Os nomes de Goiás no Congresso Nacional

Publicados


A grande renovação que atingiu a Câmara dos Deputados nas últimas eleições, também aconteceu em Goiás, tanto que dos 17 deputados federais que encerram o mandato em 31 de janeiro apenas 7 vão continuar na Casa de Leis em Brasília.

Dos 10 parlamentares que não estarão na Câmara, Alexandre Baldy (PP) e Thiago Peixoto (PSD) não foram candidatos e Daniel Vilela (MDB), Pedro Chaves (MDB) e Heuler Cruvinel (PSD) tentaram outros cargos. Daniel foi o segundo colocado na eleição de Governo e tinha Heuler como vice e Pedro Chaves foi eleito suplente de Senador. Já Jovair Arantes (PTB), Roberto Balestra (PP), Fábio Sousa (PSDB), Giuseppe Vecci (PSDB) e Marcos Abrão (PPS) não se reelegeram.

 

Reeleitos 
Por outro Dr Valdir (PSL), Flávia Moraes (PDT), Lucas Virgílio (SDD), Magda Moffato (PR) e Célio da Silveira (PSDB), João Campos (PRB) e Rubens Otoni (PT) foram vitoriosos e renovaram os mandatos.

 

Novatos
As novidades entre os políticos goianos que chegam a Câmara Federal são os ex-deputados estaduais Francisco Júnior (PSD) e José Nelto (Pode), o ex-governador Alcides Rodrigues (Patriotas) e o ex-vereador Elias Vaz (PSB). E ainda Adriano do Baldy (PP) Professor Alcides (PP), José Mário (DEM), Zacharias Calil (DEM), Glaustin da Fokus (PSC) e Major Vitor Hugo (PSL) vão assumir pela primeira vez um mandado eletivo.

Leia Também:  Aprovada prorrogação de prazo para regulamentação de evoluções funcionais no Executivo

Senado
No Senado a renovação da bancada goiana foi de 100%, foram eleitos Vanderlan Cardoso (PP) e Jorge Kajuru (PSB) e com a eleição de Ronaldo Caiado para o Governo de Goiás, o seu suplente no Senado Luiz Carlos do Carmo (MDB) assumiu a cadeira.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

José Machado propõe prioridade para idosos em matrículas na EJA

Destinada a pessoas com 60 anos ou mais, a proposta condiciona a prioridade à oferta de níveis escolares adequados e ao número de vagas disponíveis por turno. O EJA poderá, por meio de políticas afirmativas, instituir outras prioridades. Para realizar a matrícula, o candidato deverá apresentar um documento oficial que comprove sua idade.

Publicados

em

Deputado José Machado (PSDB). Foto: Alego

O deputado José Machado (PSDB) apresentou o projeto de lei de nº 1662/25, com o objetivo de garantir aos idosos a prioridade na matrícula em escolas da rede pública estadual de ensino que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa busca superar barreiras e assegurar o direito à educação previsto no Estatuto do Idoso, alinhando-se às diretrizes da Política Estadual do Idoso de Goiás.

Destinada a pessoas com 60 anos ou mais, a proposta condiciona a prioridade à oferta de níveis escolares adequados e ao número de vagas disponíveis por turno. O EJA poderá, por meio de políticas afirmativas, instituir outras prioridades. Para realizar a matrícula, o candidato deverá apresentar um documento oficial que comprove sua idade.

O legislador argumenta que é fundamental adaptar as políticas públicas para atender às necessidades específicas da população idosa, incluindo o direito à educação. O EJA desempenha um papel crucial nesse contexto, ao oferecer oportunidades de estudo para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade na educação básica na idade própria.

Leia Também:  A partir de hoje, fica suspensa propaganda partidária em rádio e TV

Machado destaca que o incentivo à educação na terceira idade traz diversos benefícios, como o estímulo cognitivo, a prevenção de doenças como o Alzheimer, o aumento da autonomia e da autoestima, a promoção da socialização e o combate ao isolamento.

O projeto foi protocolado e seguirá para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA