Líderes da Europa, Venezuela e Bolívia cumprimentam Bolsonaro
O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, continua recebendo cumprimentos de líderes internacionais pela vitória no segundo turno das eleições brasileiras, quase sempre com mensagens que convidam à colaboração bilateral e ao estreitamento da relação entre seus países.
Entre as novas mensagens estão às enviadas pela França, Itália, Espanha e Portugal, além de países governados pela esquerda latino-americana, como Venezuela e Bolívia. Ontem, líderes latino-americanos, o presidente norte-americano Donald Trump, o líder russo Vladimir Putin e a chancelaria chinesa também enviaram cumprimentos.
Entre os líderes europeus, o presidente Emmanuel Macron felicitou Bolsonaro e lembrou que França e Brasil têm uma parceria estratégica baseada em valores comuns de respeito e de promoção de princípios democráticos.
“É no âmbito desses valores que a França espera continuar sua cooperação com o Brasil para responder aos grandes desafios contemporâneos do planeta, como nas áreas da paz e da segurança internacional, no contexto da diplomacia ambiental e dos compromissos do Acordo de Paris sobre o clima”, disse Macron, em comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu, sede do Executivo francês.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também se manifestou pelo Twitter. “O povo brasileiro decidiu seu futuro para os próximos anos. Os desafios serão enormes. Brasil sempre contará com Espanha para conseguir uma América Latina mais igualitária e justa, a esperança que há de iluminar as decisões de todo governante”, escreveu em sua postagem.
O vice-primeiro-ministro e ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, comemorou que, no Brasil, os cidadãos enviaram “a esquerda para casa”. “Bom trabalho ao presidente Bolsonaro, a amizade entre nossos povos e nossos governos será ainda mais forte”, disse.
O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma “mensagem de felicitações” a Jair Bolsonaro, na qual fez referência “aos laços de fraternidade que unem Portugal e o Brasil e à significativa comunidade de portugueses e lusodescendentes residentes no Brasil, bem como a cada vez mais importante comunidade brasileira” em Portugal.
Venezuela e Bolívia
O chanceler venezuelano Jorge Arreaza divulgou comunicado em que o presidente Nicolás Maduro felicita o povo brasileiro pelo segundo turno das eleições presidenciais “no qual resultou eleito o candidato Jair Bolsonaro como presidente deste país sul-americano”.
“O governo bolivariano aproveita a ocasião para exortar o novo presidente eleito do Brasil a retomar, como países vizinhos, o caminho das relações diplomáticas de respeito, harmonia, progresso e integração regional, para o bem-estar dos nossos povos”, diz o comunicado.
A nota afirma ainda que o povo e o governo venezuelanos ratificam seu compromisso de continuar trabalhando “de mãos dados com o povo brasileiro na luta por um mundo mais justo, multicêntrico e pluripolar em que prevaleça a livre autodeterminação dos povos e a não ingerência nos assuntos internos”.
Ainda na América do Sul, os presidentes da Colômbia, Iván Duque; do Peru, Martín Vizcarra; e da Bolívia, Evo Morales, parabenizaram Bolsonaro por meio de suas contas no Twitter.
“Nosso desejo para que esta nova etapa do país vizinho seja de bem-estar e união. Esperamos continuar nossa relação de irmandade para fortalecer os vínculos políticos, comerciais e culturais”, escreveu o colombiano.
O dirigente peruano felicitou Bolsonaro por sua eleição e desejou os “maiores êxitos em sua gestão”. “Expresso minha disposição de trabalharmos juntos para aprofundar nossa fraterna relação bilateral”, acrescentou.
Na rede social, Evo Morales saudou o povo brasileiro pela participação democrática no segundo turno. “Bolívia e Brasil são povos irmãos com laços profundos de integração”, afirmou.
Agência Brasil
POLÍTICA
José Machado propõe prioridade para idosos em matrículas na EJA
Destinada a pessoas com 60 anos ou mais, a proposta condiciona a prioridade à oferta de níveis escolares adequados e ao número de vagas disponíveis por turno. O EJA poderá, por meio de políticas afirmativas, instituir outras prioridades. Para realizar a matrícula, o candidato deverá apresentar um documento oficial que comprove sua idade.
O deputado José Machado (PSDB) apresentou o projeto de lei de nº 1662/25, com o objetivo de garantir aos idosos a prioridade na matrícula em escolas da rede pública estadual de ensino que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa busca superar barreiras e assegurar o direito à educação previsto no Estatuto do Idoso, alinhando-se às diretrizes da Política Estadual do Idoso de Goiás.
Destinada a pessoas com 60 anos ou mais, a proposta condiciona a prioridade à oferta de níveis escolares adequados e ao número de vagas disponíveis por turno. O EJA poderá, por meio de políticas afirmativas, instituir outras prioridades. Para realizar a matrícula, o candidato deverá apresentar um documento oficial que comprove sua idade.
O legislador argumenta que é fundamental adaptar as políticas públicas para atender às necessidades específicas da população idosa, incluindo o direito à educação. O EJA desempenha um papel crucial nesse contexto, ao oferecer oportunidades de estudo para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade na educação básica na idade própria.
Machado destaca que o incentivo à educação na terceira idade traz diversos benefícios, como o estímulo cognitivo, a prevenção de doenças como o Alzheimer, o aumento da autonomia e da autoestima, a promoção da socialização e o combate ao isolamento.
O projeto foi protocolado e seguirá para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
- CIDADES3 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- ESTADO6 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
PMGO prende homem com drogas e munições após fuga e colisão na BR-153
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- ARTIGO4 dias atrás
Disputa de herança
- CIDADES5 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- Acidente2 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte