Pesquisadores acreditam que idoso encontrado morto em Vila Propício não sofreu ataque de onça
Pesquisadores da Associação Guardiões do Cerrado, que ajuda a Polícia Civil no caso da morte do idoso que foi atacado por um animal em Vila Propício, acreditam que a vítima não foi atacada por uma onça. Eles estão finalizando um laudo para encaminhar ao delegado responsável pelo caso. A perícia descartou que a morte tenha sido provocada por uma pessoa.
Geraldo Rosa da Silva, de 76 anos, foi encontrado morto no dia 15 de maio com vários ferimentos de mordidas em uma fazenda vizinha. Ele tinha ido levar um recado para o morador. Desde então, a polícia tenta identificar que tipo de animal o atacou.
“Na nossa avaliação, não foi uma onça. As marcas de mordida na botina são muito pequenas. O corpo não tem lesões de garras e não encontramos indícios de onças perto daquela propriedade”, disse o pesquisador e doutorando em biodiversidade animal da Universidade Federal de Goiás, Douglas Santos.
A associação foi chamada pela Polícia Civil por já monitorar onças que vivem próximo à Vila Propício. Eles estiveram no local do ataque e também conversaram com os peritos que fizeram o laudo do ataque.
“Acreditamos que foi um animal de médio porte devido às mordidas na botina. Está mais para um ataque de cães. Não encontramos indícios de que tenha sido um felino. Mas não podemos afirmar que tenham sido os cachorros que vivem na propriedade ou se tinha algum outro passando pela região no momento”, completou Douglas.
O delegado Marco Antônio Maia explicou que aguarda o laudo dos pesquisadores para dar continuidade às investigações. “Não teve testemunhas presenciais. Então, o caso será embasado totalmente nos laudos que estão sendo feitos”, disse.
Enquanto o caso não é esclarecido, moradores da região ficam com medo de sair. A enteada da vítima, Joelma Pereira, pede que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também apure o caso. “Eu gostaria que o Ibama tomasse conta disso para resolver. Depois do que aconteceu, o pessoal andou beirando o rio, teve rastro dela com filhote”, disse.
O Ibama informou que aguarda a conclusão do laudo da perícia técnica e, caso fique constatado que foi um ataque por onça, o caso será encaminhado ao Instituto Chico Mendes, responsável por monitoramento dos animais para que sejam tomadas as providências necessárias.
JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região
Jornalismo é profissional, sério, ético e imparcial, desde 1975 – www.jvonline.com.br
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
VALE SÃO PATRÍCIO
Realizada 5ª Sessão Ordinária de novembro na Câmara de Vereadores de Ceres
Na última terça-feira, dia 27, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária do mês de novembro de 2024. Na oportunidade foram votadas e aprovadas as seguintes matérias:
Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Francisco de Assis Gomes da Silva – Tidão.
Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Sebastião Cândido da Silva.
Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Gasparina Peixoto da Silva.
Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Maria Rosalina de Jesus.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 033/2024 de autoria do Poder Legislativo, institui o “Setembro Amarelo” no calendário oficial do município de Ceres, dedicado à realização de ações de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, e dá outras providências”.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 035/2024 de autoria do Poder Legislativo “Dispõe sobre o direito de toda mulher a ter direito a acompanhante, pessoa de sua livre escolha, durante as consultas e exames, inclusive os ginecológicos, outros procedimentos médicos nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no âmbito do município de Ceres/GO.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 037/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Adote um Campo para Captação de Parcerias para a Implantação, Reforma e Manutenção de Campos Públicos de Futebol Municipais de Ceres/GO e dá outras providências”.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 038/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Permanente de Inspeção de Pontes e Mata-Burros no Município de Ceres/GO, e dá outras providências”.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 039/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o ‘Dia Municipal de Acolhimento do Paciente Oncológico no município de Ceres/GO e dá outras providências”.
Ver. FREDERICO DE OLIVEIRA SANTOS
– Presidente da Câmara Municipal –
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
PC realiza prisão de suspeito de estelionato, em Porangatu
- Acidente5 dias atrás
Acidente na BR-153 mata duas crianças e deixa pai em estado grave
- Acidente6 dias atrás
Acidente na GO-164 tira vida de duas pessoas
- Acidente5 dias atrás
Jovem que residia em Rialma e envolveu em acidente na GO-480 em Goianésia, não resiste e morre
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Homem é preso em flagrante suspeito de violência doméstica, em Crixás
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
PRF apreende carregamento de droga é apreendido pela polícia com nota fiscal de móveis planejados; Assista
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Goiás registra a 59ª vítima de feminicídio
- Acidente4 dias atrás
Em Goiás, motorista provoca acidente, mata motociclista e foge do local