MP-GO recomenda melhorias em portal da transparência da prefeitura de Itapaci
O Ministério Público de Goiás, por meio do Promotor de Justiça, Francisco Borges Milanez, apresentou uma recomendação ao prefeito de Itapaci, Mário José Salles, onde recomendou a correção de falhas na base de dados do portal da transparência do município, conforme relatório de diagnóstico do Tribunal de Contas dos Municípios.
Segundo consta na recomendação, o município tem o prazo de dez dias para providenciar a inclusão, no portal, de valores referentes à diárias, passagens e seus beneficiários, cargo, destino e motivo da viagem, bem como a íntegra de contratos celebrados, além de despesas do município, com a descrição dos empenhos, liquidação, pagamento, nome do favorecido, processo e fornecedor das obrigações assumidas.
A prefeitura também foi orientada a incluir informações sobre a sua receita nos últimos seis meses, incluindo sua natureza, valor de previsão e valor arrecadado. Dados como da remuneração individualizada por agente público, do relatório de gestão fiscal, de planos e previsões orçamentárias, da prestação de contas e respectivo parecer prévio também deverão estar disponíveis no portal. O canal de comunicação deverá ainda apresentar possibilidade de gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos.
Por fim, a prefeitura deverá contar com um canal de entrega de pedidos de acesso à informação de forma presencial e indicar, de forma expressa, um órgão responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão físico e divulgação das perguntas e respostas frequentes, obrigando-se ainda a regulamentar o modelo de gestão do portal, por meio de lei ou de decreto municipal.
A iniciativa se insere dentro do projeto Cidade Transparente do MP, que busca a melhoria dos Portais da Transparência dos municípios goianos.
CIDADES
Bombeiros em Ceres controlam incêndio de grandes proporções na Cifensa; Assista
O fogo começou em um dos caminhões estacionados, ameaçando se alastrar para cerca de 30 veículos enfileirados, além de representar risco para a edificação da empresa e para as oficinas vizinhas.
Na madrugada deste sábado (14), o Corpo de Bombeiros Militar, em Ceres no Vale do São Patrício foi acionado por volta de 04h00, para combater um incêndio de grandes proporções que atingiu o pátio de uma indústria metalúrgica. O fogo começou em um dos caminhões estacionados, ameaçando se alastrar para cerca de 30 veículos enfileirados, além de representar risco para a edificação da empresa e para as oficinas vizinhas.
A equipe de bombeiros conseguiu controlar as chamas por volta de 07h30, evitando maiores danos e garantindo a segurança no local. O trabalho das guarnições empenhadas foi fundamental para evitar que o incêndio se propagasse para outras áreas da indústria e das empresas vizinhas. O fogo atingiu 12 caminhões, mas a parte interna do galpão foi preservada. Não houve vítimas e desta forma os danos foram apenas materiais.
Ver essa foto no Instagram
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
PC realiza prisão de suspeito de estelionato, em Porangatu
- Acidente7 dias atrás
Acidente com cinco vítimas é registrado em Goianésia; Assista
- Acidente5 dias atrás
Acidente na GO-164 tira vida de duas pessoas
- Acidente4 dias atrás
Acidente na BR-153 mata duas crianças e deixa pai em estado grave
- Acidente4 dias atrás
Jovem que residia em Rialma e envolveu em acidente na GO-480 em Goianésia, não resiste e morre
- Agronegócio7 dias atrás
Pressão de oferta e demanda em queda impacta o mercado do boi gordo
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Homem é preso em flagrante suspeito de violência doméstica, em Crixás
- VÍDEOS7 dias atrás
Acidente com cinco vítimas é registrado em Goianésia