Política

Lei que reconhece festival goianiense de Art Déco é validada

Publicados

De autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), a Lei Estadual nº 23.218, de 9 de janeiro de 2025, inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás o “Goiânia Art Déco Festival”, realizado anualmente na Capital. A medida, que passou pelo crivo da Assembleia Legislativa como processo nº 6217/24), acaba de ter sua sanção assinada pelo governador Ronaldo Caiado (UB).

“O Goiânia Art Déco Festival”, contextualiza o parlamentar na justificativa da medida, “é o único evento dedicado ao estilo arquitetônico Art Déco da América Latina. Anualmente, são realizados festivais dedicados ao estilo arquitetônico nos Estados Unidos, em Miami, Nova Zelândia, em Napier, Austrália, em Leeton, e na Bélgica, em Bruxelas”.

Movimento das artes e da arquitetura iniciado dos anos 1920 e propagado na década seguinte, o Art Déco se disseminaria em Goiânia, sobretudo, pelo entusiasmo do responsável pelo desenho urbano da Capital, Attilio Corrêa Lima. A cidade, como ressalta Morais, tem 22 construções do estilo tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O “Goiânia Art Déco Festival” é realizado desde 2018 e tem como foco a cultura, a educação e o turismo.

Leia Também:  Governador participa da abertura da 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Karlos Cabral requer mudanças na política de compra de alimentos da agricultura familiar

Publicados

em

Deputado Karlos Cabral (PSB).

Com o intuito de instituir a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar, o deputado Karlos Cabral (PSB) apresentou um projeto para alterar a Lei n° 19.767, de 18 de julho de 2017. A propositura, de n° 2674/24, recebeu voto em separado, apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) pelo líder do Governo, Talles Barreto (UB), em que requereu diligência para colher o parecer das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Relações Institucionais sobre o tema. A matéria já retornou à CCJ, com os devidos documentos oriundos da diligância. Com isso, tão logo os trabalhos da comissão sejam retomados, após o dia 17 de fevereiro, o projeto deverá entrar em pauta de votação.

O objetivo da iniciativa é aprimorar a política existente com o intuito de fomentar o setor, promover a inclusão social e econômica dos agricultores familiares e, simultaneamente, impulsionar o fornecimento de alimentos para o Governo, em especial para a educação pública.

Leia Também:  Governador participa da abertura da 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás

As alterações propostas incluem aumentar de 30% para 40% o porcentual obrigatório de aquisição direta da produção dos agricultores familiares pelo Governo do Estado. O projeto prevê que, quando comprados de família rural individual, será feita no nome da mulher, em no mínimo 50% do valor adquirido.

Além disso, a proposta visa a fomentar ainda mais as ações para o fortalecimento da agricultura familiar em Goiás, por meio do aumento da aquisição direta de alimentos pelo Governo para abastecer diferentes áreas, como educação (merenda escolar), sistema carcerário e outros.

Cabral enfatiza que, de acordo com os dados da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), cerca de dois terços da produção de frutas, verduras e legumes da horticultura, em todo o País, são cultivados pelos agricultores e empreendedores familiares. “Ao comprar diretamente dos agricultores familiares, os órgãos públicos garantem qualidade nutricional e frescor, uma vez que esses alimentos chegam às mesas dos cidadãos logo após a colheita. Essa prática contribui para a redução de defensivos agrícolas, reduz o desperdício alimentar, promove a diversificação da produção, fortalece as comunidades rurais economicamente e socialmente. Valorizar o trabalho árduo dos agricultores e garantir um abastecimento responsável são metas essenciais nesse processo.”

Leia Também:  Bruno Araújo fará um excelente trabalho no PSDB nacional, diz Talles Barreto

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA