Pesquisar
Close this search box.
Cidades

Tremor de terra é registrado em Estrela do Norte e Mara Rosa, assustando moradores

O observatório sismológico da UnB confirmou terremoto de 3,7 graus na Escala Richter. Geólogo explicou que existe falha muito antiga na região, que provoca os tremores.

publicidade

Os moradores das cidades de Estrela do Norte e Mara Rosa, acordaram assustados durante a madrugada desta sexta-feira (15) por causa de um tremor de terra. O terremoto foi confirmado pelo observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e teve 3,7 na escala Richter.

Os efeitos de um terremoto dependem de sua magnitude na escala Richter. Até a magnitude 1,9, por exemplo, só sismógrafos são capazes de detectar o tremor. Os primeiros danos aparecem em magnitudes entre 4 e 4,9, com quebra de janelas e outros objetos. Com magnitudes entre 7 e 7,9, prédios podem sair de suas fundações e rachaduras aparecem no solo.

Conforme o observatório, a escala Richter é uma forma de medir a magnitude dos terremotos com base nas ondas sísmicas que se propagam a partir do local de origem do tremor no subsolo. A escala, em princípio, não tem limites, mas terremotos com magnitude 10 ou superior nunca foram registrados.

O chefe do observatório sismológico da UnB, Marcelo Rocha, contou que o tremor foi de 3,7 graus na Escala Richter, também conhecida como escala de magnitude local. Este foi o 15º terremoto registrado na região Norte do estado desde 2010. “É possível ser sentido, especialmente pelas comunidades que estejam mais próximas do epicentro. É um tremor que não oferece grandes riscos para a integridade de casas”, destacou Rocha.

Leia Também:  Casal é flagrado fazendo sexo em Jet Ski

De acordo com o professor da UnB, o epicentro do terremoto foi a 11 km de distância do centro de Estrela do Norte e 30 km de Mara Rosa. Rocha explicou que o tremor pode ser considerado de porte médio para os padrões brasileiros.

O geólogo esclareceu que os tremores na região acontecem porque existe uma falha geológica muito antiga, que acaba comprimida por placas oceânicas.

 

Moradores se assustaram

O abalo foi sentido também por moradores de Mara Rosa, Santa Tereza de Goiás e Amaralina. Muitos acordaram devido ao forte chacoalhar da terra e ao alto barulho provocado, o que pôde ser comprovado pela movimentação nos grupos de WhatsApp dos moradores da região logo após o ocorrido.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade