Leia a Coluna CONEXÃO POLÍTICA do JORNAL DO VALE, por Luiz Cláudio
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/restore/2020/10/03/thumbnail-for-355810.jpg)
Em Brasília
O tempo nos bastidores políticos nunca esteve tão tranquilo como nos últimos dias em Brasília. Depois que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) mudou o tom de suas falas, o clima é de paz nos corredores do poder.
Pé atrás
Os presidentes do Senado Davi Alcolumbre (DEM) e o da Câmara Rodrigo Maia (DEM) tem comemorado o bom ambiente entre os poderes, mas, segundo eles, com um pé na frente e outro atrás.
Cercadinho
Nessa nova fase do presidente Jair Bolsonaro, ele não tem mais parado no cercadinho, onde atendia diariamente apoiadores e imprensa.
Sem palanque
Alguns veículos como Estadão, Folha de São Paulo e Rede Globo já tinham suspendido a suas coberturas no cercadinho mais famoso de Brasília.
Pressão
A turma do Centrão, que era contra o adiamento das eleições, não mudou de ideia assim tão fácil. Houve pressão por parte de membros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Negociação
Mas como no Centrão tudo é negociado, houve acordo para a volta dos programas partidários na TV e ainda uma compensação financeira para estados e municípios em razão das quedas nos repasses.
Na telinha
A propaganda dos partidos na TV havia sido retirada na última reforma política e não é a mesma do horário eleitoral gratuito durante as eleições.
Sem tempo irmão
O grande motivo do Centrão ser contra o adiamento das eleições para novembro, era a pressão de prefeitos que vão disputar a reeleição.
Com pressa
No entendimento desses prefeitos, a campanha em meio a pandemia, favorece os candidatos mais conhecidos e obviamente os que já estão no poder.
Sem pressa
Por outro lado, teve prefeitos que comemoram o adiamento das eleições. O argumento é de que vai dar mais tempo para a realização e entrega de obras.
Eleições?
A verdade é que a preocupação da população neste momento é com a pandemia. Com a própria saúde e a da família, e com as consequências econômicas. Ninguém quer saber de eleições por agora.
Prorrogação
Com a mudança da data das eleições, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) ganhou mais tempo para definir se vai ou não a reeleição.
Tomou gosto
O ex-senador Wilder Morais (PSC) parece mesmo decidido a entrar na disputa em Goiânia. Wilder já teria contratado marqueteiro e agência para cuidar da campanha.
Acelerado
Quem também continua embalado nas articulações para a disputa na capital é o deputado estadual Talles Barreto (PSDB). Talles tem visitado todos os pré-candidatos a vereadores do partido.
Na área
Sem descuidar de suas bases, Talles Barreto, esteve nos primeiros dias de julho, visitando os municípios de Itapaci, Uruana e Rianápolis.
PT na disputa
A deputada estadual Adriana Acorssy, teve sua candidatura oficializada pelo Partido dos Trabalhadores e será novamente candidata à Prefeitura de Goiânia.
Solidariedade
Quem também definiu candidato em Goiânia, foi o Solidariedade. O escolhido foi o deputado estadual Alysson Lima. O outro pré-candidato do partido era o também deputado estadual Thiago Albernaz.
Suplentes na torcida
Com as candidaturas de Adriana Acorssy e Alysson Lima, já são seis deputados estaduais na disputa em Goiânia. Major Araújo (PSL), Rafael Gouvêia (PP), Talles Barreto (PSDB) e Virmondes Cruvinel (Cidadania) são os outros.
No interior
Wildes Cambão (PSD) e Diego Sorgatto (DEM) devem duelar pela Prefeitura de Luziânia. Dr Antônio (DEM) em Trindade e Vinícius Cirqueira (PROS) em Aparecida de Goiânia, são outros deputados estaduais que podem pintar nas eleições desse ano.
Parada Federal
Já entre os deputados federais, Francisco Júnior (PSD) em Goiânia, Delegado Valdir (PSL) e Glaustin da Fokus (PSC) em Aparecida e Célio da Silveira em Luziânia, são nomes sempre lembrados para a disputa das prefeituras.
Tô fora
Em seu primeiro mandato político como deputado federal, o médico Zacarias Kalil (DEM) tem seu nome sempre lembrado para a disputa, mas já avisou que prefere ficar em Brasília.
Comunicação
O jornalista Tony Carlo, assumiu a Secretaria da Comunicação do Governo Estadual. Tony entra no lugar de Marcos Silva que foi para uma Assessoria Especial.
Ipasgo
O anapolino Hélio Lopes assumiu a presidência do Ipasgo. O presidente anterior, Silvio Fernandes, foi para a vice-presidência da Codego.
De volta
O Secretário da Segurança Pública, Rodney Miranda, voltou ao cargo após alguns dias de férias.
Primeiro escalão
Ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti, deve assumir uma pasta no Governo do Estado.
Retomada
Falando em primeiro escalão, o Governador Ronaldo Caiado, enviou projeto à Assembleia Legislativa criando a Secretaria da Retomada.
Pós pandemia
A pasta vai cuidar das ações do Estado nas áreas econômicas e sociais após a pandemia e vai absorver estrutura funcional de outras pastas.
Ditado
Já dizia um antigo ditado: Quando as visitas chegam, os da casa dormem na sala.
Em alta
Profissionais de marketing eleitoral tem sido bastante procurados por pré-candidatos a prefeito e até por vereadores. Fazer campanha em tempos de pandemia tem assustado até os políticos mais experientes.
# Três Toques
# Um Podcast: Ao Ponto (G1, Spotify, Dezzer e outras plataformas)
# Um Livro: Escravidão – Volume 1 (Laurentino Gomes)
# Uma Série: Dark (Netflix)
![JORNAL DO VALE](https://jornaldovale.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2021/06/neguinho_750.jpg)
POLÍTICA
Karlos Cabral requer mudanças na política de compra de alimentos da agricultura familiar
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/Deputado-Karlos-Cabral.jpg)
Com o intuito de instituir a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar, o deputado Karlos Cabral (PSB) apresentou um projeto para alterar a Lei n° 19.767, de 18 de julho de 2017. A propositura, de n° 2674/24, recebeu voto em separado, apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) pelo líder do Governo, Talles Barreto (UB), em que requereu diligência para colher o parecer das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Relações Institucionais sobre o tema. A matéria já retornou à CCJ, com os devidos documentos oriundos da diligância. Com isso, tão logo os trabalhos da comissão sejam retomados, após o dia 17 de fevereiro, o projeto deverá entrar em pauta de votação.
O objetivo da iniciativa é aprimorar a política existente com o intuito de fomentar o setor, promover a inclusão social e econômica dos agricultores familiares e, simultaneamente, impulsionar o fornecimento de alimentos para o Governo, em especial para a educação pública.
As alterações propostas incluem aumentar de 30% para 40% o porcentual obrigatório de aquisição direta da produção dos agricultores familiares pelo Governo do Estado. O projeto prevê que, quando comprados de família rural individual, será feita no nome da mulher, em no mínimo 50% do valor adquirido.
Além disso, a proposta visa a fomentar ainda mais as ações para o fortalecimento da agricultura familiar em Goiás, por meio do aumento da aquisição direta de alimentos pelo Governo para abastecer diferentes áreas, como educação (merenda escolar), sistema carcerário e outros.
Cabral enfatiza que, de acordo com os dados da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), cerca de dois terços da produção de frutas, verduras e legumes da horticultura, em todo o País, são cultivados pelos agricultores e empreendedores familiares. “Ao comprar diretamente dos agricultores familiares, os órgãos públicos garantem qualidade nutricional e frescor, uma vez que esses alimentos chegam às mesas dos cidadãos logo após a colheita. Essa prática contribui para a redução de defensivos agrícolas, reduz o desperdício alimentar, promove a diversificação da produção, fortalece as comunidades rurais economicamente e socialmente. Valorizar o trabalho árduo dos agricultores e garantir um abastecimento responsável são metas essenciais nesse processo.”
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
- CIDADES3 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- ESTADO6 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- ARTIGO5 dias atrás
Disputa de herança
- CIDADES5 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- VALE DO SÃO PATRÍCIO1 dia atrás
Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- Acidente2 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte