Saúde
UFG desenvolve teste rápido que detecta Covid-19 pela saliva
Conforme a UFG o exame fica pronto em menos de duas horas, identifica a presença do vírus já no 1º dia de sintomas e tem baixo custo. Projeto está em fase final de validação e em seguida, seguirá para aprovação da Anvisa
Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram um novo teste para o coronavírus que é capaz de detectar o vírus pela saliva. Conforme a instituição, o exame é rápido, barato e capaz de identificar a presença da doença já no primeiro dia de sintomas, além de o resultado sair em menos de duas horas, o que possibilita o tratamento e o isolamento do paciente logo no início da infecção.
A pesquisa do teste, que foi batizado de RT-LAMP, é realizada desde março pelos institutos de Química e de Ciências Biológicas da UFG. Segundo a coordenadora do projeto, Gabriela Rodrigues Mendes Duarte, os testes estão em fase de validação.
Até esta quinta-feira (22), cerca de 140 funcionários da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passaram pelos testes. De acordo com a pesquisadora, o grupo foi escolhido por conta da alta exposição ao risco de contaminação pelo vírus.
“Nós estamos comparando o novo teste com o RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da Covid19. Até o momento, os resultados concordaram 100% com a RT-PCR”, afirmou a pesquisadora.
Ainda segundo a pesquisadora, assim que finalizada a fase de validação, o que deve acontecer nos próximos dias, o resultado será enviado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o teste possa ser aprovado e, sem seguida, disponibilizado em larga escala.
Sobre o fornecimento do novo teste para a população, a Secretária de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que é preciso aguardar a validação do teste antes de definir qualquer uso.
Resultado rápido e custo baixo
Conforme a instituição, as vantagens do teste em relação aos outros tipos de exames disponíveis é que ele é mais simples e rápido. A pesquisadora explica que o resultado do RT-LAMP pode ser realizado em um tempo inferior a duas horas, enquanto um teste baseado em PCR leva cerca de 6 horas.
Além disso, o custo do teste é cerca de 10 vezes menor do que o PCR, além de não necessitar de instrumentação cara, pois a reação ocorre em temperatura constante.
Segundo Gabriela, a reação de amplificação do RNA é realizada em 30 minutos. A leitura dos resultados é colorimétrica, a qual permite a detecção simples e rápida, feita a olho nu. Com G1
JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
BRASIL
“Hunting Sniper” e a Indução ao Gasto Constante: Especialistas explicam o que diz a Lei Brasileira
Jogo Popular Está na Mira de Denúncias por Práticas Abusivas e Exploração Psicológica.
A frequência excessiva de anúncios dentro do jogo tem sido apontada como um fator negativo para a saúde mental dos jogadores, criando um ambiente de jogo estressante e desgastante.
Após a Tour 15, os baús de recompensa perdem sua relevância, não fornecendo mais upgrades significativos ou novas armas. A situação se agrava na Tour 16, onde os jogadores enfrentam adversários com equipamentos superiores, quase forçando a compra de armas melhores para manter a competitividade. “Em níveis avançados, o jogo quase impede o progresso sem a aquisição de novas armas”, comenta Dr. Abreu, que, mesmo com a compra de apenas dois Passes de Caça, possui a pior arma disponível em seu nível atual, o que evidencia a desigualdade no sistema de jogo.
Análise Jurídica
O Dr. Anselmo Costa, especialista em crimes digitais, destaca que o “Hunting Sniper” pode estar violando várias leis brasileiras:
- Código de Defesa do Consumidor (CDC):
- Venda Casada: Condicionar o progresso no jogo à compra de itens extras pode ser considerado uma prática abusiva.
- Propaganda Enganosa: A falta de transparência sobre como avançar no jogo sem compras pode configurar publicidade enganosa.
- Lei de Crimes contra a Economia Popular:
- Jogos de Azar: Se o mecanismo de compras dentro do jogo se assemelha a uma “aposta” com resultados incertos, pode ser ilegal.
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
- Exploração Econômica: Práticas que induzem crianças e adolescentes ao consumo são potencialmente ilegais.
- Marco Civil da Internet:
- Transparência: Manipulação de dados para favorecer quem gasta mais pode violar o princípio da transparência.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ESTADO6 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- CIDADES3 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Técnico contábil é morto a tiros em frente à advogada que estava com bebê, em Goiás; Assista
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
PMGO prende homem com drogas e munições após fuga e colisão na BR-153
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- ARTIGO4 dias atrás
Disputa de herança
- CIDADES5 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista