Um vídeo mostra as siamesas separadas, Heloá e Valentina de 3 anos, tendo o primeiro contato após a cirurgia de separação realizada no dia 11 de janeiro no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) em Goiânia. O médico cirurgião pediatra Zacharias Calil compartilhou a filmagem em seu perfil das redes sociais na manhã deste sábado (4).
“Todo mundo aqui comovido e emocionado. Realmente dia de muita felicidade para a família e a todos os profissionais envolvidos”, escreveu Zacharia Calil. As gêmeas de 3 anos eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.
O procedimento levou cerca de 10 horas e contou com uma equipe de quase 50 profissionais. Valentina e Heloá são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e realizam o tratamento em Goiânia há cerca de dois anos.
Estado de saúde
Valentina separada da irmã Heloá, apresentou melhora do quadro neurológico e deve ser extubada nos próximos dias. De acordo com o boletim médico, divulgado neste sábado (4), a criança segue em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do Hecad, mas está em processo de desmame da sedação e da ventilação mecânica. A menina não apresenta febre, está sem crises convulsivas e continua em dieta total.
Heloá apresenta evolução no quadro de saúde. Ela está estável, faz uso de antibióticos e tem boa aceitação da dieta oral. A criança passeou pela primeira vez fora da UTI na última quinta-feira (2). O momento foi divulgado nas redes sociais do cirurgião pediatra Zacharias Calil, que comemorou a melhora da menina. “Ela saiu para tomar um banho de sol e voltou para a UTI. A expectativa é que ela faça um passeio assim todos os dias, o psicológico melhora bastante”, explicou o médico.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192













































