Projeto que prevê aumento de cartórios em Goiás deve ser votado nos próximos dias

Publicados


O projeto de lei que prevê a reformulação dos serviços extrajudiciais no Estado, com a criação de novos cartórios, deve ser votado na Assembleia Legislativa de Goiás nos próximos dias. De acordo com o deputado estadual Helio de Sousa (PSDB), relator do projeto, após audiências, o relatório está sendo finalizado para ser colocado em votação em breve.

De acordo com o deputado, as alterações feitas dizem respeito à constitucionalidade do texto. “Em momento algum a Assembleia Legislativa vai abrir mão das suas prerrogativas de legislar e permitir que qualquer vacância que acontecer deva ser preenchida através de concurso público”, declarou.

A proposta, prevê a reestruturação de 147 serventias; 43 serão desmembradas, 40 serão criadas e três extintas, resultando em 233 unidades extrajudiciais. Com isso, o Estado contará com acréscimo de 86 novos cartórios.

O desembargador Gilberto Marques Filho afirmou que a reestruturação atende a determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que o objetivo é garantir mais qualidade de atendimento aos usuários de todo o Estado.

Leia Também:  CBMGO terá um dos maiores hangares do país

 

Audiência

Uma audiência pública realizada na última segunda-feira (9) na Assembleia Legislativa de Goiás discutiu o projeto de lei que prevê mudanças no serviço cartorário extrajudicial do estado.

Participaram do debate o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho, o presidente da Associação de Titulares de Cartórios de Goiás (ATC-GO), Pedro Ludovico Teixeira Neto, o presidente e conselheiro da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Rubens Fernando Mendes Campos e o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Bruno Barra Gomes.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás

A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.

Publicados

em

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás. Fotos: Divulgação

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiá

A Polícia Civil (PC), representada pelo Delegado-Geral André Ganga, participou, na tarde desta segunda-feira (14), da apresentação da nova redução em todos os índices de criminalidade em Goiás, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). A queda chega a até 97,31%, no caso de roubo de carga, de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano de 2018. Os homicídios dolosos recuaram 56,07%, o roubo de veículos caiu 93,18% e o roubo a instituições financeiras teve queda de 100%, no período mencionado.
A PC apontou como as investigações criminais foram fundamentais para redução da estatística dos crimes no estado. No comparativo de janeiro a setembro de 2023 e neste mesmo período de 2024, houve um aumento de 13,18% no número de inquéritos policiais remetidos ao Judiciário com autoria; a quantidade de operações saltou, no mesmo período, para 43,57%; e o aumento do número prisões foi de 45,67%. A PCGO também aumentou em 37,2% a quantidade de carteiras de identidades emitidas no período mencionado.
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.

Leia Também:  Presídio de Anápolis é inaugurado nesta sexta-feira

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA