Cultura

198 anos das Cavalhadas de Pirenópolis é homenageada na Câmara dos Deputados

A homenagem foi proposta pelo deputado federal Dr. Zacharias Calil.

Publicados

198 anos das Cavalhadas de Pirenópolis é homenageada na Câmara dos Deputados. Fotos: Divulgação

Na manhã do dia (2), o plenário da Câmara dos Deputados foi palco de uma sessão solene em homenagem aos 198 anos das Cavalhadas de Pirenópolis de Goiás no Vale do São Patrício. A solenidade foi proposta pelo deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB) e contou com a presença de autoridades pirenopolinas e ainda, o ex-governador de Goiás e presidente do PSDB, Marconi Perillo, atualmente morador do município.

O espetáculo homenageado surgiu no século XVII e é realizado anualmente no início de maio. As cavalhadas são uma comemoração ao Divino Espírito Santo, com uma demonstração da batalha entre os mouros e os cristãos que se vestem com roupas coloridas típicas e apresentam suas habilidades e destrezas no manuseio de suas montarias.

Conforme proposto pelo deputado goiano, a sessão solene é para valorizar um dos momentos mais esperados do calendário cultural do goiano e para reconhecer uma das mais significativas cavalhadas do Brasil, festa que virou símbolo e modelo para outras cidades, como Jaraguá e várias outras cidades de Goiás.

Leia Também:  Goianésia: Em setembro, 19 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 e mais de 11 mil receberam a 2ª dose da vacina

“É uma festa que atrai turistas de diversas partes do país, encantando a todos com uma riqueza cultural e histórica. A solenidade será uma oportunidade de vivenciar e celebrar as tradições do povo goiano e valorizar nossa cultura”, explicou Calil.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VALE DO SÃO PATRÍCIO

Ceres: Transferência do Coronel Lusdenes da regional Ceres gera insatisfação

Conforme informações, autoridades e políticos da região estão se mobilizando para reverter a situação.

Publicados

em

Lusdenes Rodrigues Alencar, o Coronel Lusdenes. Foto: Redes Sociais

Nesta terça-feira (16), a imprensa foi informada da transferência de Lusdenes Rodrigues Alencar, o Coronel Lusdenes do Comando Regional de Ceres no Vale do São Patrício após determinação do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

A decisão pegou todos de surpresa, já que as mudanças de tal natureza ocorrem quando os resultados na segurança pública não são satisfatórios. Desta forma, a referida decisão gerou insatisfação tanto na tropa quanto nos municípios que compõe o comando regional, revelando uma falta de planejamento.

O trabalho de polícia comunitária que foi e está sendo desenvolvido com todas as forças de segurança pública na região, e do operacional reconhecido pela redução dos índices de criminalidade, uma marca registrada do atual comando. Ademais, a comunidade, que acompanha de perto o trabalho diferenciado e transparente desde a chegada de Lusdenes, está determinada a buscar sua permanência.

Desta forma, autoridades e políticos da região estão se mobilizando para reverter a situação, buscando diálogo com o Secretário de Segurança Pública e o Governo do Estado. A mobilização se deve ao reconhecido trabalho desenvolvido na região, caracterizado pela união das forças de segurança pública com o comércio, prefeituras e autoridades da persecução penal.

Leia Também:  Prefeitura de Ceres disponibiliza cadastro para receber Auxilio Emergencial Municipal

O Coronel Lusdenes informou que não manifestou interesse em ir para o local determinado. Assim, evidenciada a importância da continuidade do trabalho de Lusdenes no Comando Regional de Ceres, um líder que tem demonstrado resultados positivos e conquistado a confiança da comunidade e das autoridades locais.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA