Pesquisar
Close this search box.
tornado em SC

Santa Catarina registra três tornados em um só dia e causa estragos no Oeste do estado

Os tornados tiveram curta duração, mas provocaram danos intensos e concentrados. Em Dionísio Cerqueira, uma casa foi arrancada pela força do vento, e ao menos 60 residências
Imagem mostra como ficou rua e casa após tornado em Dionísio Cerqueira — Foto: Defesa Civil de Dionísio Cerqueira

publicidade

Três tornados atingiram municípios do Oeste de Santa Catarina na sexta-feira (7), causando destruição significativa em Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes. De acordo com a Defesa Civil Estadual, os tornados foram confirmados por análises de radar, inspeções em campo e registros fotográficos dos danos. A passagem de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical criou um ambiente altamente instável que favoreceu a ocorrência desses fenômenos meteorológicos.

Os tornados tiveram curta duração, mas provocaram danos intensos e concentrados. Em Dionísio Cerqueira, uma casa foi arrancada pela força do vento, e ao menos 60 residências, uma escola, uma igreja e uma empresa sofreram danos, levando o município a decretar situação de emergência. Dois moradores ficaram feridos, e cerca de 30 pessoas foram desalojadas. Em Xanxerê, um ônibus tombou devido à força dos ventos, que também causaram danos em 125 casas. Em Faxinal dos Guedes, telhados foram danificados e árvores arrancadas.

Os ventos registrados pelos tornados ultrapassaram 100 km/h, trazendo ainda queda de árvores, destelhamentos e bloqueio de estradas. A Defesa Civil afirma que Santa Catarina é um dos estados brasileiros com maior incidência desses fenômenos, atribuída à sua posição geográfica, onde massas de ar quente e frio se encontram com frequência, especialmente na primavera, o que favorece tempestades severas e a formação de tornados. A população foi alertada para evitar áreas de risco e buscar abrigo seguro diante da persistência de ventos fortes na região.

Leia Também:  Deborah Secco mostra treino em casa e comemora rotina fitness: ‘Orgulho de mim’

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

 

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade