Governo Municipal de Uruana investe em exames preventivos nos distritos e povoados

Publicados


O Governo Municipal de Uruana, através da Secretaria Municipal de Saúde, está investindo cada vez mais na saúde da população. O investimento está mais próximo dos moradores, através de reformas e construções de novas Unidades de Saúde. No dia 14/04, foi assinada pelo prefeito Glimar do Prado a ordem de serviço para a realização dos atendimentos por parte da Secretaria Municipal de Saúde, que levará toda estrutura necessária aos Distritos e Povoados do Município de Uruana, para a realização dos exames preventivos de Câncer de Colo de Útero.

“O Objetivo é intensificar a prevenção do câncer de colo do útero em mulheres que moram nos Distritos e Povoados, estreitando laços entre Unidades de Saúde e seus usuários, diagnosticando doenças pré-existentes, conscientizar da importância do exame preventivo, fazer com que as mulheres compreendam o exame como prevenção e não como aspecto curativo de problemas já instalados, e o principal é diagnosticar o câncer de colo de útero precocemente”, explica o Secretario de Saúde Juliano Martins.

Leia Também:  Jaraguá manterá a tradição do Carnaval com Marchinhas

Com uma área de 522,506 km², o Município de Uruana possui cinco Povoados que são eles Francisnópolis (lagoa), Perilândia (peri), Cruzlândia (cruzeiro), Ranchão e Braslândia (sucupira) e dois Distritos Uruita e Uruceres os quais receberão esse atendimento.

O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70%. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer, afirma o coordenador de atenção básica Richarlison Caetano. 

Segundo o prefeito Glimar do Prado PP, o trabalho em equipe tem recebido elogios da comunidade. “Estamos chegando, através de um planejamento em equipe, com melhorias e mais qualidade de saúde e um excelente atendimento aos moradores do Município. A demanda é enorme, mas confio no trabalho da equipe, da Secretaria Municipal de Saúde”, disse.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VALE SÃO PATRÍCIO

Realizada 5ª Sessão Ordinária de novembro na Câmara de Vereadores de Ceres

Publicados

em

Câmara Municipal de Vereadores de Ceres. Foto: Divulgação

Na última terça-feira, dia 27, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária do mês de novembro de 2024. Na oportunidade foram votadas e aprovadas as seguintes matérias:

Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Francisco de Assis Gomes da Silva – Tidão.

Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Sebastião Cândido da Silva.

Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Gasparina Peixoto da Silva.

Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Maria Rosalina de Jesus.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 033/2024 de autoria do Poder Legislativo, institui o “Setembro Amarelo” no calendário oficial do município de Ceres, dedicado à realização de ações de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, e dá outras providências”.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 035/2024 de autoria do Poder Legislativo “Dispõe sobre o direito de toda mulher a ter direito a acompanhante, pessoa de sua livre escolha, durante as consultas e exames, inclusive os ginecológicos, outros procedimentos médicos nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no âmbito do município de Ceres/GO.

Leia Também:  Rialma realizará festa em comemoração ao Dia das Crianças

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 037/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Adote um Campo para Captação de Parcerias para a Implantação, Reforma e Manutenção de Campos Públicos de Futebol Municipais de Ceres/GO e dá outras providências”.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 038/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Permanente de Inspeção de Pontes e Mata-Burros no Município de Ceres/GO, e dá outras providências”.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 039/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o ‘Dia Municipal de Acolhimento do Paciente Oncológico no município de Ceres/GO e dá outras providências”.

Ver. FREDERICO DE OLIVEIRA SANTOS

– Presidente da Câmara Municipal –    

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA