Brasil
Retrospectiva 2020 – Relembre os principais acontecimentos de janeiro
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2020/12/retrospectiva-2020.jpg)
A cidade Wuhan, na China, entrou para a história em 2020 por ser conhecida como o epicentro do novo coronavírus. Em pouco tempo, o vírus tomou todos os continentes do planeta e isso fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse, no fim de janeiro, o estado de emergência global.
Cerveja contaminada
Os primeiros registros de vítimas de lotes contaminados da cerveja Belorizontina, da Backer, em Minas Gerais também preocuparam o país logo no início do ano. Exames laboratoriais identificaram nos lotes a presença da substância dietilenoglicol. Os pacientes apresentaram insuficiência renal aguda e alterações neurológicas.
Lei de abuso de autoridade
A lei entrou em vigor na primeira semana de janeiro de 2020. Além de penas de prisão e multa, o texto prevê ainda sanções administrativas, como a perda ou afastamento do cargo, e cíveis, como indenização, aplicadas a autoridades públicas como policiais, juízes e promotores. Serão consideradas criminosas as condutas praticadas com finalidade de beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou com o objetivo de prejudicar alguém, ou ainda “por mero capricho ou satisfação pessoal”.
Temporais
Temporais atingiram cidades da região Sudeste no início do ano. As Forças Armadas foram acionadas para auxiliar nos locais mais castigados pelas chuvas e alguns estados decretaram situação de calamidade pública.
Acompanhe também a retrospectiva do Repórter Brasil, da TV Brasil:
Nova placa do Mercosul
Começou a valer em janeiro o prazo para que os Departamentos de Trânsito (Detrans) de todo o país concluíssem os procedimentos necessários para implantar a nova placa do Mercosul – obrigatória em casos de primeiro emplacamento.
Base brasileira na Antártica
Oito anos depois do incêndio que destruiu a base brasileira na Antártica, a estação é reinaugurada. O vice-presidente Hamilton Mourão esteve no local.
Obituário
O ex-jogador norte-americano de basquete Kobe Bryant morreu aos 41 anos, após o helicóptero em que ele viajava cair na cidade de Calabasas, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Uma das filhas do ex-jogador, Gianna, de 13 anos, também estava no helicóptero e morreu no acidente. Kobe Bryant é considerado um dos grandes jogadores de basquete do mundo. Ingressou na NBA em 1996 e se aposentou do esporte em 2016, reverenciado como uma das maiores estrelas da NBA. Após se aposentar das quadras, Kobe se tornou o primeiro jogador de basquete a ganhar um Oscar em 2018 pelo curta-metragem Dear Basketball, baseado na carta que ele escreveu para sua despedida das quadras em 2016.
O jornalista Antônio Martins de Vasconcelos morreu, aos 77 anos, em função de complicações decorrentes da esclerose lateral amiotrófica. Antônio Martins foi presidente da antiga Radiobrás, atual Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entre os anos de 1987 e 1990.
Edição: Paula Laboissière e Liliane Farias
![JORNAL DO VALE](https://jornaldovale.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2021/06/neguinho_750.jpg)
BRASIL
PRF alerta sobre golpes envolvendo falsas multas de trânsito
Órgão informa que não envia notificações de multas por e-mail.
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2022/10/Prf-2.jpeg)
A Polícia Rodoviária Federal alerta para um golpe que circula na internet: criminosos enviam e-mails com supostas multas de trânsito e direcionam motoristas para boletos falsos.
A PRF reforça que não envia notificações de multas por e-mail.
As autuações verdadeiras são comunicadas pelos Correios, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou publicadas no Diário Oficial da União.
Caso receba esse tipo de e-mail, a orientação é não clicar em links nem escanear QR Codes.
A consulta oficial de infrações deve ser feita no site da PRF, no campo ‘Nada Consta’, ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- CIDADES6 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- VALE DO SÃO PATRÍCIO4 dias atrás
Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- Acidente5 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- NOTA DE FALECIMENTO3 dias atrás
Falece Lucilene Souza Rodrigues, esposa do ex-vereador e radialista Edson Rodrigues
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
PRF apreende 400 kg de cocaína em carga de milho de pipoca na BR-153, em Uruaçu; Assista
- BRASIL3 dias atrás
No DF, jovem sem filhos é preso por não pagar pensão alimentícia
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
NOTA DE FALECIMENTO – 2º Tenente Gutemberg Bezerra Moraes