Mais três estações do Eixo Anhanguera serão entregues nesta quarta

Publicados

O Governo de Goiás entrega nesta quarta-feira (29/01), às 9 horas, as estações Botafogo, Iquego e Anicuns do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). As plataformas de embarque e desembarque de passageiros passaram por ampla reforma e, agora, oferecem mais qualidade e segurança para quem utiliza diariamente o transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana.

Somadas às três, 12 estações novas já foram entregues à população e outras três iniciam as obras nesta segunda-feira (03/02): HGG, José Hermano e Rua 7.

A entrega será realizada na Estação Botafogo e contará com a presença do secretário-geral de Governo de Goiás e presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Adriano da Rocha Lima; com o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa; e com o presidente da Metrobus, Francisco Caldas, além de outras autoridades.

A revitalizações estão contempladas pelo projeto de reestruturação dos seis terminais e 19 estações da Nova Anhanguera, aplicados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço.
 
Mais do que modernidade, as estações de embarque e desembarque do BRT Leste-Oeste foram pensadas para proporcionar, no período noturno, a mesma experiência que o usuário já conhece durante o dia. Com a primeira linha do BRT Leste-Oeste saindo às 04h57 e a última às 00h32, as estações foram projetadas para oferecer segurança para quem depende do serviço logo cedo e também à noite, contando com boa iluminação e profissionais capazes de auxiliar os usuários.

Além disso, outra preocupação foi a implementação de câmeras de segurança com reconhecimento facial e posto de segurança com monitoramento em tempo integral.

Novas estações do Eixo Anhanguera

Funcionais, tecnológicas e modernas, as novas estações do BRT Leste-Oeste possuem projeto arquitetônico que integra o modelo do BRT mais verde do Brasil. A estações trazem a cor verde, uma marca da sustentabilidade adotada como ponto central em todo o sistema metropolitano, ressaltando o compromisso do governo em proporcionar um transportepúblico eficiente e mais sustentável.

Outro fator que reforça essa visão é a substituição de toda a frota de ônibus por veículos elétricos e à combustão Euro 6, que usa tecnologias para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, como o hidrocarboneto e o óxido de nitrogênio, até o final de 2026.
 
A experiência de viagem e interação com a cidade do usuário é uma prioridade para a RMTC e as novas estações estão sendo entregues com painéis informativos que oferecem aos usuários a previsão do tempo de chegada dos ônibus e os itinerários.

Leia Também:  Em Niquelândia, menina é picada por cobra durante pescaria em rio

Por meio de um mapa, também é possível visualizar a integração da rede de transporte coletivo. Um relógio artístico, que interage com os usuários, também compõe os equipamentos das novas estações.

Estação Botafogo do Eixo Anhanguera
Funcionais, tecnológicas e modernas, as novas estações do BRT Leste-Oeste possuem projeto arquitetônico que integra o modelo do BRT mais verde do Brasil (Foto: SGG)

Tecnologia

Altamente tecnológica, as novas estações contam com:

  • sistema de som com caixas de 400 watts de potência distribuídos por toda a plataforma;
  • duas portarias eletrônicas nas entradas das estações com acessos internos e externos – nelas o usuário pode acionar ajuda dos profissionais do RedeMob Consórcio para apoio em caso de qualquer dificuldade;
  • monitores de led semelhantes aos dos aeroportos, com 2,5 metros, que vão trazer entretenimento, bem como informações de utilidade pública;
  • Wi-Fi e outros monitores que vão anunciar o tempo de chegada dos ônibus e linhas.

A acessibilidade também foi uma grande preocupação durante a revitalização das estações Iquego, Anicuns e Botafogo. Nas três plataformas, foram inseridas rampas de acesso com inclinação suave e corrimão com sinalização em braile garantem a inclusão de todos os passageiros.

Na entrada, uma placa em braile também auxilia na identificação do local. Todo o piso tátil foi devidamente implantado, de forma inteligente e segura.
 
Os usuários vão contar ainda com um totem interativo, que permitirá o autoatendimento e consultas a serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O sistema trará opções de consultas do último saldo do cartão, conforme os últimos registros gravados no sistema de bilhetagem, verificar a situação do seu cadastro ou ainda bloquear um determinado cartão que tenha sido perdido ou roubado.
 
Outro serviço que também estará disponível nas estações Iquego, Anicuns e Botafogo é o QR Code Minha estação! Através dele, ao apontar o celular para um dos QR Code da estação (cada QR Code é associado a uma parada ou sentido do BRT), o cliente poderá visualizar as informações das linhas daquela parada e seus próximos horários de embarque.

Leia Também:  Governo de Goiás, cancela compra de 300 mil testes rápidos para o Covid-19

Também será possível colaborar com a RMTC na preservação do patrimônio, utilizado pelo próprio usuário, informando situações de risco, não conformidades ou ainda ações de vandalismo.

Estrutura e segurança

Paredes de brises de alumínio compõem a estrutura de proteção das Estações e auxiliam na circulação de ar e proteção dos passageiros e equipamentos.  Cada lado da plataforma contará, em 2026 (ao finalizar a troca da frota), com portas de vidro automáticas, que permitirão acesso ainda mais seguro aos ônibus.

Um sistema automático vai comandar a abertura e fechamento da própria estação, como já é realizado nas estações do BRT Norte-Sul.
 
As catracas possuem um padrão antivandalismo, com gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), semelhantes às que são usadas em estações de metrô. Na entrada, máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos.

Nova RMTC

O projeto de reestruturação dos terminais e estações da Nova Anhanguera é um projeto para atender as cerca de 150 mil pessoas que transitam pelo Eixo todos os dias. O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a Nova Anhanguera, conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão, aplicados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço.

A iniciativa consiste na realização de obras de infraestrutura e renovação da frota com aquisição de ônibus elétricos e a diesel, até o final de 2026.

Serviço

    O que: Inauguração estações Iquego, Anicuns e Botafogo do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).
    Data: 29/01 (quarta)
    Local: Estação Botafogo, na Praça do Botafogo, Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74610-010
    Horário: 9h

    Inaugurado Terminal do Jardim Novo Mundo

    Fonte: Governo de Goiás

    COMENTE ABAIXO:
    Propaganda

    ESTADO

    Daniel Vilela reafirma compromisso do Governo de Goiás no combate ao antissemitismo

    Publicados

    em

    O vice-governador Daniel Vilela reafirmou, nesta quarta-feira (12/03), o compromisso do Governo de Goiás em combater a discriminação contra o povo judeu e ampliou a cooperação do Estado com Israel em áreas estratégicas.

    Ele participou do workshop Antissemitismo e Contra-Ação, promovido pela Embaixada de Israel no Brasil. O evento reuniu representantes das forças armadas, do Judiciário e da educação goiana, contando com as presenças do embaixador israelense Daniel Zonshine e do professor Uriya Shavit.

    A iniciativa se soma a uma série de ações que têm aproximado Goiás de Israel desde a adesão do Estado à Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto (IHRA), em fevereiro de 2024. No evento, realizado no auditório do Detran-GO, em Goiânia, o vice-governador destacou que a parceria vai além do simbolismo.

    “Goiás tem reforçado seu compromisso com o combate ao antissemitismo e, ao mesmo tempo, ampliado a colaboração com Israel em setores fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado. É um esforço concreto para trazer inovação e tecnologia que beneficiem a sociedade goiana”, afirmou Daniel Vilela.

    Entres os principais resultados da parceria está o programa de , que utiliza tecnologia israelense para impulsionar a agricultura em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

    “A expertise de Israel em irrigação e reuso de água pode transformar assentamentos e comunidades rurais goianas, garantindo sustentabilidade e maior produção agrícola”, explicou o vice-governador.

    Biodigestor

    Outro avanço na cooperação foi a doação de um biodigestor israelense para a Escola do Futuro de Valparaíso, permitindo a conversão de resíduos orgânicos em energia limpa. Segundo Daniel Vilela, a Escola do Futuro já se destaca por sua baixa evasão escolar e agora se tornará um modelo para o uso de tecnologias sustentáveis.

    Leia Também:  Governo de Goiás anuncia nomes do Grupo Especial de Planejamento e Inovação para segundo mandato do governador Ronaldo Caiado

    O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, enfatizou a relevância dessa parceria.

    “Goiás foi pioneiro no Brasil ao aderir à definição da IHRA, e essa liderança se reflete também no fortalecimento da cooperação em outras áreas, como agricultura, segurança e inovação”, destacou.

    Fonte: Governo de Goiás

    COMENTE ABAIXO:
    Continue lendo

    VALE SÃO PATRÍCIO

    PLANTÃO POLICIAL

    ACIDENTE

    POLÍTICA

    MAIS LIDAS DA SEMANA