Novatos e veteranos da política goiana
A partir do dia 01 de fevereiro, os candidatos eleitos ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa tomam posse para exercer o mandato eletivo. Goiás elegeu um novo senador, 17 deputados federais e 41 deputados estaduais, dos quais há muitos estreantes e outros que já possuem uma vasta experiência na vida política. A expectativa é que haja uma renovação na política goiana com os novatos eleitos.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeu seis deputados federais, com a metade de estreantes dos que tomarão posse. Na Assembleia Legislativa, o partido também fez maioria, sendo sete os deputados estaduais eleitos, seguido pelo PMDB, PTB e PSD, com cinco deputados cada partido, quatro do PT, dois dos partidos PR, PSL e PHS. Os partidos DEM, SD, PRP, PDT, PSC, PMN, PCdoB, Pros, PRTB elegeram um deputado cada. Ao todo – Senado, Câmara e Assembleia –, são cerca de 10 estreantes no cenário político do Estado.
NOVATOS SENADOR
- Ronaldo Caiado: Por Goiás, o médico e agropecuarista Ronaldo Caiado (DEM) estreia no Senado Federal. Com uma votação histórica no Estado, eleito com mais de 1 milhão de votos – 1.283.665 no total – Caiado, apesar de estrear no Senado, é antigo conhecido de Brasília, visto que exerceu mandato como deputado por cinco vezes.
Deputados Federais
- Waldir Soares (PSDB): Campeão de votos por Goiás, delegado Waldir Soares (PSDB), que recebeu 274.625 votos. Com o slogan “45 do calibre e 00 da algema”, delegado Waldir defende leis mais duras e a reforma do Código Penal Brasileiro.
- Daniel Vilela (PMDB): Eleito com 179.214 votos, Daniel Vilela foi o segundo candidato mais votado para o cargo. Filho do ex-governador e atual prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela, Daniel já foi vereador de Goiânia e deputado estadual, líder do partido na Casa.
- Giuseppi Vecci (PSDB): Esta foi a primeira eleição que o empresário disputou, recebendo 120.283 votos, tendo ficado como o quarto deputado mais votado. Apesar da estreia nas urnas, Giuseppi Vecci tem experiência na administração pública ao ter sido secretário de Gestão e Planejamento do governardor Marconi Perillo (PSDB), secretário de Estado e secretário de Fazenda.
- Alexandre Baldy (PSDB): Com 107.544 votos, Baldy também é novato nas urnas, sendo esta sua primeira disputa eleitoral. O deputado participou da administração pública como secretário de Indústria e Comércio na gestão Marconi, considerado por muitos o sucessor natural do governador.
- Marcos Abraão (PPS): Eleito com 92.347 votos, o economista e estreante nas urnas Marcos Abraão tem tradição na política goiana, já que é sobrinho da senadora Lúcia Vânia (PSDB). Na administração pública, foi presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab).
- Lucas Vergílio (SD): Filho do deputado federal Armando Vergílio (SD) – que encerrou seu mandato na Câmara Federal – Lucas tem 27 anos e promete renovação na política. Eleito com 78.387 votos, o jovem foi o único candidato lançado por seu partido no Estado para ocupar uma cadeira em Brasília.
- Fábio Sousa (PSDB): Eleito por média, com 82.204 votos, o pastor Fábio Sousa fará sua estreia na Câmara Federal, mas sua carreira como político começou cedo, tendo sido eleito o vereador mais votado de Goiânia, em 2004 e conquistado o prêmio de político revelação.
Deputados Estaduais
- Adriana Accorsi (PT): Delegada Adriana Accorsi disputou sua primeira eleição em outubro do ano passado, obtendo 43.424 votos. Filha do ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi (já falecido), a parlamentar já atuou na gestão pública como secretária de Defesa Social, e superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
- Virmondes Cruvinel (PSD): Novato na Assembleia Legislativa ao receber 37.655 votos, Virmondes é um veterano na política, sendo por três mandatos vereador de Goiânia. Como parlamentar pretende propor políticas de revalorização da UEG e estímulo à ciência e tecnologia.
- Marquinho do Privé (PSDB): Empresário de Caldas Novas, Marquinho do Privé foi eleito com 37.273 votos. Atualmente, é vice-prefeito do município e proprietário da rede hoteleira Grupo Privé. Esta foi sua primeira disputa ao legislativo.
- Zé Antônio (PTB): Aos 25 anos, José Antônio da Silva Netto, natural de Itumbiara, disputou sua primeira eleição ao legislativo goiano e obteve 37.061 votos. Zé Antônio, apesar de jovem, já foi vereador (eleito com 19 anos) e, atualmente, é vice-prefeito de Itumbiara.
- Jean Carlo (PHS): Eleito com 34.872 votos, o advogado Jean Carlo recoloca a cidade de Itaberaí no mapa político de Goiás. Debutante na Assembleia Legislativa, o deputado carrega as bandeiras de desenvolvimento e geração de empregos.
- Gustavo Sebba (PSDB): Em sua primeira disputa eletiva, Gustavo Sebba recebeu 33.760 votos. Natural de Catalão, o jovem – que tem 27 anos – apesar de novato, tem raízes políticas, já que seu pai Jardel Sebba (PSDB) é o atual prefeito de Catalão e esteve na Assembleia por três mandatos.
- Lêda Borges (PSDB): Eleita pela primeira vez como deputada estadual, com 32.217 votos, apesar de estreante, Lêda Borges tem um vasto currículo na política, tendo sido a segunda vereadora mais votada de Valparaíso. Lêda ainda foi a primeira mulher eleita prefeita do município e comandou a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR).
- Diego Sorgatto (PSD): Estreante, conquistou 32.162 votos. Mesmo jovem, com 24 anos, já tem uma certa experiência na gestão pública, visto ter sido eleito, em 2008, vereador por Luziânia e ter sido secretário de Cultura, de Esporte e Lazer, além de secretário extraordinário de Administração do Jardim Ingá.
- Lissauer Vieira (PSD): Eleito com 29.676 votos, Lissauer disputou as eleições representando o município de Rio Verde, no Sudoeste goiano. Agricultor e iniciante na política, o deputado eleito pretende agir em defesa do pequeno produtor rural.
- Renato de Castro (PT): O empresário, natural de Anápolis, foi eleito para o legislativo goiano com 23.219 votos. Sua primeira disputa eleitoral foi como vice-prefeito de Goianésia, tendo assumido a prefeitura no final de 2012.
- Antônio (PDT): Médico, Antônio Carlos Caetano de Moraes recebeu 21.155 votos para deputado estadual. Em 2009, foi eleito vereador em Trindade, além de ser presidente e fundador da Associação Beneficente Pai Eterno.
- Eliane Pinheiro (PMN): Com 19.778 votos, Eliane é novata no legislativo, mas tem experiência na política goiana ao ter coordenado as campanhas de políticos tradicionais como Lídia Quinan e Fernando Cunha, que já passaram pelo Congresso Nacional.
- Charles Bento (PRTB): Eleito com 19.429 votos, Charles Bento estreia na como deputado estadual, mas já disputou as eleições para o cargo em 2010, não sendo eleito. Já foi vereador de Goiânia;
- Lucas Calil (PSL): Aos 26 anos, Lucas Calil debuta no legislativo goiano com a marca de 18.128 votos. Com a promessa de renovação da política, Lucas foi militante do PSDB desde os 16 anos, tendo sido presidente da Juventude Estadual.
- Sérgio Bravo (PROS): Eleito com 8.607 votos, Sérgio Bravo deixa o cargo de vereador de Senador Canedo para assumir cadeira na Assembleia Legislativa. Esta foi sua primeira disputa ao legislativo do Estado.
- Francisco Oliveira (PHS): Eleito com 24.889 votos, Francisco Oliveira é novato na Assembleia Legislativa, mas já foi vereador de Goiânia por três mandatos, tendo exercido a presidência. Ex-secretário de Articulação Política do governo Marconi Perillo (2005 – 2006).
- Santana Gomes (PSL): Eleito (por média) pela primeira vez ao cargo de deputado estadual, com 12.674 votos, Santana pretende defender na Assembleia a causa da moradia.
VETERANOS
Senador (a)
- Lúcia Vânia: Considerada uma veterana da política goiana, a senadora Lúcia Vânia, do PSDB, continua a representar Goiás no Congresso Nacional. De 1975 a 1979, foi primeira-dama do Estado e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Lúcia Vânia foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal por Goiás.
- Wilder de Morais: Assumiu a vaga do ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM) – envolvido no escândalo da Operação Monte Carlo da Polícia Federal. Engenheiro civil por formação e empresário, Wilder chegou a participar da gestão do governador Marconi Perillo (PSDB) como secretário de Infraestrutura, assumindo a pasta por 17 meses.
Deputados Federais
- Flávia Morais (PDT): Reeleita com 159.122 votos, Flávia tem uma extensa experiência na vida política, atuando na defesa do social e das minorias. Já foi primeira-dama de Santa Barbará e de Trindade, assumindo as Secretarias de Assistência Social e atuou na Assembleia Legislativa por dois mandatos.
- Magda Moffato (PR): Natural de Limeira (SP), Magda foi reeleita para ocupar uma cadeira na Câmara Federal, com 118.458 votos. Ex-prefeita de Caldas Novas, a empresária – que é dona do Grupo Diroma – também já foi deputada estadual e vereadora por três mandatos.
- Rubens Otoni (PT): Militante do PT, Rubens Otoni conquistou 115.874 votos, indo para seu quarto mandato como deputado federal. Com uma trajetória política ligada aos movimentos sociais, Otoni participou da fundação do PT, tendo sido presidente estadual do partido por quatro vezes e já foi deputado estadual por dois mandatos.
- Célio Silveira (PSDB): Na política desde 1996, quando foi eleito vice-prefeito de Luziânia, Célio Silveira chega à Câmara Federal com o total de 110.992 votos. Veterano, já presidiu a Assembleia Legislativa, além de ter sido prefeito de Luziânia por dois mandatos seguidos.
- João Campos (PSDB): Delegado e pastor, João Campos parte para seu quarto mandato como deputado federal, eleito com 344 votos. Na administração pública, já foi secretário de Segurança Pública. No Congresso Nacional é presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE)
- Jovair Arantes (PTB): Com 92.945 votos, Jovair Arantes cumprirá seu sexto mandato consecutivo na Câmara Federal. Na política desde 1989, o cirurgião-dentista foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito da cidade na chapa encabeçada por Darci Accorsi (já falecido).
- Heuler Cruvinel (PSD): Reeleito com 90.877 votos, Heuler Cruvinel já foi secretário de governo e Habitação de Rio Verde. Como parlamentar, conseguiu mais de 206 milhões de reais em recursos que foram destinados a saúde, educação, moradia, agricultura, segurança, infraestrutura e agronegócios.
- Roberto Balestra (PP): Veterano e experiente na política, Balestra possui sete mandatos consecutivos como deputado federal. Conquistou 85.534 votos. Na Câmara, é membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
- Thiago Peixoto (PSD): Reeleito (por média) com 79.666 votos, Thiago Peixoto licenciou-se de seu primeiro mandato para assumir a Secretaria de Educação no governo Marconi, promovendo uma grande reforma educacional. Antes mesmo de tomar posse para o segundo mandato na Câmara, Thiago foi nomeado secretário de Gestão e Planejamento.
- Pedro Chaves (PMDB): Assumirá seu quinto mandato consecutivo como deputado federal, eleito com 77.925 votos na última eleição. Engenheiro civil por formação, Pedro Chaves ocupou o cargo de secretário de Transportes e Obras Públicas de Goiânia e exerceu mandato na Assembleia Legislativa.
Deputados Estaduais
- Mané de Oliveira (PSDB): De volta à Assembleia Legislativa, 28 anos depois de ter sido eleito pela primeira vez, Mané de Oliveira recebeu 62.655 votos, sendo o candidato mais bem votado. Levantou a bandeira da Segurança Pública e endurecimento das leis, visto que seu filho, o jornalista esportivo Valério Luiz, assassinado em 2012.
- Paulo Cézar Martins (PMDB): Eleito com 54.629 votos, Paulo Cézar vai exercer seu terceiro mandato na Assembleia, assumindo no ano passado a 1ª vice-presidência da Casa.
- Lincoln Tejota (PSD): Filho de políticos – Sebastião Tejota, que foi deputado estadual por três mandatos e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da ex-deputada estadual Betinha Tejota – Lincoln, apesar de jovem, foi reeleito com 45.091 votos
- José Vitti (PSDB): Advogado por formação e empresário do ramo do minério, José Vitti foi reeleito com 43.867 votos. Como parlamentar, tem atuado pela defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
- Henrique Arantes (PTB): Reeleito com 42.414 votos, Henrique Arantes tem uma extensa trajetória política, tendo sido militante do movimento estudantil. Filho do deputado federal Jovair Arantes, não nega a vocação política, eleito em 2008 vereador de Goiânia e, em 2011, Henrique foi nomeado secretário Estadual de Cidadania e Trabalho.
- Bruno Peixoto (PMDB): Com 37.826 votos, Bruno exercerá mandato de deputado estadual pela segunda vez. Bruno exerceu dois mandatos como vereador de Goiânia, sendo o campeão de votos em 2008.
- Iso Moreira (PSDB): Rumo ao quinto mandato, Iso Moreira foi reeleito com 37.430 votos. Com ampla experiência política, também foi prefeito do município de Simolândia, considerado uma liderança expressiva do Nordeste goiano.
- Adib Elias (PMDB): Retornando à Assembleia Legislativa, Adib Elias foi eleito com 36.732 votos. Tendo sido eleito por dois mandatos, de 1995-1999 e 1999-2003. O parlamentar também foi prefeito de Catalão, de 2001 a 2004, renunciando ao mandato de deputado estadual.
- Talles Barreto (PTB): Primeiro suplente, foi efetivado na Assembleia Legislativa em 2013. Chega ao seu segundo mandato, eleito com 36.639 votos. Talles iniciou sua carreira política nos movimentos estudantis no final da década de 1980.
- Cláudio Meirelles (PR): Vereador de Goiânia por quatro mandatos, Cláudio Meirelles é um político experiente, reeleito como deputado estadual com 36.176 votos. Filho do ex-deputado Olinto Meirelles, Cláudio ainda foi presidente da Câmara de Goiânia de 2004 a 2006.
- Álvaro Guimarães (PR): Com 35.660 votos, Álvaro Guimarães segue para cumprir sua quinta legislatura. Em 1989, se tornou deputado estadual pela Constituinte e em 1998 ficou na suplência da Casa. Iniciou em 1972, quando foi eleito vereador de Itumbiara.
- Valcenôr Braz (PTB): Natural de Luziânia, Valcenôr recebeu 34.771votos, sendo eleito para exercer segundo mandato como deputado estadual. Veterano da política no Estado, já foi vereador e prefeito de Luziânia.
- Helio de Sousa (DEM): Eleito com 31.137 votos para exercer o quinto mandato, Helio de Sousa é o atual presidente da Assembleia Legislativa. Em 1988, foi eleito prefeito de Goianésia – seu primeiro cargo político. Médico por formação, assumiu a secretária de Saúde em 2008.
- Marlúcio Pereira (PTB): Com 30.957 votos, Marlúcio Pereira segue para sua terceira legislatura como deputado estadual. Em 2010, foi eleito suplente, efetivado com a renúncia do titular da vaga. Político experiente, Marlúcio já foi vice-prefeito de Aparecida de Goiânia.
- Humberto Aidar (PT): Recebeu 28.375 votos e exercerá, pela quinta vez, mandato como deputado estadual. Também, já foi vereador de Goiânia e secretário municipal de Esporte e Lazer. Foi o primeiro deputado, no Brasil, com mandato eletivo a filiar-se ao PT.
- Carlos Antônio (SD): Radialista e natural de Santa Inês (MA), Carlos Antônio foi reeleito com 28.093. Em Anápolis, pelo trabalho social desenvolvido no rádio, foi vereador, sendo o candidato mais votado;
- José Nelto (PMDB): O advogado ocupará pelo quarto mandato uma cadeira na Assembleia Legislativa, recebendo 28.042 votos. Veterano, José Nelto foi vereador de Goiânia por três vezes e, como deputado estadual.
- Major Araújo (PRP): Reeleito com 21.528, Júnio Alves Araújo também já foi vereador de Goiânia, até tomar posse como deputado estadual. Atualmente, é diretor de Articulação Política da Associação dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar (Assof) e vice-presidente da União dos Militares do Estado de Goiás (Unimil), entidade que reúne praças e oficiais.
- Simeyzon Silveira (PSC): O parlamentar recebeu 20.472 votos para exercer segundo mandato. Simeyzon foi vereador de Goiânia de 2009 a 2012 e atuou na administração municipal como assessor de gabinete do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB). Em 2012, foi candidato à prefeitura de Goiânia, ficando em terceiro lugar.
- Luís César Bueno (PT): Conquistou 20.290 votos. Foi um dos fundadores do PT, tornando-se presidente do PT Metropolitano. Já foi vereador de Goiânia.
- Isaura Lemos (PCdoB): Segue para o quinto mandato reeleita com 17.701 votos. Uma das fundadoras do PCdoB de Goiás, Isaura defende movimentos sociais ligados à defesa dos direitos da mulher.
- Nédio Leite (PSDB): Eleito com 29.900 votos, Nédio assumirá pela quinta vez mandato como deputado estadual. O parlamentar já participou da administração pública como secretário extraordinário e também já foi prefeito de Jaraguá.
- Francisco Jr. (PSD): Reeleito com 29.718 votos, Francisco Jr. ingressou na vida pública em 2005, logo após a vitória de Iris Rezende para a Prefeitura de Goiânia, sendo nomeado secretário municipal de Planejamento.
- Ernesto Roller (PMDB): De volta à Assembleia Legislativa, Ernesto Roller recebeu 24.975 votos e exercerá seu terceiro mandato como deputado estadual. O parlamentar atuou como secretário de Segurança Pública, além de procurador-geral de Goiânia.
Bia Medes / Diário da Manhã
http://www.dm.com.br/cidades/centro-oeste/2015/01/novatos-e-veteranos-da-politica-goiana.html
POLÍTICA
Caiado dá nova demonstração de força e União Brasil conquista 94 prefeituras em Goiás
O União Brasil, partido presidido em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 589 prefeitos em todo o Brasil nas eleições municipais deste ano. Deste total, 94 estão em Goiás, o que representa quase 16% de todas as vitórias do partido no País. O número expressivo renova a força da legenda no estado, onde pode ainda conquistar a capital — a definição ficou para o segundo turno.
A eleição deste ano marca um crescimento significativo no número de prefeituras conquistadas pelo União Brasil em Goiás. Em 2020, antes da fusão que criou o partido, o DEM de Ronaldo Caiado conquistou 62 prefeituras. Já o PSL, que viria a se unir ao DEM para formar o União Brasil em 2022, elegeu 5 prefeitos. Em 2024, portanto, o União Brasil avança mais de 40% em relação às últimas eleições municipais em Goiás.
Com a conquista de municípios importantes, o União Brasil fortaleceu sua presença em todas as regiões do estado. No Entorno de Brasília, por exemplo, vai comandar Águas Lindas e Luziânia; na Região Metropolitana de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. O partido também sagrou-se vitorioso em cidades estratégicas como Ceres, Rialma, Jaraguá, Goianésia no Vale do São Patrício, além de Porangatu, Iaciara, Simolândia, Inhumas e Itumbiara.
O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados obtidos no cenário estadual. “O União Brasil mostrou sua força em Goiás. Elegemos 94 prefeitos em todo o estado, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento local, por meio de parceiras para continuar com o avanço da qualidade de vida para os mais de sete milhões de goianos”, afirmou o governador. Presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda esteve em Goiânia no domingo de eleições e, antes do resultado, afirmou que esperava que o partido fizesse cerca se 500 municípios, número que foi superado após a apuração.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ARTIGO7 dias atrás
Inveja
- ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Patrícia Abravanel recebe de Mônica, homenagem ao pai: ‘Por Maurício de Sousa’
- ESPORTES7 dias atrás
Brasil empata com Venezuela e perde chance de vice-liderança
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- Agronegócio6 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- ARTIGO4 dias atrás
Cresce a violência no Brasil