Presidida por Talles Barreto, comissão de educação, esporte e cultura inicia trabalhos

Publicados


O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) presidirá os trabalhos da Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Assemblei legislativa durante o biênio 2019-2020. Com foco em debater melhorias para estas áreas em Goiás, a primeira reunião da comissão acontece no dia 11 de março, às 14 horas no Auditório Solon Amaral.

A primeira medida tomada pelo parlamentar, assim que assumiu a presidência, foi de tornar ordinárias as reuniões da comissão uma vez que, somente as comissões de constituição, justiça e redação e a de finanças são realizadas todas as semanas em dias e horários estabelecidos.

Segundo ele, isto irá proporcionar transparência na condução dos trabalhos além de dar voz e representatividade aos segmentos com a realização das reuniões. “Nós sabemos da importância que estas áreas possuem em nosso Estado e desse modo, queremos contribuir para o desenvolvimento delas”, afirmou.

A reunião de segunda-feira irá tratar sobre o orçamento da Universidade Estadual de Goiás (UEG) para 2019, a CPI das Universidades também presidida por Talles Barreto e que investiga irregularidades em instituições de ensino superior e o convite para comparecimento da secretária de educação, Fátima Gavioli, em um reunião para possíveis esclarecimentos.

Leia Também:  Veto a projeto que estende prazo para regularização de barragens começa a tramitar

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

José Machado propõe prioridade para idosos em matrículas na EJA

Publicados

em

O deputado José Machado (PSDB) apresentou o projeto de lei de nº 1662/25, com o objetivo de garantir aos idosos a prioridade na matrícula em escolas da rede pública estadual de ensino que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa busca superar barreiras e assegurar o direito à educação previsto no Estatuto do Idoso, alinhando-se às diretrizes da Política Estadual do Idoso de Goiás.

Destinada a pessoas com 60 anos ou mais, a proposta condiciona a prioridade à oferta de níveis escolares adequados e ao número de vagas disponíveis por turno. O EJA poderá, por meio de políticas afirmativas, instituir outras prioridades. Para realizar a matrícula, o candidato deverá apresentar um documento oficial que comprove sua idade.

O legislador argumenta que é fundamental adaptar as políticas públicas para atender às necessidades específicas da população idosa, incluindo o direito à educação. O EJA desempenha um papel crucial nesse contexto, ao oferecer oportunidades de estudo para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade na educação básica na idade própria.

Leia Também:  Leia a Coluna PRIMEIRA LEITURA do JORNAL DO VALE, por André Marques

Machado destaca que o incentivo à educação na terceira idade traz diversos benefícios, como o estímulo cognitivo, a prevenção de doenças como o Alzheimer, o aumento da autonomia e da autoestima, a promoção da socialização e o combate ao isolamento.

O projeto foi protocolado e seguirá para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA