Inscrições Abertas para Cursos Gratuitos de Cafeicultura com Mais de 4 Mil Participantes

A Embrapa Café segue com inscrições abertas para três cursos gratuitos voltados à cafeicultura, que já atraíram mais de 4 mil participantes, incluindo produtores de café e profissionais do setor, tanto no Brasil quanto no exterior. Os cursos “Cafeicultura no Cerrado”, “Podas do Cafeeiro Arábica” e “Manejo Integrado de Pragas e Nematoides na Cafeicultura” estão disponíveis na plataforma e-Campo, na modalidade a distância, permitindo que os participantes acessem o conteúdo de acordo com sua disponibilidade.
Cursos Disponíveis
Manejo Integrado de Pragas e Nematoides na Cafeicultura
Este curso, o mais recente oferecido, tem como objetivo apresentar tecnologias e métodos de controle de pragas e nematoides que afetam as lavouras de café. Ministrado por pesquisadores da EPAMIG, UFLA e Embrapa Café, a capacitação possui uma carga horária de cinco horas e é dividida em cinco módulos, que abordam desde o controle do “bicho mineiro” e da broca do café até a identificação e manejo de nematoides, essenciais para mitigar danos às plantas.
Poda do Cafeeiro Arábica
Com carga horária de cinco horas, este curso apresenta as melhores práticas para a poda do cafeeiro Arábica, fundamental para o aumento da produtividade. Ministrado pelo pesquisador André Dominghetti Ferreira, o curso ensina técnicas de recepa, esqueletamento e desponte. O treinamento visa à melhoria da arquitetura da planta, promovendo luminosidade e aeração, essenciais para a recuperação do potencial produtivo das lavouras.
Cafeicultura no Cerrado
Com uma carga horária de 16 horas, esse curso detalha as melhores práticas para a implantação e manejo de cafeeiros no bioma Cerrado. Dividido em quatro módulos, o curso oferece uma visão abrangente da cafeicultura na região, abordando desde o panorama atual até as cultivares recomendadas, o manejo inicial da lavoura e as novas tecnologias aplicáveis ao cultivo de café nesse bioma.
Participação e Benefícios
Os cursos são voltados a produtores de café, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), profissionais do setor e estudantes. Todos são assíncronos, permitindo que os participantes escolham o melhor horário para acessar o conteúdo. A capacitação é contínua, sem prazo de encerramento, o que garante maior flexibilidade para os inscritos.
Essas iniciativas refletem o compromisso da Embrapa Café em promover o desenvolvimento da cafeicultura por meio de conhecimento técnico e acessível a todos os envolvidos na cadeia produtiva do café.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio


Agronegócio
Produção de Etanol de Milho no Brasil Deve Quase Dobrar Até 2032, Preveem Especialistas do Citi

A produção de etanol de milho no Brasil deverá crescer significativamente nos próximos anos, quase dobrando até alcançar cerca de 16 bilhões de litros anuais até 2032. A projeção foi divulgada pelo banco de investimentos Citi em uma nota publicada nesta terça-feira, que destaca a rápida expansão desse setor no país.
Segundo o Citi, o Brasil produziu aproximadamente 6,3 bilhões de litros de etanol de milho na safra 2023/24, com expectativa de aumento para 9,5 bilhões de litros durante a temporada atual. No ano passado, 22 usinas de etanol de milho estavam em operação no país, mas 12 novas unidades estão em construção e outras nove receberam aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para iniciar suas obras.
O Citi ressalta que o etanol de milho oferece vantagens logísticas em relação à cana-de-açúcar. O milho possui um tempo de armazenamento mais longo e custos de transporte mais baixos, o que permite a produção de etanol em áreas mais remotas, ampliando a flexibilidade do setor.
Além disso, o banco observou que o milho pode desempenhar um papel importante no equilíbrio do mercado de etanol do Brasil, garantindo uma oferta estável, especialmente durante a entressafra da cana-de-açúcar. A produção de etanol na região Centro-Sul do país deve atingir um recorde histórico na temporada 2024/25, mesmo com a previsão de queda na safra de cana-de-açúcar, com o milho ajudando a manter o abastecimento para a produção do biocombustível.
Em janeiro, a União Nacional de Etanol de Milho (Unem) previu que a produção de etanol de milho nesta temporada superaria as estimativas em cerca de 200 milhões de litros, elevando a produção total para aproximadamente 8,2 bilhões de litros.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
- 5 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Em Goiás, cliente é esfaqueada por manicure após reclamar de unha estragada
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Mulher desaparece após sair de casa
- ESTADO4 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- CIDADES3 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- CIDADES7 dias atrás
Em Goiás, jovem morre após espingarda disparar enquanto ele passava por cerca de arame