Plantão Policial
Mãe e padrasto são presos suspeitos de torturar os dois filhos, em Cristalina
Um bebê de 1 ano e 11 meses está internado em estado gravíssimo. O irmão dele, de 3 anos, também foi hospitalizado com ferimentos no corpo e na cabeça.

A mãe e o padrasto de dois meninos foram presos pela Policia Civil por suspeita de tortura e tentativa de homicídio contra as crianças, em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal. Um bebê de 1 ano e 11 meses está internado em estado gravíssimo. O irmão dele, de 3 anos, também foi hospitalizado com ferimentos no corpo e na cabeça. As informações são do delegado Juliano Campestrini.
O casal foi preso na terça-feira (6) e até 11h16 desta quarta-feira (7) não tinha apresentado um advogado de defesa. O delegado disse que eles optaram por ficar em silêncio durante o depoimento.
Campestrini explicou que as crianças foram levadas pela mãe para uma unidade de saúde da cidade em busca de atendimento médico. O plantonista suspeitou das lesões e questionou a mulher como foram causadas. Ela teria alegado que eles caíram do carrinho de bebê.
A Polícia Militar, então, foi chamada e decidiu conduzir a mãe para a delegacia. Em seguida, a Polícia Civil encontrou o padrasto escondido em uma casa no mesmo bairro onde mora e o prendeu.
“Com o padrasto, encontramos um chinelo que tem as marcações na sola muito parecidas com as lesões que aparecem no dorso das crianças. Por isso, o objeto foi apreendido para perícia”, explicou o delegado.
Os meninos estão internados em um hospital do Distrito Federal. Segundo a polícia, o mais novo recebe tratamento numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


ESTADO
Referência em cirurgia bariátrica no estado, HGG terá programação especial nesta sexta

Referência no tratamento e na realização de cirurgias bariátricas e metabólicas, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, unidade de saúde pública do Governo de Goiás, realiza, nesta sexta-feira (14/03), a partir das 8h, uma programação com o tema Obesidade: prevenção e tratamento são fundamentais para uma vida saudável.
A ação, voltada aos pacientes e à comunidade, vai abordar a importância dos cuidados com a saúde, por meio de ações informativas e práticas para melhorar a compreensão das causas da obesidade, além de reforçar a importância da adesão aos tratamentos, com o encontro de pacientes pré e pós-cirurgiados.
Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, comemorado anualmente no mês de março, a iniciativa do HGG também realiza uma força-tarefa de cirurgias bariátricas e metabólicas, zerando a fila de espera dos usuários do SUS.
Programação
Na programação, estão previstas atividades com o Serviço de Fisioterapia, que realizará o Estimule seu corpo, ação ao vivo com um fisiogame e sessão de auriculoterapia, que estimularão a prática de atividades físicas.
Haverá também a oficina de Boas práticas na alimentação, que contará com o lançamento das Cartilhas de Orientação Nutricional no Pré e Pós-operatório das Cirurgia Bariátrica e Metabólica, elaboradas pela unidade de saúde especificamente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para descontração, o HGG preparou o Momento Reflexão, com uma sessão de cinema que irá exibir o documentário Blue Zones, uma narrativa sobre longevidade e qualidade de vida. Para finalizar, o Serviço de Nutrição da unidade oferecerá, por meio da Nutrição Saudável, a entrega de um kit com sanduíche natural e suco de frutas.
Referência em cirurgia bariátrica e metabólica
O Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) foi habilitado pelo Ministério da Saúde no ano de 2017, sendo reconhecido como uma unidade de assistência de Alta Complexidade ao indivíduo com Obesidade.
Atualmente, o serviço soma 1.429 procedimentos cirúrgicos, desses, 893 foram realizados nos últimos seis anos. Já os atendimentos voltados para a cirurgias metabólicas tiveram inicio em 2018, com um total de 21 procedimentos.
No mesmo ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou a conduta desse tipo de procedimento que tem foco no tratamento do diabetes tipo 2. Até o momento, 328 procedimentos já foram realizados.
Além disso, um diferencial da unidade são os procedimentos minimamente invasivos, realizados em cirurgias por vídeo. De 2024 até o momento, foram contabilizados 196 procedimentos cirúrgicos, que permitiram uma recuperação mais rápida aos usuários do SUS.
Cirurgias bariátricas e metabólicas
As cirurgias bariátricas e metabólicas para controle de peso e diabetes da população são realizadas por meio do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO). De 2020 até 2025, já foram contabilizadas mais de 60 mil consultas ambulatoriais.
O programa possui atendimento especializado aos pacientes, com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, além dos médicos-cirurgiões bariátricos, pneumologistas, cardiologistas, psiquiatras e de outras áreas.
Indicação
No HGG, a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes que possuem obesidade grau III, com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, e que, por meio do tratamento clínico, não obtiveram sucesso no controle de peso e atenderam aos critérios.
Já cirurgias metabólicas são direcionadas aos pacientes diabéticos que estão inseridos no PCCO do HGG. O procedimento é conhecido por curar a doença com uma técnica cirúrgica, reconhecida e aprovada pelo Conselho Federal de Medicina.
Os usuários do SUS que desejam ser encaminhados ao Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade precisam procurar uma unidade básica de saúde (Cais, Ciams, PSF, Unidade Básica de Saúde – UBS, Centro de Saúde da Família, Postos de Saúde) do município onde residem atualmente e passarem pela consulta com o médico da unidade, que avaliará suas condições físicas e, se for o caso, encaminhará o paciente ao médico especialista no tratamento da obesidade.
O encaminhamento é conduzido pela Secretaria de Saúde do município do solicitante e dependerá da disponibilidade de vagas no SUS. A Central de Regulação poderá encaminhar o paciente ao HGG ou outra unidade que ofereça atendimento às pessoas com obesidade.
A unidade de saúde também dispõe do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead), oferecendo acompanhamento multidisciplinar com propósito de evitar complicações decorrentes do diabetes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Serviço
HGG, número 1 em cirurgia bariátrica no Estado de Goiás
Data: 14 de março
Horário: 8 horas
Local: Auditório Dr. Luiz Rassi (5º andar do HGG) – Goiânia
Fonte: Governo de Goiás
- 5 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- ESTADO4 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- CIDADES4 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- Acidente1 dia atrás
Acidente com carro de luxo tira vida de médico na BR-060, em Anápolis; Assista
- ESTADO4 dias atrás
Nota de pesar pela morte do policial civil Rafael da Gama Pinheiro
- 6 dias atrás
Polícia encontra jornalista morto e com mãos amarradas e amordoçado