Crise na economia concentra ainda mais a riqueza nas capitais

Publicados


A recessão enfrentada pelo país interrompeu o processo de desconcentração de riqueza das capitais para o interior. De acordo com a pesquisa “Produto Interno Bruto dos Municípios 2010-2015”, divulgada pelo IBGE no dia 14, as capitais responderam por 33,1% do PIB nacional em 2015, 0,2 ponto percentual a mais que em 2014 (32,9%).

O indicador havia recuado sistematicamente, ano após ano, desde 2010 (34,4%), o início da série histórica da pesquisa. Segundo Frederico Cunha, pesquisador do IBGE, a presença da administração pública nas capitais explica parte dessa reversão em 2015. Dos componentes da demanda do PIB, o consumo do governo foi o que menos recuou (-1,4%) em 2015, em comparação ao ano anterior.

O consumo das famílias registrou queda de 3,2% naquele ano, enquanto os investimentos recuaram 13,9%. “A administração pública serviu como um amortecedor para esses capitais e interrompeu essa sequência. É um setor que não acompanha o movimento de forte queda da economia. Ao mesmo tempo, atividades como comércio e construção, que cresciam nos demais municípios, tiveram queda em 2015”, disse o pesquisador, ao divulgar a pesquisa.

Leia Também:  Governo pretende chegar a 50 concessões de aeroportos em 2022

A maior concentração da riqueza gerada foi registrada nas capitais do Sudeste e Centro-Oeste. As quatro capitais do Sudeste passaram a responder por 18% do PIB nacional, resultado ligeiramente acima do apresentado em 2014 (17,9%). O movimento ocorreu também nas capitais do Centro-Oeste, que representam 5,1% do PIB nacional, ante 5% em 2014.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Indústria em Aparecida de Goiânia abre 50 vagas para auxiliar de produção

O salário inicial para Auxiliar de Produção é de R$ 1.553,20, acompanhado de diversos benefícios.

Publicados

em

GSA Alimentos, situada no Polo Empresarial de Aparecida de Goiânia. Foto: Divulgação

A GSA Alimentos, situada no Polo Empresarial de Aparecida de Goiânia, está disponibilizando 50 vagas para o cargo de Auxiliar de Produção, com opções para os três turnos: manhã, tarde e noite. Essas oportunidades representam uma excelente chance de inserção no mercado de trabalho, pois não requerem experiência anterior nem escolaridade mínima.

O salário inicial para Auxiliar de Produção é de R$ 1.553,20, acompanhado de diversos benefícios. A empresa oferece vale-transporte, refeição no local, plano de saúde totalmente subsidiado pela GSA, plano odontológico, programa habitacional, creche gratuita para filhos de colaboradores entre 6 meses e 6 anos, além do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Os interessados devem encaminhar o currículo pelo WhatsApp (62) 9 9968-8871 ou pelo e-mail curriculo@grupogsa.com.br.

Sobre a GSA | #JeitoGSAdeser

Especializada na fabricação de macarrão instantâneo, refrescos em pó, salgadinhos, mistura para sopão, pipoca para micro-ondas e misturas para bolo.

Fundada em 1984, a GSA é administrada por Sandro Marques Scodro. Neste período, a empresa cresceu e adquiriu novas marcas e produtos. A GSA é responsável pelos produtos das marcas Refreskant, Sandella, Velly, Produtos Paulista, Icebel, Yolle, Sanditos, SanChips e Dona Raiz.

Leia Também:  Mercado projeta pela 11ª vez alta da inflação para este ano

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA