Senador Vanderlan defende mais investimento em energia limpa

Publicados


O Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) aproveitou o pronunciamento no Plenário, ontem (12), para descrever suas impressões da recente viagem que fez a Espanha para participar do maior congresso de telefonia móvel do mundo, o Mobile World Congress (MWC). Ele também prestou contas da visita a Portugal, onde conheceu usinas de geração de energia solar.

O senador chamou atenção para os avanços nas usinas de energia termossolar, que aproveitam até 60% dos raios solares, e dos projetos de armazenamento de eletricidade a baixo custo. “Visitei também Usinas Termo-Solares, na cidade de Sevilha, na Espanha e na cidade de Évora, em Portugal, para conhecer tecnologias sobre geração e armazenamento de energia solar para implementar no Brasil, e em especial no estado de Goiás, que sofre com a crise de energia devido à falta de investimentos por parte da Enel, que adquiriu a Celg”, explicou.

Leia Também:  Data-base de 4,83% para servidores públicos do Poder Executivo passa em segunda votação

Conforme o senador, o Brasil precisa investir mais na geração de energia solar. “O Brasil tem uma grande capacidade de geração de energia solar e, por isso, precisamos adotar novas tecnologias para que novas usinas sejam implantadas no país visando aumentar a matriz energética solar. O estado de Goiás está incluído no que se denomina de “Cinturão do Sol”, onde o sol brilha a maior parte do ano e reúne grande potencial para geração de energia solar”, explicou.

Ao pedir atenção às alternativas de geração de energia no Brasil, Vanderlan citou vantagens no investimento em pequenas centrais hidrelétricas (PCH), como a regularização da vazão dos rios e o aumento da arrecadação dos municípios. Ele protestou contra o crescimento da “energia suja” das usinas movidas a gás e óleo diesel e criticou a facilidade do licenciamento para essa modalidade de geradoras no país.

“No Brasil se fala muito em geração de emprego e renda. Se nós tivermos um país com um crescimento de sua dimensão, esses projetos serão aprovados e também realizados. Mas, para isso, nós temos que fazer o dever de casa. Não se pode falar em crescimento sem energia”, argumentou.

Leia Também:  Campeonato Goiano de futebol começa hoje com jogo transmitido pela TV Assembleia e aplicativo Deputados Aqui

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

José Machado propõe prioridade para idosos em matrículas na EJA

Publicados

em

O deputado José Machado (PSDB) apresentou o projeto de lei de nº 1662/25, com o objetivo de garantir aos idosos a prioridade na matrícula em escolas da rede pública estadual de ensino que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa busca superar barreiras e assegurar o direito à educação previsto no Estatuto do Idoso, alinhando-se às diretrizes da Política Estadual do Idoso de Goiás.

Destinada a pessoas com 60 anos ou mais, a proposta condiciona a prioridade à oferta de níveis escolares adequados e ao número de vagas disponíveis por turno. O EJA poderá, por meio de políticas afirmativas, instituir outras prioridades. Para realizar a matrícula, o candidato deverá apresentar um documento oficial que comprove sua idade.

O legislador argumenta que é fundamental adaptar as políticas públicas para atender às necessidades específicas da população idosa, incluindo o direito à educação. O EJA desempenha um papel crucial nesse contexto, ao oferecer oportunidades de estudo para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade na educação básica na idade própria.

Leia Também:  Encerramento das Atividades

Machado destaca que o incentivo à educação na terceira idade traz diversos benefícios, como o estímulo cognitivo, a prevenção de doenças como o Alzheimer, o aumento da autonomia e da autoestima, a promoção da socialização e o combate ao isolamento.

O projeto foi protocolado e seguirá para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA