Pesquisadora goiana tem projeto de pesquisa avaliado em evento internacional
O evento que selecionou vinte trabalhos das Américas do Norte, Central e Sul, foi realizado entre os dias 24 e 27 de outubro. A III Escola de Pós-Graduação Sociedad Latino americana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA) foi promovida pelas instituições de ensino Centro Universitário de Anápolis, a Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Federal de Santa Catarina.
Entre os objetivos do evento, estão a promoção do debate e a apresentação de propostas de conservação do meio ambiente. Por isso, o evento da SOLCHA foi realizado paralelo ao VIII Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente, que recebeu autoridades locais, como o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Vilmar Rocha; e de vários pesquisadores internacionais como Adrián Gustavo Zarrilli, da Universidad Nacional de Quilmes na Argentina; E Claudia Leal, da Universidad de Los Andes na Colômbia.
Em Goiás, dois trabalhos foram selecionados para uma banca de avaliação.Sendo A conservação florestal na antiga sede da Colônia Agrícola Nacional de Goiás, Norte do Mato Grosso Goiano, apresentado pela pesquisadora Lais Marques Fernandes Vieira, acadêmica de mestrado na UEG de Anápolis, que visa relacionar as alterações da paisagem na rede de drenagem da delimitação da antiga CANG em série histórica, correlacionando com as atividades antrópicas regionais, verificando se a conservação e a gestão dos recursos florestais deferidas para o Bioma Cerrado se aplicam na região, considerando a peculiaridade do solo e vegetação.
Entre os procedimentos de investigação foram feitas pesquisas bibliográficas, estudos de campo com inventário florestal em parcelas amostrais ainda a serem definidas, elaboração de mapas temáticos florestais para comparação temporal, análises da acurácia da imagem temática por meio de matriz de confusão, matriz de erros (omissão e inclusão) e coeficiente de Kappa. A pesquisadora contou com a ajuda de dois orientadores: a do pós-doutorado em história pela University of California, Los Angeles – EUA, Sandro Dutra e Silva; e do doutor em agronomia pela UFG, Carlos de Melo Silva e Neto.
Elogiada pela amplitude do trabalho, a pesquisadora disse que esse foi um grande desafio que precisa ser notado pelas autoridades. “Nossa intenção é identificar, a partir dos dados coletados, se as políticas de conservação do Cerrado estão sendo eficazes a região definida como Mato Grosso Goiano, considerando suas características fitogeográficas tão distintas.” Conclui Marques.
Todo o projeto de pesquisa da mestranda goiana foi feito com recursos próprios. Os melhores trabalhos apresentados serão publicados na Revista FRONTEIRAS – Journal of Social, Technological and Environmental Science.
Sobre a pesquisadora
Lais Marques Fernandes Vieira é graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, pelo Instituto Federal Goiano Campus Ceres, e Técnica Ambiental pela mesma Instituição de Ensino. É Pós-graduada em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia, pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Pós-graduanda em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos, pelo Instituto Federal do Ceará, e mestranda em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, Campus Henrique Santillo em Anápolis.
É ceresina e funcionária pública na Prefeitura Municipal de Ceres desde 2012. Já ocupou cargos como fiscal ambiental, técnica ambiental, analista ambiental, bióloga e secretária do meio ambiente.
Por Renato Oliveira
EDUCAÇÃO
Aberto período para confirmação de matrícula para ano letivo de 2025
Efetivação da vaga na rede estadual de ensino deve ser feita diretamente na escola selecionada até 13 de dezembro.
O prazo para confirmar a solicitação de matrícula na rede estadual de educação começa nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 13 de dezembro. Este é o segundo passo para garantir vaga nas escolas do Estado para o ano letivo de 2025.
Para efetivar a matrícula, é preciso primeiro acessar o site www.matricula.go.gov.br e consultar em qual unidade escolar a vaga foi disponibilizada. Depois disso, o responsável ou o aluno – se maior de idade – deve procurar a escola na qual foi alocado para concluir o processo.
Neste ato, todos os alunos deverão apresentar seus documentos pessoais: RG, CPF (obrigatório), certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de endereço atualizado, certificado de vacinação (se menor de 18 anos), documentos escolares (histórico escolar e/ou declaração de transferência). Os responsáveis pelos alunos menores de idade também deverão apresentar seus documentos pessoais. O aluno que não comparecer à unidade escolar onde foi alocado até o fim do prazo não terá a matrícula efetivada.
A rede estadual de educação tem vagas em todas as cidades do estado e recebeu mais de 60 mil novos alunos inscritos para o ano de 2025. Ao todo mais de 450 mil estudantes se matricularam nos colégios estaduais para as modalidades de ensino parcial, integral, GoiasTec, militar e profissionalizante.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
PC realiza prisão de suspeito de estelionato, em Porangatu
- Acidente5 dias atrás
Acidente na BR-153 mata duas crianças e deixa pai em estado grave
- Acidente5 dias atrás
Acidente na GO-164 tira vida de duas pessoas
- Acidente4 dias atrás
Jovem que residia em Rialma e envolveu em acidente na GO-480 em Goianésia, não resiste e morre
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Homem é preso em flagrante suspeito de violência doméstica, em Crixás
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
PRF apreende carregamento de droga é apreendido pela polícia com nota fiscal de móveis planejados; Assista
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Goiás registra a 59ª vítima de feminicídio
- Acidente4 dias atrás
Em Goiás, motorista provoca acidente, mata motociclista e foge do local