“Passo a ser o governador de todos os goianos e de todas as pessoas que vivem em Goiás”, afirma Caiado durante diplomação do TRE
O governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) foi diplomado na manhã do dia 19, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A cerimônia também diplomou o vice-governador, Lincoln Tejota (Pros), além dos senadores, deputados federais, estaduais e suplentes. Desta forma, os eleitos no pleito de outubro estão aptos a tomarem posse para exercerem seus mandatos a partir do dia 1° de janeiro de 2019.
“Reforço meu compromisso com a população para governar para o cidadão, devolver o Estado ao povo. Quero ter o apoio dos servidores e da sociedade para combater desigualdades e poder fazer de Goiás um Estado mais justo, equânime, e que as oportunidades cheguem a todos”, comemorou Caiado. A cerimônia aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Goiânia.
Eleito em primeiro turno, com mais 59% dos votos válidos, o futuro governador Ronaldo Caiado discursou em nome de todos os eleitos e enfatizou o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos goianos. “Neste momento quero reafirmar meu compromisso com a transparência total em todas as áreas do governo, a tolerância zero com a corrupção e o combate as desigualdades sociais. O goiano é solidário e nós não aceitamos viver situações tão díspares como as que temos em algumas regiões”, exclamou.
Caiado também ressaltou a importância da sua carreira como parlamentar para buscar o diálogo e a convergência nos projetos que sejam importantes para o Estado. “Ninguém é dono da verdade e ninguém impõe sua vontade. Saberei governar com o apoio de todas as lideranças, buscando entendimento e argumentação sólida. Na vida parlamentar aprendi a dividir as decisões e construir lideranças, e construirei um governo buscando cada vez mais entendimento entre as partes, independente do seu credo político ou situação financeira, tratarei todos com muito respeito”, afirmou Caiado.
Ronaldo Caiado classificou o momento da diplomação como a realização de um sonho e convidou os goianos a trabalharem juntos pelo resgate da situação fiscal do Estado. “É com orgulho que divido esse diploma com o povo. Passado o processo eleitoral, passo a ser o governador de todos os goianos e de todas as pessoas que vivem em Goiás. Sabemos que Goiás é muito maior que seus problemas. Teremos a partir de agora um sentimento que tomará conta do Estado, o cidadão vai ver os resultados chegando. Vai existir um sentimento de apoio para que possamos escrever um novo momento na política de Goiás e do Brasil”, comemorou o governador eleito.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Carlos Escher iniciou a cerimônia parabenizando os eleitos e enaltecendo a importância da democracia e o papel exitoso do órgão na promoção das eleições 2018 de maneira transparente e segura. “Este momento consagra a vitória do princípio democrático e legitima os candidatos eleitos a assumirem suas funções no cenário político”, explicou o desembargador.
O presidente do Tribunal pediu ainda que os eleitos promovam o respeito e o direito a liberdade, para que os eleitores possam manter sua crença no voto e na democracia representativa. “Rogo aos eleitos que tenham como bússola a Constituição Federal e que atendam aos interesses da coletividade e do respeito as pessoas. A democracia não se estabelece apenas no momento do pleito, ela se concretiza no exercício do diálogo e da tolerância. O TRE confia e espera que os candidatos eleitos exerçam seus mandatos comprometidos com os interesses públicos, os princípios constitucionais e os valores fundamentais da democracia”, explanou Carlos Escher.
Secretaria de Economia
Durante entrevista coletiva o governador eleito Ronaldo Caiado, explicou as novas atribuições da Secretaria da Fazenda, que ampliará sua competência e será gerida pela economista Cristiane Schmidt. “A secretaria vai ampliar seu comando, será Secretaria de Economia, aglutinando fazenda e planejamento, como no formato nacional. É uma mudança feita na reforma administrativa que apresentaremos no nosso governo”, explicou Caiado.
Secretaria de Educação
O governador eleito aproveitou a ocasião para anunciar o nome da professora Fátima Gavioli como a nova Secretária de Educação. “Fátima foi Secretária de Educação em Rondônia, seu currículo a qualificou, através de processo seletivo para gerenciar também as secretarias de MG e RS, no entanto, ela atendeu um pedido nosso para que viesse para o Estado implantar uma educação diretamente com os professores e diretores de todos os municípios. Estou otimista e confiante que, ela não só dará conta, como vai dinamizar a educação em Goiás”, avaliou Ronaldo Caiado.
POLÍTICA
José Machado propõe prioridade para idosos em matrículas na EJA
Destinada a pessoas com 60 anos ou mais, a proposta condiciona a prioridade à oferta de níveis escolares adequados e ao número de vagas disponíveis por turno. O EJA poderá, por meio de políticas afirmativas, instituir outras prioridades. Para realizar a matrícula, o candidato deverá apresentar um documento oficial que comprove sua idade.
O deputado José Machado (PSDB) apresentou o projeto de lei de nº 1662/25, com o objetivo de garantir aos idosos a prioridade na matrícula em escolas da rede pública estadual de ensino que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa busca superar barreiras e assegurar o direito à educação previsto no Estatuto do Idoso, alinhando-se às diretrizes da Política Estadual do Idoso de Goiás.
Destinada a pessoas com 60 anos ou mais, a proposta condiciona a prioridade à oferta de níveis escolares adequados e ao número de vagas disponíveis por turno. O EJA poderá, por meio de políticas afirmativas, instituir outras prioridades. Para realizar a matrícula, o candidato deverá apresentar um documento oficial que comprove sua idade.
O legislador argumenta que é fundamental adaptar as políticas públicas para atender às necessidades específicas da população idosa, incluindo o direito à educação. O EJA desempenha um papel crucial nesse contexto, ao oferecer oportunidades de estudo para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade na educação básica na idade própria.
Machado destaca que o incentivo à educação na terceira idade traz diversos benefícios, como o estímulo cognitivo, a prevenção de doenças como o Alzheimer, o aumento da autonomia e da autoestima, a promoção da socialização e o combate ao isolamento.
O projeto foi protocolado e seguirá para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
- CIDADES3 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- ESTADO6 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
PMGO prende homem com drogas e munições após fuga e colisão na BR-153
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- ARTIGO4 dias atrás
Disputa de herança
- CIDADES5 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- Acidente2 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte