Piscicultura: Pesque-pague em assentamento de Rialma é exemplo de diversificação

Publicados


Entender as potencialidades do seu lote em um assentamento pode fazer toda diferença. Enoque Ferreira Pereira sabia disso. Ao frequentar a escola agrícola, ele percebeu a necessidade de diversificar a produção, não ficar somente no convencional. Com esse conhecimento e aliado às características de sua parcela no assentamento Poções, em Rialma (10.516 habitantes, a 183 quilômetros de Goiânia), ele decidiu trabalhar com peixes.

Sabia que a geografia de minha parcela favorecia a formação de tanques e eu tenho um córrego que passa ao fundo. Estava mais fácil trabalhar com peixes do que com outro tipo de produção”, explica. A grande sacada veio na transformação da parcela em um pesque-pague. “Como minha parcela tem saída direta para a BR-153, fica fácil o cliente vir aqui, pescar e levar o peixe para a casa ou comer aqui mesmo”, diz.

Investindo em um ambiente rústico e familiar, Enoque montou o primeiro tanque com duas espécies de peixe. “Escolhi a piraputanga pela facilidade de adaptação,e a tabatinga por ser um peixe que briga com o pescador e que o pessoal gosta de tirar da água. E também são peixes com boa aceitação no mercado, as pessoas compram fácil. Além disso, em um ano essas espécies podem atingir até 2,5 quilos”, explica. 

Leia Também:  Goianésia: Prefeito Renato de Castro diz que Jalles Fontoura deixou dívida de aproximadamente R$ 40 mi

Atualmente, Enoque conta com seis tanques em seu lote onde cria, além das duas espécies, trabalha com caranha, pintado, piauçu, tucunaré, carpa, tilápia e matrinxã. O desafio agora é diversificar o cardápio e também investir em peixes que não são considerados nobres. “Temos uma clientela que procura por piau e traíra. Queremos atender esse público também”, afirma.

Ele também planeja construir uma piscina infantil e melhorar o pomar para que os clientes apanhem frutas da estação sem custo algum. Enoque mora na parcela com a esposa, três filhos, sogra e irmã. 

O pesque-pague recebe em média 500 pessoas por final de semana. Além de Rialma, Ceres e cidades vizinhas, ele recebe gente de Brasília, Anápolis, Goiânia, Novo Gama, Jaraguá e outras cidades do interior do estado. 

O assentamento Poções tem uma diversidade de produção que chama a atenção. São 67 famílias que entraram na terra em 2001. Os agricultores rurais vendem em quatro feiras da região leite, carne suína, hortaliças, peixe e carne bovina. Além disso, plantam milho coletivamente em 18 alqueires e esperam a produção de 10 mil sacas do produto.

Leia Também:  Ceres: Novo decreto libera bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VALE SÃO PATRÍCIO

Realizada 5ª Sessão Ordinária de novembro na Câmara de Vereadores de Ceres

Publicados

em

Câmara Municipal de Vereadores de Ceres. Foto: Divulgação

Na última terça-feira, dia 27, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária do mês de novembro de 2024. Na oportunidade foram votadas e aprovadas as seguintes matérias:

Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Francisco de Assis Gomes da Silva – Tidão.

Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Sebastião Cândido da Silva.

Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Gasparina Peixoto da Silva.

Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Maria Rosalina de Jesus.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 033/2024 de autoria do Poder Legislativo, institui o “Setembro Amarelo” no calendário oficial do município de Ceres, dedicado à realização de ações de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, e dá outras providências”.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 035/2024 de autoria do Poder Legislativo “Dispõe sobre o direito de toda mulher a ter direito a acompanhante, pessoa de sua livre escolha, durante as consultas e exames, inclusive os ginecológicos, outros procedimentos médicos nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no âmbito do município de Ceres/GO.

Leia Também:  Ceres: Jovem de 21 anos não resiste e morre em UTI

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 037/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Adote um Campo para Captação de Parcerias para a Implantação, Reforma e Manutenção de Campos Públicos de Futebol Municipais de Ceres/GO e dá outras providências”.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 038/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Permanente de Inspeção de Pontes e Mata-Burros no Município de Ceres/GO, e dá outras providências”.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 039/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o ‘Dia Municipal de Acolhimento do Paciente Oncológico no município de Ceres/GO e dá outras providências”.

Ver. FREDERICO DE OLIVEIRA SANTOS

– Presidente da Câmara Municipal –    

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA