especializado às pessoas que já passaram ou ainda estão no processo de afirmação de gênero para unidades estaduais no Sudoeste Goiano e no Entorno Norte do Distrito Federal. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a rede estadual já oferece serviços específicos às pessoas trans no Hospital Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, e nos Ambulatórios Regionais de Itumbiara e de Senador Canedo.

A Subcoordenação de Atenção à Saúde da População LGBT, que integra a Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas, planeja, executa e acompanha o desenvolvimento das ações para o atendimento integral e específico aos transgêneros. A subcoordenadora Bianca Lopes Rosa informa que a SES-GO tem atuado de forma incisiva para garantir que as pessoas trans sejam inseridas, na Rede de Atenção à Saúde, no processo de afirmação de gênero para acompanhamento clínico adequado.

“Apesar dos desafios ainda existentes para ampliação do acesso, a disponibilização de todas essas ações, além de assegurar o direito à saúde dos transgêneros também possibilitam melhores condições de saúde mental e dignidade para essas pessoas”.

Leia Também:  Anvisa autoriza retomada de testes da Coronavac

 

Cirurgias

Atualmente, estão em pleno funcionamento o Serviço Especializado do Processo Transexualizador do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), totalmente financiado pela SES-GO; o Ambulatório do Processo Transexualizador Regionalizado de Itumbiara, cofinanciado pela SES-GO; e o Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero de Senador Canedo, que está em processo de credenciamento para receber os recursos do Estado.

No HGG, é realizado o acompanhamento psicossocial e clínico, pré e pós-cirúrgico, e cirurgias por equipe multiprofissional e interdisciplinar, composta por médicos ginecologista, urologista, cirurgião plástico e psiquiatra, além de psicólogo.

O personal trainer Caleb Costa Novais, de 35 anos, paciente do HGG, conta que está satisfeito com o atendimento médico e psicossocial que recebe na unidade hospitalar. “As pessoas que não têm conhecimento sobre os serviços para afirmação de gênero devem procurar se informar sobre a questão. É importante fazer um tratamento seguro, com um processo de transição bem acompanhado”, sugeriu.

Os ambulatórios de Itumbiara e Senador Canedo, responsáveis pelo atendimento nas Regiões Sul e Centro-Sul do Estado, desenvolvem assistência na modalidade ambulatorial de acompanhamento psicossocial, realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar, com ênfase na saúde mental e, ainda, clínico para hormonização.

Leia Também:  4ª edição do Festival Burger Time tem data confirmada: será de 14 a 30 de junho

Ampliação

A SES, conforme relata Bianca Lopes Rosa, tem procurado ampliar a capacidade ambulatorial respaldada em resoluções firmadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que prevêem o cofinanciamento das ações. “Temos a intenção de possibilitar o atendimento ambulatorial a todas as pessoas transexuais do Estado de Goiás, o mais próximo possível de seus domicílios”, pontua a subcoordenadora.

Ela adianta que estão em processo de adesão e estruturação os Ambulatórios do Processo Transexualizador nas Regiões Sudoeste e Entorno Norte, em municípios a serem definidos e com o cofinanciamento da SES, pactuados na CIB. “Essa ampliação visa garantir o acesso pleno à saúde e à cidadania como direito constituído”, destaca a subcoordenadora.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Agenda do governador desta quinta-feira

Publicados

em

O governador Ronaldo Caiado participa, nesta quinta-feira (13/3), em São Paulo, da 5ª edição do Encontro Anual Educação Já, evento organizado pelo Todos Pela Educação com o objetivo de debater políticas de ensino, visando à elevação da pauta educacional como prioridade na agenda política brasileira.

Primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino médio e anos finais do ensino fundamental, Goiás é considerado um case de sucesso no país, atendendo a mais de 500 mil estudantes com educação pública de qualidade, nas modalidades parcial e integral.

Caiado é um dos convidados da primeira parte do painel “Governadores e a prioridade à Educação”, ao lado de Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Helder Barbalho (Pará) e Renato Casagrande (Espírito Santo). A mediação será da jornalista Vera Magalhães.

Serviço
Assunto: Caiado apresenta case de sucesso da educação goiana durante evento nacional, em São Paulo
Quando: Quinta-feira (13/3), às 9h
Onde: Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, portão 03, São Paulo (SP)

Leia Também:  Covid-19: Brasil tem 22,3 milhões de casos e 619,2 mil mortes

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA