Rialma: Vereador Caíque renuncia, mas é cassado do cargo
O vereador Carlos Henrique de Mendonça Artiaga, o Caíque, que vinha enfrentando problemas políticos e pessoal, decidiu hoje (27), pela manhã, através de carta enviada para o presidente da Câmara Municipal de Rialma, Ismael Rosa de Almeida Filho, renunciar seu mandato.
No entanto, a Câmara de Vereadores de Rialma, cassou seu mandato hoje em sessão extraordinária, que já estava designada para às 14:00 horas de hoje.
Leia a carta enviada por Carlos Henrique:
Rialma 27 de Junho de 2016.
Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Rialma
Ismael Rosa de Almeida Filho
Venho através desta via, com a máxima consideração e o total respeito ao povo de Rialma e pela função exercida pela Câmara Legislativa, casa da representatividade municipal na sua pluralidade e da democracia municipal, apresentar minha renúncia, a partir do dia de hoje, ao mandato de vereador eleito pelo povo, mandato que teve início em 01.01.2013 e que deveria se findar e, 31.12.2016.
Independentemente da grande honra que é ser vereador, decidi em consciência que me resta renunciar, perante os grandes desafios dentro desta casa que tenho enfrentado, dentre eles perseguição política pelos meus pares, além de estar sofrendo de graves patologias, já devidamente comprovadas, através de laudos e atestados médicos.
Quanto ao processo de cassação ao qual respondo, digo aos meus eleitores que sou inocente. As acusações que me são imputadas são, no mínimo ridículas para mover uma cassação, como a que ocorre. Sou acusado de prestar informações sobre uma seção extraordinária, que realmente ocorreu, onde foi votado os reajustes dos vereadores e servidores, o que, em tese, geraria aumento nos ganhos de todos. Meus pares me acusam de ter tirado vantagem política de tal fato, como se isso fosse possível, uma vez que o povo de Rialma por si só tem opinião a respeito do fato.
Contudo, não tendo forças físicas para lutar nesse momento, é que renuncio, ou seja dou aos meus “colegas caçadores” a minha, tão sonhada por todos eles, retirada, uma vez que sou apenas eu contra os demais 8 (oito).
Diante dos tempos duros que nos esperam de real emergência social, que a minha experiência, o meu empenho melhor poderão servir na resolução dos problemas concretos de pessoas concretas, assim que me recuperar das moléstias que me acometem.
Nesse sentido, ao longo de quase três mandatos, creio ter ajudado a prestigiar nossa querida Rialma e contribuído para a diminuição das desigualdades e exclusão social no nosso país.
A Casa Legislativa é a casa da democracia e os partidos políticos os seus pilares insubstituíveis e incontornáveis. Estou certo que chegará um dia em que o reconhecimento da pluralidade de modelos de representação política aclamará esta casa, que não mais terá conluios contra seus pares que divergem da maioria; este é o grande sonho da democracia.
É com tristeza que me afasto das funções de vereador, mas estou certo e ciente de que serei como já referi, mais útil aos rialmenses quando estiver gozando de minha plena saúde.
Porém, quero agradecer, uma vez mais, ao povo de Rialma, que me acompanhou, apoiou e defendeu, durante todos meus mandatos. O sucesso eleitoral que tive a honra de encabeçar deveu-se a gente extraordinária, generosa de coragem. Guardá-los-ei sempre nas minhas mais gratas recordações.
Estou seguro de que todos nós, independentemente do lugar onde exerceremos o nosso dever de cidadania, saberemos cumprir as nossas responsabilidades e responder com honra aos desafios do nosso tempo.
Com os meus respeitos e cumprimentos,
Carlos Henrique de Mendonça Artiaga.
Essa matéria pode ser atualizada a qualquer momento!
POLÍTICA
Karlos Cabral requer mudanças na política de compra de alimentos da agricultura familiar
Com o intuito de instituir a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar, o deputado Karlos Cabral (PSB) apresentou um projeto para alterar a Lei n° 19.767, de 18 de julho de 2017. A propositura, de n° 2674/24, recebeu voto em separado, apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) pelo líder do Governo, Talles Barreto (UB), em que requereu diligência para colher o parecer das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Relações Institucionais sobre o tema. A matéria já retornou à CCJ, com os devidos documentos oriundos da diligância. Com isso, tão logo os trabalhos da comissão sejam retomados, após o dia 17 de fevereiro, o projeto deverá entrar em pauta de votação.
O objetivo da iniciativa é aprimorar a política existente com o intuito de fomentar o setor, promover a inclusão social e econômica dos agricultores familiares e, simultaneamente, impulsionar o fornecimento de alimentos para o Governo, em especial para a educação pública.
As alterações propostas incluem aumentar de 30% para 40% o porcentual obrigatório de aquisição direta da produção dos agricultores familiares pelo Governo do Estado. O projeto prevê que, quando comprados de família rural individual, será feita no nome da mulher, em no mínimo 50% do valor adquirido.
Além disso, a proposta visa a fomentar ainda mais as ações para o fortalecimento da agricultura familiar em Goiás, por meio do aumento da aquisição direta de alimentos pelo Governo para abastecer diferentes áreas, como educação (merenda escolar), sistema carcerário e outros.
Cabral enfatiza que, de acordo com os dados da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), cerca de dois terços da produção de frutas, verduras e legumes da horticultura, em todo o País, são cultivados pelos agricultores e empreendedores familiares. “Ao comprar diretamente dos agricultores familiares, os órgãos públicos garantem qualidade nutricional e frescor, uma vez que esses alimentos chegam às mesas dos cidadãos logo após a colheita. Essa prática contribui para a redução de defensivos agrícolas, reduz o desperdício alimentar, promove a diversificação da produção, fortalece as comunidades rurais economicamente e socialmente. Valorizar o trabalho árduo dos agricultores e garantir um abastecimento responsável são metas essenciais nesse processo.”
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
- CIDADES4 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- ESTADO7 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- ARTIGO5 dias atrás
Disputa de herança
- VALE DO SÃO PATRÍCIO1 dia atrás
Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- CIDADES6 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- Acidente3 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte