A servidora pública Mariana Gonçalves Cabral, de 31 anos, morreu na madrugada de hoje vítima de dengue hemorrágica em Caldas Novas, a 167 km de Goiânia. Ela deu entrada ontem à noite na Unidade de Pronto Atendimento da rede municipal de saúde da cidade já com quadro considerado grave. Passou-se nove horas entre o momento em que ela deu entrada no hospital e a morte.
Mariana trabalhava no Caps da Nova Vila, em Caldas Novas, e tinha duas filhas – de 7 e 11 anos de idade. “Foi feito todo o atendimento possível no momento em que ela deu entrada. O hemograma não apresentava um quadro clássico de dengue e a evolução foi muito rápida e grave”, disse o secretário de saúde de Caldas Novas, Luciano Filho. Ele confirmou que a morte foi por dengue hemorrágica. A servidora estava sendo preparada para transferência para Goiânia quando morreu.
É o primeiro caso de morte por dengue em Caldas Novas neste ano. De acordo com a secretaria municipal, a cidade vive um surto da doença neste ano. Luciano Filho responsabiliza principalmente as chuvas tardias pela prorrogação do elevado número de notificações, já que nesta época do ano já começarem a cair os registros.
Em doze meses, o número de casos dobrou, ainda segundo a secretaria. Em 2015, foram 571 notificações de suspeitas, sendo 338 casos já confirmados.
Com esse caso, sobe para 8 o número de mortes por dengue em Goiás neste ano. Há ainda mais 22 mortes sendo investigadas. Goiás registrou até o dia 28 de março 59.592 casos de dengue, o que representa um aumento de 65,3% em relação ao mesmo período em 2014.
O Popular



































